Em 11 de dezembro de 1953 nascia em Natal o menino Reinaldo Francisco de Oliveira.
No futebol, Reinaldo jogaria como centroavante, iniciando sua carreira na base do Potiguar de Parnamirim, logo transferindo-se para o América de Natal. Foi campeão estadual em 1974 e 1975. Sua volúpia na disputa pela bola e velocidade lhe renderam o apelido de "Furacão Branco", em comparação com o "Furacão" Jairzinho. Em 1976 Reinaldo trocou de lado, foi atuar no rival ABC, sendo novamente campeão e artilheiro.
Seu desempenho atraiu o interesse do Santos, que o contratou ainda em 1976. Mas no time santista começou uma fase de má sorte. Ainda em 1976, Reinaldo fraturou o tornozelo. No ano seguinte, nova fratura no tornozelo, além de romper um rim. A ousadia com que se envolvia nos lances facilitava as lesões graves.
No 2º semestre de 1978, o Internacional resolveu apostar no atacante, contratando-o para disputar o Gauchão. Sua estreia, em 15 de agosto de 1978, foi a melhor possível. O Colorado enfrentava o São Paulo, em Rio Grande, e venceu por 6x3. O estreante marcou os dois primeiros gols da partida.
A seguir, foram 7 partidas fora da equipe, por lesão. Reinaldo voltaria a jogar no Gre-Nal de 07 de setembro de 1978. O Internacional venceu por 1x0 um clássico violento. O zagueiro uruguaio Salomón teve a tíbia e o perônio fraturados em uma entrada violenta do atacante gremista Everaldo, que foi expulso. Reinaldo teve o dedo do pé quebrado, mas atuou até o fim da partida, pois o clube já havia feito todas as substituições. A nova lesão, porém, em sua segunda partida, desagradou a direção, relembrando seu passado recente de graves lesões, e o "Furacão Branco" teve uma passagem rapidíssima pelo Internacional, jogando apenas essas duas partidas.
Reinaldo voltou ao Santos em 1979, e no mesmo ano foi vendido ao Marília. Jogou no Náutico de 1979 a 1981. No início deste ano, Reinaldo foi contratado pelo Flamengo, graças aos dois gols feitos no rubro-negro, no campeonato brasileiro de 1980.
Pelo Flamengo, mesmo como reserva, Reinaldo foi campeão da Taça Libertadores. Ele seria também campeão brasileiro em 1982. Em 17 de março de 1982, pelo campeonato brasileiro, no Beira-Rio, o Internacional vencia o Flamengo por 2x1. Reinaldo entrou no time e marcou o gol de empate. No finalzinho, Vítor marcaria o gol da vitória dos cariocas.
Ainda em 1982, Reinaldo foi para o Vila Nova, onde jogou até 1983. O centroavante encerraria a carreira no ABC, onde jogou de 1983 a 1986.
Reinaldo no Internacional:
2 jogos (2 vitórias)
2 gols
1 título (campeão gaúcho de 1978)
Após encerrar a carreira, Reinaldo estabeleceu-se em Natal, onde tinha escolinha de futebol e comércio. Em 25 de setembro de 2024 ele teve um infarto, sendo hospitalizado, mas não resistiu e faleceu na noite de 26 de setembro de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário