Ademir Bernardes de Alcântara nasceu em 17 de dezembro de 1962, em Mandaguaçu (PR).
O meia Ademir começou a jogar futebol profissional no Cianorte, em 1979. No mesmo se transferiu para o Pinheiros, da capital paranaense, onde jogou até os primeiros meses de 1984, quando foi contratado pelo Pelotas, como reforço para o campeonato gaúcho.
O Pinheiros, em 1984, conquistaria o título paranaense. Mas Ademir faria um grande campeonato gaúcho com o Pelotas. O clube do interior ficou em 6º lugar no campeonato, mas chegou a ser vice-campeão do 2º turno da fase classificatória. E Ademir foi o artilheiro do campeonato, com 21 gols (o 3º maior artilheiro, até aquela temporada). Seu bom desempenhoo levou a ser contratado pelo Internacional, logo após o fim do campeonato gaúcho.
Mas logo ao chegar ao Colorado, Ademir (que ganhou o Alcântara no nome para diferenciar do Ademir volante, que já jogava no clube) teve que enfrentar a concorrência de Luís Freire e Müller para a posição de meia-direita. E o veterano Luís Freire teve a preferência inicial do técnico Otacílio Gonçalves. Ademir Alcântara estreou no Internacional em 6 de fevereiro de 1985, contra o Fluminense, pelo campeonato brasileiro, no Beira-Rio. Ele entrou no time durante a partida, no lugar de Luís Freire, em jogo que terminou 1x1. Sua primeira partida como titular ocorreu duas rodadas depois, na derrota por 1x0 para o Atlético Mineiro, em Belo Horizonte. Essa seria sua única partida como titular na primeira fase campeonato brasileiro de 1985, na qual jogaria apenas seis vezes. Mas a torcida já havia escolhido apoiar o jogador, e cobrava sua escalação no lugar de Luís Freire.
O campeonato brasileiro de 1985 foi interrompido entre primeira e segunda fase, para que a Seleção Brasileira disputasse as eliminatórias para a Copa do Mundo de 1986. A primeira fase encerrou no final da 1ª quinzena de abril e a bola só voltou a rolar em julho. Nesse intervalo o Internacional jogou amistosos e a Copa Bento Gonçalves, onde Ademir Alcântara cavou uma vaga no time titular. Seu primeiro gol pelo Internacional ocorreu nesse período. Em 12 de maio o Colorado bateu o Criciúma por 3x2, em amistoso, e Ademir Alcântara fez o seu, cobrando falta.
Em 1985 o Internacional foi vice-campeão da Copa Bento Gonçalves. No campeonato brasileiro o clube foi eliminado ao perder para o Bangu em casa. No campeonato gaúcho Ademir Alcântara era titular até a contratação de Tita. Mas logo o técnico Daltro Menezes arrumou um esquema com Tita como falso ponta e Ademir Alcântara de volta ao time. Mas no estadual o Colorado acabou com o vice-campeonato.
Em 1986 Ademir Alcântara começou como titular ao lado de Tita, enquanto Ruben Paz ficava fora do time, discutindo a renovação. Com a volta do uruguaio, Ademir Alcântara passou alguns jogos no banco, mas logo voltou ao time, com a convocação de Ruben Paz para a Copa do Mundo. Mas no meio do ano seu futebol chamou a atenção da Europa. Sua última partida pelo Internacional ocorreu em 16 de julho de 1986, vitória de 2x1 sobre o Juventude.
Ademir Alcântara foi negociado com o Vitória de Guimarães, onde jogaria de 1986 a 1988. Fez carreira em Portugal, jogando também no Benfica (1988/1990), no Boavista (1990/1991) e no Marítimo (1991/1994).
Retornou ao Brasil em 1994, tendo uma rápida passagem pelo Mogi Mirim. Em 1995 ingressou no Coritiba, ajudando o clube a ser vice-campeão da Série B e subir para a elite do campeonato brasileiro. Aposentou-se no Coritiba após o estadual de 1996.
Seus números no Internacional:
84 partidas
59 vitórias
18 empates
7 derrotas
23 gols marcados
Nenhum comentário:
Postar um comentário