O Diário, 2 de maio de 1916
Pedro Cunha, o Pedrinho, jogava nos "filhotes" do Internacional, quando foi chamado para uma difícil missão: substituir o titular Túlio na estreia do campeonato municipal de 1916. E no dia 30 de abril de 1916 Pedro Cunha entrou em campo, na Chácara dos Eucaliptos, para enfrentar o Fussball. Sua atuação foi muito boa e ele marcou três gols na vitória por 8x0.
No restante da temporada, Pedro Cunha voltou às categorias inferiores. Sua nova chance no time principal só ocorreria em 27 de maio de 1917. Para enfrentar o São José, pelo campeonato municipal, o Colorado estava desfalcado de dois atacantes titulares: Ribas e Vares. Novamente Pedro Cunha atuou e não decepcionou. O Internacional venceu por 14x0 e Pedro Cunha marcou dois gols.
Pedro Cunha voltaria a atuar em 9 de junho de 1918. O titular Bento não pode jogar contra o Porto Alegre. O Internacional venceu o jogo por 5x0, com um gol e duas assistências de Pedro Cunha. Duas partidas depois, em 14 de julho, Pedro Cunha voltou a campo. Na Vila Cruzeiro, o Internacional foi derrotado pelo Cruzeiro por 3x1. Três dias antes, Porto Alegre teve a temperatura mais baixa de sua história, -4°C.
O atacante novamente ficaria de fora do time principal, só voltando a jogar em 22 de junho de 1919, novamente contra o Cruzeiro, em outra derrota: 2x3. No jogo seguinte, em 13 de julho, o Internacional bateu o Tabajara por 11x0 e Pedro Cunha marcou duas vezes. Com o posto de titular garantido, devido à doença de Cezar Andrade. Pedro Cunha jogou sua terceira partida consecutiva em 20 de julho. Na Chácara dos Eucaliptos o Internacional bateu o Grêmio por 2x0 e Pedro Cunha marcou o segundo gol. Em 3 de agosto o Colorado bateu o Porto Alegre por 2x1. E no dia 17 de agosto, no campo da Bacia, o clube venceu o São José por 3x1.
Depois do jogo contra o Zequinha, Pedro Cunha voltou a perder a titularidade. Ele só voltaria a atuar pelo Internacional em 5 de outubro de 1919, contra o Tabajara, pela Taça Sete de Setembro. O Internacional venceu por 3x0.
Quase nada a mais se sabe sobre a vida de Pedro Cunha após sair do Internacional. Apenas que em 1922 ele atuava pelo 14 de Julho de Santana do Livramento.
Seus números no Internacional:
10 partidas
8 vitórias
2 derrotas
9 gols marcados
Campeão municipal em 1916 e 1917
Nenhum comentário:
Postar um comentário