Origem da foto: https://1909emcores.blogspot.com/p/anos-40.html
Em 1943 foi organizado em Porto Alegre o Campeonato de Honra, disputado em um turno, antes do Campeonato Municipal. O resultado do torneio, vencido pelo Cruzeiro, foi considerado satisfatório. E em 1946 foi organizado o primeiro Torneio Extra, que seria disputado em um turno, antes do Campeonato Municipal. As partidas eram disputadas em campos neutros. A competição duraria até 1954.
A estreia colorada ocorreu em 9 de março de 1946, contra o Cruzeiro, na Baixada. Esta partida era para ter sido realizada em 22 de fevereiro, mas uma greve de mineiros deixou Porto Alegre sem abastecimento de carvão. Com a Usina do Gasômetro sem combustível, houve suspensão no fornecimento de energia elétrica para as residências e para o transporte urbano, causando a transferência da partida. Em campo, o Internacional saiu na frente, com gol de Adãozinho, mas Saladuro empatou. Ainda no 1º tempo, Hormar colocou o Colorado em vantagem, novamente. Mas no 2º tempo Alpheu (contra), Saladuro e Bá garantiram a vitória do Cruzeiro por 4x2.
Em 16 de março de 1946, na Timbaúva, o Internacional enfrentou o Renner. Tesourinha, Adãozinho e Hormar abriram 3x0 para o Internacional, mas Plínio descontou ainda no 1º tempo. No início da 2ª etapa Medina diminuiu mais ainda, mas Carlitos ampliou para 4x2, restando a Medina fechar o placar: Internacional 4x3 Renner.
Em 24 de março, no Tiradentes, o Internacional enfrentou o Força e Luz. Pelego abriu o placar para o Forcinha, mas Adãozinho e Tesourinha viraram o jogo ainda no 1º tempo. Na 2ª etapa, o colorado Adãozinho e o rajado Hugo foram expulsos. Depois, Hormar ampliou a vantagem colorada, Prego diminuiu e Ávila fechou o placar: Internacional 4x2 Força e Luz.
Em 13 de abril o Internacional enfrentou o Nacional, na Montanha. Em grande atuação de Elizeu, o Colorado venceu por 3x2. Elizeu fez 2x0 ainda no 1º tempo. Na 2ª etapa Mário Andrade diminuiu, Elizeu fez seu terceiro gol e Bombachudo fechou o placar.
Em 1º de maio o adversário era o São José, na Montanha. Havia chovido durante toda a manhã e o campo estava completamente embarrado. Tesourinha fez 2x0 no 1º tempo. Na 2ª etapa Polaco diminuiu, Carlitos fez dois gols e Ivo voltou a diminuir: Internacional 4x2 São José.
Em 5 de maio de 1946, na Timbaúva, ocorreu o Gre-Nal. Invicto, com um ponto de vantagem, o Grêmio jogava pelo empate para ficar com a taça. A Timbaúva estava lotada, com 13.962 torcedores. Apesar da pressão colorada, o Grêmio resistia bravamente. O goleiro gremista Júlio fazia grande atuação. Mas aos 12' do 2º tempo a sorte iria mudar. Joni cometeu falta em Carlitos, próximo à área. Magnones cobrou, a bola bateu na barreira e retornou ao atacante colorado, que lançou para Carlitos. O ponteiro chutou forte, a bola desviou em Jorge e foi para o fundo das redes. Internacional 1x0! O Colorado continuou melhor, Júlio acabaria escolhido pelo Correio do Povo o melhor jogador em campo. Mas ao final da partida, o Internacional comemorou o título!
Nenhum comentário:
Postar um comentário