Total de visualizações de página

domingo, 1 de outubro de 2023

Craques do passado: Ruy Motorzinho


Ruy Castro dos Santos nasceu em Alegrete (RS), em 30 de setembro de 1915.

Ruy teve um começo de vida atribulado. Sua mãe morreu quando ele tinha 9 anos. Aos 12 anos seu pai matou um valentão, em Alegrete. Mais tarde a família se mudaria para Porto Alegre.

Aos 23 anos, Ruy era soldado da Brigada Militar, quando foi convidado a fazer um teste no Internacional. Apesar da idade elevada para começo de carreira, foi aprovado. Na Brigada, chegaria ao posto de cabo.

Ruy estreou no Internacional em 6 de março de 1938, na vitória de 4x1 sobre o Itapuí. Ruy marcou um dos gols. No primeiro jogo do campeonato, em 17 de abril, o Colorado bateu o Força e Luz por 4x0, e Ruy fez dois gols. Na reta final do campeonato, Ruy perdeu a posição para Castillo. No Gre-Nal de 1º de novembro, no qual o Internacional venceu por 6x0 e ainda teve cinco gols anulados, Ruy entrou no time durante a partida, substituindo Castillo. Em 1938 não vieram títulos oficiais, só nas taças disputadas em dois jogos contra outros clubes da cidade: Taça Sociedade Engenho Riograndense (São José), Taça Martel (Grêmio) e Taça Oscar Fontoura (Cruzeiro).

Em 1939 o Internacional conquistou o Torneio Relâmpago, que definiu quais clubes formariam a Série A e a Série B do campeonato municipal. Também conquistou a Taça Diário de Notícias, disputada com o Grêmio. No último clássico da disputa o Colorado venceu por 2x1, e Ruy abriu o placar, marcando seu primeiro gol em clássicos.

Na temporada de 1940 finalmente vem a conquista do campeonato municipal. Em 30 de outubro de 1940 Ruy estava em campo na vitória por 5x1 sobre o Força e Luz, jogo que deu o título ao clube. Na decisão do título gaúcho, em 24 de novembro de 1940, o primeiro estadual do Rolo Compressor, ele fez o gol que abriu a vitória de 2x1 sobre o Bagé.

Em 1941, na estreia no campeonato municipal, o Internacional bateu o Porto Alegre por 6x1, e Ruy fez o primeiro gol colorado, ao receber um passe de calcanhar de Villalba. Ruy voltaria a marcar pelo campeonato no dia 13 de julho. Enfrentando o Força e Luz, na Timbaúva, o Colorado estava perdendo por 2x1, mas aos 37' do 2º tempo Ruy marcou o gol de empate. Na abertura do 2º turno o Colorado bateu o Porto Alegre por 7x1 e Ruy marcou dois gols. Em 11 de janeiro de 1942, na Timbaúva, o Internacional empatou em 1x1 com o Grêmio, pelo 3º turno, conquistando o bicampeonato municipal. No primeiro jogo da final do campeonato gaúcho de 1941, realizado em 28 de janeiro de 1942, o Internacional bateu o veterano Rio Grande por 9x2, e Ruy marcou dois gols. Em 1º de fevereiro o título foi confirmado com nova vitória: 6x2.

Em 1942 surge a escalação clássica do Rolo Compressor colorado: Ivo; Alpheu e Nena; Assis, Ávila e Abigail; Tesourinha, Russinho, Villalba, Ruy Motorzinho e Carlitos. Na 1ª partida que esse grupo atuou, o Internacional venceu o Nacional por 6x0. A partida também marcou a saída do técnico Ricardo Díez, que pediu demissão após o jogo, descontente com a pressão para escalar Russinho. A equipe colorada, comandada por Mário de Abreu, fez grande campanha no campeonato municipal. No dia 7 de junho o Internacional bateu o Força e Luz por 4x2 e Ruy marcou o último gol. No Gre-Nal do 1º turno, vitória colorada por 4x2. Em 16 de agosto, o Internacional bateu o Força e Luz por 4x0, pelo 2º turno, e Ruy fez dois gols. Mas cinco dias depois, crise nos Eucaliptos: O técnico Mário de Abreu pediu demissão por não aceitar a decisão da direção de não concentrar os jogadores para a partida contra o São José. Contra o Zequinha, Orlando Cavedini já estava comandando o Internacional. O segundo jogo do novo técnico já era o Gre-Nal, e novamente o Colorado venceu por 4x2. O tricampeonato viria em 27 de setembro de 1942, com um empate em 2x2 com o Força e Luz, pelo 3º turno. Na semifinal do campeonato gaúcho, Ruy abriu o placar na vitória colorada por 7x3 sobre o Armour. Nos jogos finais o Internacional venceria o Floriano, por 10x2 e 4x1. A seguir o Colorado foi excursionar ao Paraná. Na estreia o Internacional venceu o Atlético, por 3x1, e Ruy marcou um gol. O Atlético, mais tarde, faria parte da história de Ruy Motorzinho. De volta ao Rio Grande do Sul, uma vitória por 4x0 sobre o Libertad do Paraguai, com um gol de Ruy.

A temporada de 1943 começou com a disputa do Torneio Triangular de Porto Alegre, reunindo os três primeiros colocados do campeonato do ano anterior: Internacional, Grêmio e Cruzeiro. No Gre-Nal do 1º turno, na Baixada, o Internacional venceu por 5x1 e Ruy marcou um gol. No Gre-Nal do 2º turno, outro 5x1, com dois gols de Ruy. Mesmo assim, o Cruzeiro sagrou-se campeão do torneio. A seguir foi disputado o Torneio de Honra, também vencido pelo Cruzeiro. No campeonato municipal, o Internacional estreou em 20 de junho, batendo o Nacional por 5x0, dois gols de Ruy. O atleta ficou de fora de alguns jogos do campeonato municipal, mas no Gre-Nal do 2º turno, em 19 de setembro, na Baixada, Ruy fez o único gol da partida, dando a vitória ao Internacional. Em 29 de setembro, já campeão municipal, o Colorado venceu o Cruzeiro por 2x1, com Ruy marcando o gol da vitória. Em 17 de outubro o Internacional venceu o Guarany de Cachoeira do Sul por 7x1, conquistando o título gaúcho. Ruy marcou o sexto gol colorado.

A temporada de 1944 teve como início novamente o Torneio Cidade de Porto Alegre. A primeira partida, em 13 de fevereiro, foi o Gre-Nal. O Grêmio vencia por 2x1 quando Ruy, aos 23' do 2º tempo, empatou. Depois Cacho Pérez marcaria o gol da vitória colorada. Ruy voltaria a marcar em 30 de abril, já pelo campeonato municipal, em outro Gre-Nal, vencido pelo Colorado por 4x2. No dia 28 de maio, outro Gre-Nal, amistoso, comemorando a nova bandeira gremista. O Internacional venceu por 7x3 e Ruy marcou dois gols.Em 30 de julho, pelo campeonato, vitória de 5x1 sobre o Força e Luz, com Ruy fechando a goleada. No Gre-Nal de 13 de agosto, uma rara derrota em clássico, 3x4, mas Ruy deixou sua marca, de cabeça. Na rodada seguinte o time se recuperou, batendo o Cruzeiro por 3x0, com dois gols de Ruy, um deles cobrando falta. O Nacional seria a próxima vítima: 9x0, com Ruy fechando a goleada outra vez. Em 8 de outubro o Internacional bateu o Grêmio por 2x1 e conquistou o pentacampeonato municipal. No dia 22 de outubro, a vitória por 9x0 sobre o Bagé confirmou o título gaúcho.

Em 1945 novamente a temporada começou com o Torneio Cidade de Porto Alegre. Novamente o torneio era disoutado pela dupla Gre-Nal e pelo Cruzeiro. Em 16 de fevereiro, contra o Cruzeiro, o Colorado venceu por 3x1 e Ruy marcou o seu gol. Ruy voltaria a balançar as redes adversárias em 13 de maio de 1945. O Internacional enfrentava o Cruzeiro, na Montanha, pelo campeonato municipal. Antes do início da partida, os atletas das duas equipes entraram em campo com bandeiras do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética, e várias flâmulas do Brasil, em comemoração da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial. Após receberem calorosos aplausos da torcida, foi observado um minuto de silêncio em homenagem aos mortos na guerra. Com a bola rolando, o Colorado venceu por 2x0. Ruy marcou o 2º gol, aos 19' do 2º tempo. Carlitos tabelou com Ivo Aguiar e passou para Tesourinha, que fez um corta-luz para Ruy Motorzinho. Sozinho na ponta, o meia desferiu um violento chute no canto esquerdo. Na rodada seguinte, vitória de 8x0 sobre o Força e Luz, com dois gols de Ruy. No dia 17 de junho o Internacional venceu o São José por 3x2. Ruy garantiu a vitória, cobrando falta. Em 15 de julho, 6x1 sobre o Nacional, com mais um gol de Ruy. No dia 12 de agosto o Colorado apenas empatou com o Cruzeiro, 1x1, e Ruy marcou o gol que evitou a derrota. No dia 26 de agosto o Força e Luz foi batido por 12x0 e Ruy marcou dois gols. No dia 16 de setembro, o jogo do famoso "gol inclinado", o Internacional empatou em 4x4 com o Cruzeiro, e Ruy marcou um gol. Em 4 de outubro o Colorado venceu o Renner por 2x1 e conquistou o hexacampeonato da cidade, um título inédito. A seguir o Internacional saiu para excursionar pela Bahia e São Paulo. Na estreia, o Colorado venceu o Botafogo da Bahia por 6x0, com um gol de Ruy. De volta ao Rio Grande do Sul, em 18 de novembro o Internacional venceu o Pelotas por 3x1 e conquistou o hexacampeonato gaúcho.

Em 1946 a primeira competição foi o Torneio Extra, e Ruy foi para o banco de reservas. Em 21 de abril, em um amistoso com o América do Rio, Ruy foi titular e marcou o primeiro gol do jogo, vencido pelos cariocas por 5x3. Nos jogos seguintes Ruy recuperou a titularidade. No dia 5 de maio, com o empate em 1x1 no Clássico Gre-Nal, o Internacional conquistou o título do Torneio Extra. Mas essa seria a única conquista da temporada de 1946. Ruy só voltaria a marcar em 28 de setembro, na vitória por 7x0 sobre o Nacional. Em 1946 o Grêmio conquistaria o campeonato municipal.

Em 18 de janeiro de 1947 o Internacional enfrentou o Renner, em amistoso, e venceu por 5x1, com um gol de Ruy. No dia 25 de janeiro, vitória de 3x2 sobre o Força e Luz, com gol de falta de Ruy. No amistoso seguinte, em 1º de fevereiro, o Internacional perdeu por 4x1 para o Cruzeiro, na Montanha. Foi o último jogo de Ruy pelo Internacional. Pouco depois ele transferiu-se para o Renner.

Em 29 de março de 1947, Ruy estreou no Renner, em um amistoso com o Internacional. Antes da partida, Ruy entrou no gramado com a camiseta do Internacional. Com o auxílio de Carlitos, despiu a camisa colorada, e em seguida vestiu a camisa do Renner. Foi muito aplaudido pelas duas torcidas. Em campo, o Colorado venceu por 5x2. Ruy enfrentaria o Internacional pelo Torneio Extra em dois jogos, um deles a decisçao do torneio, em 8 de junho. O Renner venceu por 2x1 e sagrou-se campeão. No campeonato muncipal, vencido pelo Internacional, o Colorado derrotou o Renner de Ruy duas vezes, ambas por 2x0.

Em 1948, Ruy transferiu-se para o Athlético PR, onde encerrou a carreira de jogador e começou a de técnico. Em 1949, foi campeão paranaense com o Athlético, na campanha que deu origem ao apelido Furacão. Em 1953 foi vice-campeão estadual com o Cambaraense. Em 1955, foi campeão estadual com o Monte Alegre, no primeiro título paranaense de um clube do interior.

Ruy faleceu em Curitiba, em 9 de agosto de 1978 (ou 7 de agosto, segundo algumas versões).

Números pelo Internacional:
214 partidas
143 vitórias
37 empates
34 derrotas
72 gols
Campeão gaúcho em 1940, 1941, 1942, 1943, 1944 e 1945
Campeão municipal em 1940, 1941, 1942, 1943, 1944 e 1945
Campeão do Torneio Extra em 1946
Campeão do Torneio Relâmpago em 1939

Nenhum comentário:

Postar um comentário