Origem da foto: https://1909emcores.blogspot.com/p/anos-40.html
Oswaldo Mendes Marques nasceu em 20 de outubro de 1918.
Centroavante, Marques fez história no futebol de Passo Fundo. Começou a carreira jogando no Riograndense de Passo Fundo, em 1935. Na temporada de 1937 jogou no Gaúcho, da mesma cidade, retornando ao Riograndense no ano seguinte.
Em 1939 Marques chegou à capital gaúcha, para defender o Cruzeiro. No dia 18 de junho, pelo Torneio Relâmpago, O Internacional bateu o Cruzeiro por 5x4 e Marques deu trabalho, marcando dois gols do clube alvi-azul. No 1º turno do campeonato municipal, em 22 de outubro, no dia em que Tesourinha estreava no Internacional, o Colorado venceu por 2x1, e Marques fez o gol cruzeirista.
As boas atuações levaram Marques a ser contratado pelo Internacional, em 1940. Sua estreia ocorreu na abertura do campeonato municipal, em 14 de abril de 1940, contra seu ex-clube. A partida estava emptada em 2x2 quando Carlitos cobrou escanteio e Marques cabeceou para as redes, fazendo o terceiro gol colorado. A partida terminaria 4x4.
A seguir veio o Gre-Nal, vitória colorada por 3x2. Na próxima partida, 7x1 no Força e Luz, com dois gols de Marques. Contra o São José, 5x2 e mais dois gols de Marques. O atacante caiu no gosto da torcida.
Na abertura do 2º turno, em 23 de junho, o Colorado empatou novamente com o Cruzeiro (2x2), com mais um gol de Marques. No Gre-Nal do dia 7 de julho, o primeiro tropeço: o Colorado perdeu por 5x2, mas Marques fez os dois gols colorados. Essa partida marcaria o início de uma fase azarada para o Internacional: o zagueiro Alpheu jogou machucado (acabaria desfalcando o time em várias partidas) e o centromédio Félix Magno quebrou o pé no final do 1º tempo, deixando o Colorado com 10 jogadores (não existia substituição na época).
Em 14 de julho foi disputado o Torneio Dia do Desporto, uma competição de jogos de 20 minutos. O Internacional foi o campeão, batendo o Grêmio na final por 1x0, gol de Marques. Mas o centroavante colorado também quebrou o pé. O Internacional ainda teria lesões nos jogos seguintes em Ruy Motorzinho e Carlitos. Sem Marques, o Colorado venceu o Força e Luz por 3x2 e empatou com o São José em 4x4. A situação começou a melhorar na abertura do 3º turno, quando o Internacional goleou o Cruzeiro por 5x1.
O Gre-Nal do dia 20 de outubro praticamente decidiria o campeonato. Marques voltou a treinar no dia 17 de outubro e chegou a ser cotado para jogar o clássico, mas assistiu de fora do campo a vitória colorada por 4x3. No jogo seguinte o Internacional fez 5x1 no Força e Luz e conquistou o título. E Marques ainda sem jogar.
Marques só voltaria a jogar em 10 de novembro de 1940, na estreia no campeonato gaúcho. A competição permitia substituições e Marques entrou no time no intervalo, no lugar de Carlitos. A partida estava empatada em 2x2. Logo após entrar em campo participou da jogada do 4º gol colorado, fez a assistência para Tesourinha marcar o 5º gol e o próprio Marques marcou o 6º gol, na vitória por 6x3.
No dia 15 de novembro Marques começou a partida e marcou o 1º gol da vitória colorada por 4x2 sobre o Riograndense de Santa Maria. O clube chegava à final, onde enfrentaria o Bagé em dois jogos. Na 1ª partida, em 19 de novembro, o Bagé saiu na frente, mas Marques, em jornada incrível, marcou três gols ainda no 1º tempo, o terceiro deles de bicicleta. No 2º tempo Russinho fecharia os 4x1. Na 2ª partida, em 24 de novembro, o Colorado confirmou o título vencendo por 2x1. Marques deu a assistência para Russinho fazer o segundo gol.
Em 1941 Marques decidiu voltar para Passo Fundo, indo jogar no Gaúcho. Em 1946 ainda atuava, pelo Independente de Passo Fundo.
Marques faleceu em 18 de maio de 1986.
Seus números pelo Internacional:
10 partidas
7 vitórias
2 empates
1 derrota
13 gols
campeão municipal em 1940
campeão estadual em 1940
Nenhum comentário:
Postar um comentário