Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de abril de 2020

Futebol em Porto Alegre - Capítulo II - o "boom" de 1909


Apesar de existirem outros clubes na capital além da dupla Grêmio - Fussball, no período que vai de 1903 a 1909, as poucas notícias na imprensa resumem-se aos dois representantes da comunidade germânica.

Mas a situação mudaria radicalmente a partir de 1909. No dia 3 de abril desse ano, A Federação publicou uma pequena nota sobre um novo clube que seria fundado na cidade. E, no dia seguinte, na atual avenida Redenção, atual João Pessoa, foi fundado o Sport Club Internacional, que só receberia seu nome no dia 11 de abril. Logo, Henrique Poppe, um dos fundadores do Sport Club Internacional, procurou Archymedes Fortini, um dos dirigentes do Grêmio Football Internacional, e convidou-o para ingressar no novo clube. Assim, o GFB Internacional desapareceu e seus associados ingressaram no SC Internacional.

No dia 31 de maio, Georg Black, ex-centromédio do Grêmio, fundou o Fussball Manschaft Frisch Auf, ligado ao Turnerbund, atual Sogipa. Sobre este clube (Frisch Auf), há divergências sobre o ano de fundação, com algumas fontes apontando no ano de 1908 e outras 1910. Porém, a data de 1909 é a mais aceita.

O mês de agosto vê a onda de fundações se ampliar. No dia 7 de agosto surgiu o Sport Club Nacional, alvi-negro, no arrabalde do Partenon. No dia 14, os alunos da Escola de Guerra fundam o Militar Football Club, azul e branco. E no dia seguinte, no arrabalde do Menino Deus, foi fundado o alvi-verde Grêmio Football 7 de Setembro, tendo entre seus fundadores a família Kluwe, que tinha Carlos Kluwe no elenco colorado, e Archymedes Fortini.

Em setembro de 1909 foi fundado o Sport Club Theresópolis, tendo entre seus primeiros dirigentes Tertuliano Gonçalves e Alcides Ortiz, fundadores do Internacional. Em novembro, no Menino Deus, surge o Football Club Brasil.

O futebol espalhava-se pela cidade, com a participação ativa de colorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário