Honório Santiago Arteche Alves nasceu em Santana do Livramento (RS), em 6 de junho de 1909.
Honório provavelmente jogou futebol em sua cidade natal. Em 1931, ao ingressar na faculdade de medicina em Porto Alegre, também entrou no Internacional.
Honório estreou no Internacional em 15 de março de 1931, na inauguração do Estádio dos Eucaliptos. O Internacional venceu o Grêmio por 3x0, três gols de Javel. Honório foi definido pela imprensa como um jogador veloz, bom driblador e excelente passador. No final de semana seguinte, em 22 de março, o Internacional venceu o Porto Alegre por 5x2 e Honório marcou seus dois primeiros gols pelo Colorado. Em 25 de maio de 1931, na primeira partida do Internacional no exterior, Honório marcou um dos gols na vitória por 4x2 sobre o Oriental, em Rivera (URU). Em 21 de junho, marcou o gol colorado no empate em 1x1 com o Botafogo, no primeiro confronto com uma equipe carioca. O título municipal não veio, mas Honório foi o artilheiro colorado no campeonato (13 gols) e na temporada (20 gols).
Na temporada de 1932 novamente o título municipal não veio, mas Honório foi o artilheiro colorado no campeonato (8 gols) e na temporada (13 gols). Além disso foi escolhido o melhor jogador colorado em várias partidas. No final da temporada, porém, Honório brigou com dirigentes colorados e abandonou o clube, voltando para Santana do Livramento.
Em fevereiro de 1933 Honório desculpou-se com os dirigentes e voltou ao Internacional. Ele jogaria poucas partidas na tenporada, marcando seis gols, cinco deles pelo campeonato municipal. Novamente o clube não conquistou o título.
Em 1934 Honório ficou de fora das primeiras partidas, estreando no time apenas na 3ª rodada do campeonato municipal, na derrota por 1x0 para o Cruzeiro, em 29 de abril. Em 24 de junho de 1934 ocorreu o Gre-Nal do 1º turno do campeonato municipal, nos Eucaliptos. Aos 15' do 2º tempo, o Internacional vencia por 2x1, quando Mário Mancuso chutou com força, a bola bateu na trave e sobrou para Honório mandar para as redes, também com um chute forte. Internacional 3x1! Mas o Grêmio reagiu e chegou ao empate aos 35'. Porém, aos 36' Honório cruzou para Marreco, que chutou forte. Lara defendeu parcialmente e Honório, que vinha na corrida, emendou para as redes, no mesmo momento em que o goleiro tentava abafar a jogada. Internacional 4x3, resultado final. Mas esse foi seu último jogo na temporada. Honório marcou seis gols na temporada, sendo dois no campeonato municipal, que foi conquistado pelo Colorado.
A última partida de Honório pelo Internacional foi em 22 de setembro de 1935, no clássico Gre-Nal que decidiu o campeonato da temporada, com vitória gremista por 2x0.
Em 1937 Honório formou-se em medicina e voltou para Santana do Livramento, onde chegou a concorrer em eleições pela UDN.
Honório faleceu em 24 de maio de 1993.
Seus números no Internacional:
60 partidas
41 vitórias
5 empates
14 derrotas
50 gols marcados
Campeão municipal em 1934
Nenhum comentário:
Postar um comentário