Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Um clássico - Internacional 4x3 Grêmio - 20/10/1940


O Gre-Nal de 20 de outubro de 1940 valia pelo turno neutro (3º turno) do campeonato municipal, e estava marcado para o estádio da Timbaúva.

O campeonato, em pontos corridos, teve três turnos. O Colorado venceu o clássico do 1º turno, na Baixada, por 3x2. O Grêmio venceu o clássico do 2º turno, nos Eucaliptos, por 5x2. E o clássico do 3º turno prometia ser decisivo. O Internacional, vencendo, ficava muito perto da taça. O Grêmio vencendo empatava em pontos com o rival.

Os técnicos colorados (Orlando Jerônymo Cavedini e Carlos De Lorenzi) tinham dúvidas para montar a equipe que iria a campo. Alpheu, que vinha sendo improvisado na lateral-direita, não estava bem fisicamente e era dúvida. Os técnicos também não haviam decidido quem jogaria na lateral-esquerda, Assis ou Pedrinho. Nesse caso a dúvida era técnica: qual dos dois era mais indicado para jogar um clássico. E havia o centrovante Marques, fora do time a três partidas, por lesão, que poderia voltar no Gre-Nal. A imprensa não estava nada contente com o "mistério" sobre a escalação colorada.

Mas mesmo com essas dúvidas, o Internacional, que já era chamado de "Rolo Compressor", era apontado como o favorito do clássico contra seu rival, que era treinado pelo seu próprio presidente, Telêmaco Frazão de Lima.

O técnico, escolhido de comum acordo entre os clubes, seria Alfredo Cesaro. Os assistentes escalados foram Antônio Estima de Castro e Guilherme Sroka. A preliminar seria disputada entre Porto Alegre e Renner, na decisão do campeonato da Série B. O preço dos ingressos ia de dois mil réis a dez mil réis.

A Agência Vitória ofereceu um bilhete inteiro da Loteria do Estado ao time vencedor, podendo render 500:000$000 (quinhentos contos de réis, ou 500 milhões de réis) na extração do dia 7 de novembro. O Departamento de Propagande e Cooperação, liderado por Vicente Rao, iria distribuir flâmulas do Internacional aos torcedores, antes da partida.

E apesar das dúvidas da imprensa, na tradicional nota lançada pelo clube antes da partida, Marques não estava convocado para a partida, nem Rubim, o reserva de Alpheu. Apenas Assis e Pedrinho mantinham uma dúvida.

Um grande público compareceu ao estádio, totalizando a renda de 31:875$000 (trinta e um contos e oitocentos e setenta e cinco mil réis), a maior já registrada em Porto Alegre, até então.

Na preliminar, o empate em 3x3 deu o título da Série B e o acesso à Série em 1941 ao veterano Porto Alegre.

No clássico, as equipes foram assim a campo:
IN: Júlio; Álvaro e Risada; Alpheu, Magno e Assis; Tesourinha, Russinho, Carlitos, Ruy Motorzinho e Castillo
Técnicos: Orlando Jerônymo Cavedini e Carlos De Lorenzi
GR: Edmundo; Dario e Luiz Luz; André, Noronha e Walter; Mário, Alexandre, César Basílio, Foguinho e Duarte
Técnico: Telêmaco Frazão de Lima

A partida principal começou equlibrada. Mas logo aos 9', Foguinho passou para César Basílio, que passou para Alexandre, que por sua vez serviu a Mário. O atacante chutou para as redes. Grêmio 1x0.

Mas a torcida gremista não teve tempo de comemorar. Aos 11', Carlitos cruzou para Tesourinha, que ganhou de Walter e na saída de Edmundo tocou por cima do goleiro. Estava empatado o clássico.

Aos 25', Magno cobrou falta lançando a bola para a área. Russinho e Tesourinha avançam nela e o ponteiro-direito tocou nela levemente. Edmundo pulou atrasado e engoliu um frango. Internacional 2x1.

Mas ainda no 1º tempo, aos 45', Risada, Assis e Álvaro se atrapalharam e a bola ficou com Mário, que atrasou para César Basílio chutar para as redes. Estava novamente empatado o clássico. A partida nem recomeçou, após o gol encerrou a etapa.

Logo que a partida recomeça, aos 3', Magno desceu ao ataque e passou para Russinho marcar. Internacional novamente na frente.

Aos 14', Foguinho lançou Mário pela esquerda, que ganhou de Assis na velocidade e chutou para as redes. Mais uma vez o clássico estava empatado.

Mas aos 26', Magno chutou para o gol, Noronha cortou de cabeça e a bola caiu nos pés de Russinho, que chutou forte para as redes. Internacional 4x3!

Após o quarto gol, Tesourinha recuou para a lateral-direita, deixando Alpheu, já sem condições físicas, na ponta. Pouco depois, no Grêmio, o zagueiro Luiz Luz também sentiu uma lesão e foi para a lateral, enquanto Valter passava a atuar na zaga. Na época não haviam substituições. Aos 45', a partida foi encerrada com a vitória colorada por 4x3. O Colorado ficou com uma mão na taça e sobrou corneta para o presidente/técnico gremista, que havia ironizado a imprensa esportiva da cidade alguns dias antes, dizendo que os jovens jornalistas ainda não conheciam futebol.

Na noite do dia 21 de outubro, o Departamento de Propaganda e Cooperação organizou um jantar para homenagear os atletas vencedores.

No jogo seguinte, em 30 de outubro, o Internacional venceu o Força e Luz por 5x1 e conquistou o campeonato municipal, o primeiro título do Rolo Compressor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário