Origem da foto: https://1909emcores.blogspot.com/p/anos-50.html
O dia 7 de dezembro de 1952 marcava a realização do clássico Gre-Nal válido pelo segundo turno do campeonato municipal, nas três categorias em disputa: juvenil, aspirante e profissional.
E o clássico poderia definir os títulos dos três torneios. Na categoria juvenil, que seria disputado pela manhã, uma vitória daria o título ao Internacional. Nos aspirantes o Grêmio jogava pelo empate. Já nos profissionais, em caso de empate o Internacional ficaria com a taça. Em caso de vitória do Grêmio, já sem condições de chegar ao título, o Renner, vencendo o Cruzeiro, alcançaria o Colorado e obrigaria a realização de um jogo-extra para decidir o campeonato.
O clássico atraía a atenção do público. O Internacional, na rodada anterior, deixou o título escapar ao empatar em 1x1 com o Renner. Em caso de vitória teria ficado com a taça. Mas o Colorado estava invicto na competição. O Grêmio, que havia trocado de técnico após duas derrotas no início do campeonato, estava invicto também com Clarel no comando da equipe.
Os dois goleiros também eram destaques da partida. O gremista Sérgio era chamado de "A Majestade do Arco". Já o colorado Mílton era considerado a versão gaúcha da "leiteria" de Castilho, goleiro do Fluminense. Na época a expressão significava alguém com sorte.
No domingo, dia 7, pela manhã, o estádio dos Eucaliptos recebeu o clássico juvenil. O Colorado, que precisava vencer, goleou o Grêmio por 6x0, ficando com o título da categoria.
À tarde, as 15:00 horas, começou o clássico de aspirantes. O Grêmio jogava pelo empate, mas com gols de Alberi e Solis, o Internacional venceu por 2x1 e ficou com o título da categoria. Português descontou para o Grêmio.
E finalmente começou a partida principal. As equipes entraram em campo com as seguintes formações:
E logo de início ficou claro que o Colorado ficaria com mais uma taça. Jerônimo abriu o placar aos 7' e ampliou aos 14'. No minuto seguinte, o atacante gremista Dario foi atingido por uma pedrada na cabeça, ficando fora de campo até os 30'. Novamente com onze jogadores em campo, o Grêmio descontou com Sarará, aos 43' do 1º tempo.
Na 2ª etapa, porém, o Colorado foi arrasador. Salvador marcou aos 23', Bodinho aos 27' e finalmente Luizinho, aos 42' do 2º tempo, fechando a goleada de 5x1. O Internacional sagrava-se tricampeão da cidade.
Durante a 2ª etapa, uma briga na torcida levou a uma correria e alguns torcedores sofreram ferimentos leves ao serem prensados contra o alambrado. Todos foram atendidos pelo Departamento Médico do Internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário