Total de visualizações de página

sábado, 27 de agosto de 2022

Nossos títulos: Torneio Extra de 1950


Em 1950 a primeira competição oficial foi o Torneio Extra.

Logo na estreia, o Internacional teve pela frente o seu maior rival, o Grêmio. O clássico foi disputado no estádio da Montanha, em 1º de abril de 1950. A Camisaria Big-Extra ofereceu como prêmio uma camisa para os autores do 1º e último gol do clássico. O Grêmio era apontado como favorito, pois o Internacional estava desfalcado de Adãozinho e Nena, que estavam na seleção brasileira. E aos 35' do 1º tempo o Grêmio começava a confirmar o favoritismo, com um gol de Apis. Mas aos 40' do 2º tempo Ghizzoni empatou a partida.


O Internacional ficaria vários dias disputando apenas amistosos, até que em 22 de abril voltou a jogar pelo Torneio Extra. Ainda na Montanha, o Colorado enfrentou o Corinthians (ex-Força e Luz). Julinho Só colocou o Corinthians em vantagem, mas ainda no 1º tempo Ruaro e Ghizzoni viraram o jogo. Na 2ª etapa, Mujica confirmou a vitória colorada por 3x1.

No dia 29 de abril o adversário colorado era o Cruzeiro, na Timbaúva. Era novamente um sábado, assim como as duas partidas anteriores. A partida esteve igualada por 80 minutos. Mas aos 36' do 2º tempo Mujica abriu o placar para o Internacional, e Ênio Andrade ampliou aos 42'. Internacional 2x0.

A competição ficou paralisada por várias semanas, com os preparativos para a Copa do Mundo, que teria jogos em Porto Alegre. A bola só voltou a rolar pelo Torneio Extra após a primeira fase da Copa do Mundo. Em 9 de julho de 1950, no mesmo dia em que o Brasil vencia a Suécia por 7x1, pelo Mundial, no estádio Tiradentes o Internacional derrotava o São José por 5x2. E o Zequinha até tentou dar trabalho. Mujica abriu o placar para o Internacional, mas Rubinho empatou. Ainda no 1º tempo, porém, Herculano, cobtrando pênalti, colocou o Internacional na frente. Mas logo aos 5' do 2º tempo, Aldeia, também de pênalti, voltou a empatar o jogo. No minuto seguinte, entretanto, Herculano voltou a marcar. Um terceiro pênalti resultou em mais um gol de Herculano, e Mujica completou os 5x2.


Em 13 de agosto o adversário foi o Nacional, na Montanha. No 1º tempo o Internacional saiu na frente com gol de Adãozinho. Mas em um chute de Valdir, que desviou em Nena, o Nacional chegou ao empate, ainda no 1º tempo. Aos 20' do 2º tempo, Carlitos cobrou escanteio e Camargo segurou Ruaro dentro da área, impedindo que ele saltasse para cabecear. O juiz marcou pênalti, cobrado e convertido por Herculano. Final: Internacional 2x1.

Em 24 de agosto, o Internacional enfrentava o Renner, na Baixada. Em caso de empate ou vitória rennista, o Grêmio seria campeão do Torneio Extra. Em caso de vitória colorada, seria necessário realizar um clássico extra para decidir o torneio. Comandado por Herculano, o Internacional tomou conta da partida. O atacante marcou dois gols no 1º tempo. Sabiá descontoiu para o Renner na 2ª etapa, e logo depois Cabano foi expulso, deixando os "industriários" com 10 homens. Sem forças para reagir, o Renner ainda sofreu um terceiro gol de Herculano.

No dia 27 de agosto, na Montanha, ocorreu o Gre-Nal extra para decidir o Torneio Extra. Na preliminar, pelo campeonato da 2ª categoria (amadores), o Farroupilha venceu o Sarandi por 1x0. No jogo principal, a partida foi equilibrada, com leve preponderância do Internacional até os 22' do 2º tempo. Nesse minuto, Adãozinho passou para Mujica, que levantou a bola na área. Herculano entrou na jogada e de peito tocou para Carlitos. O veterano ponteiro, com um toque de leve, enganou Joni (zagueiro) e Sérgio (goleiro), sobrando a bola para Herculano, que de meia-virada mandou-a para as redes. Internacional 1x0! O Grêmio jogou-se desesperadamente ao ataque, buscando o empate, mas não conseguiu alterar o placar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário