Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de maio de 2023

Jogadores do passado: Magnones


Antônio Magnones nasceu em 16 de maio de 1916 (ou 18 de maio, segundo algumas fontes), em Dom Pedrito.

Magnones começou a jogar no Fluminense de Santana do Livramento, em 1940. No ano seguinte foi contratado pelo Pelotas. Ele atuava nas duas meias. No início de outubro de 1941 Magnones foi contratado pelo Fluminense carioca. Mas sua contratação gerou polêmica, pois o atleta estava punido por um ano de suspensão pela Federação Rio Grandense de Football, por se recusar a participar dos treinos da seleção gaúcha, após começar a negociar sua transferência. Após um mês de debates, a pena foi reduzida para quatro meses. Em dezembro, ainda sem estrear pelo Fluminense, Magnones chegou a ser cogitado para a Seleção Brasileira que disputaria o Campeonato Sul-Americano. No início de março de 1942 Magnones estava livre para atuar pelo Fluminense. O contrato de Magnones com o Fluminense tinha duração de um ano, com o jogadore recebendo passe livre no final do contrato.

Em novembro de 1942 surgem notícias na imprensa sobre a possibilidade de Magnones se transferir para o Vasco da Gama ou Botafogo, embora o atleta declarasse preferir continuar no Fluminense. Em 22 de dezembro o contrato de Magnones com o Fluminense encerrou-se, e em 30 de dezembro foi anunciado que ele havia assinado com o Botafogo por um ano. Mas sua passagem pelo Botafogo foi curta. Em abril de 1943 Magnones foi jogar no Santos. Mas em junho o meia gaúcho já declarava querer trocar de clube. Em agosto, após uma atuação considerada suspeita diante do Corinthians, o Santos suspendeu o atleta por três meses. Mas em outubro ele já estava atuando pela equipe praiana. Em novembro de 1943, Magnones foi recontratado pelo Fluminense.

Em junho de 1945 Magnones foi reprovado em um exame médico no Fluminense. Pouco depois voltaria a jogar pelo clube, mas em 25 de agosto teve seu contrato rescindido. Mais tarde boatos afirmariam que os médicos do Fluminense haviam descoberto um problema cardíaco no jogador. Mas em 30 de agosto Magnones era anunciado como novo reforço do Internacional.

Sua estreia no Colorado ocorreu em 20 de setembro de 1945. Na comemoração do Dia do Cronista, o Internacional, líder do campeonato da cidade, enfrentou uma seleção formada por atletas do Grêmio, Renner, São José e Cruzeiro, vencendo por 3x2. Magnones começou no banco e entrou no time no lugar de Assis. Em seguida, Magnones fez parte da excursão colorada à Bahia. No dia 16 de outubro, no Campo da Graça, em Salvador, o Internacional fez 6x0 no Botafogo baiano, e Magnones marcou o 3º gol colorado. Na partida seguinte, empate em 1x1 com o Galícia, com gol de Magnones. E a seguir, goleada de 10x4 sobre o Ypiranga, com quatro gols de Magnones. Na decisão do campeonato gaúcho de 1945, Magnones jogou apenas a segunda partida, em que o Colorado bateu o Pelotas por 3x1 e conquistou o hexacampeonato estadual.

Em 1946, Magnones disputou quatro partidas do Torneio Extra. No Gre-Nal, em 5 de maio de 1946, ele deu o passe para Carlitos marcar o gol do título, na vitória por 1x0 sobre o Grêmio. Pouco depois surgiram notícias de que o Palmeiras pretendia contratá-lo. No campeonato municipal, Magnones disputou cinco partidas, marcando cinco gols. Em 29 de julho o Internacional perdeu para o Nacional por 3x2, tendo Magnones marcado um dos gols colorados. Foi seu último jogo pelo clube. Em 14 de outubro de 1946 Magnones rescindiu o contrato com o Internacional.

Após sair do Internacional, Magnones jogou no Renner e no Pelotas. Em novembro de 1948 o jogador encerrou a carreira. Magnones faleceu em Porto Alegre, em 12 de junho de 1985.

Seus números no Internacional:
19 partidas
12 vitórias
3 empates
4 derrotas
12 gols marcados
Campeão gaúcho em 1945
Campeão do Torneio Extra em 1946

Nenhum comentário:

Postar um comentário