Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

JOGADORES DO PASSADO - Reinaldo



Em 11 de dezembro de 1953 nascia em Natal o menino Reinaldo Francisco de Oliveira.

No futebol, Reinaldo jogaria como centroavante, iniciando sua carreira na base do Potiguar de Parnamirim, logo transferindo-se para o América de Natal. Foi campeão estadual em 1974 e 1975. Sua volúpia na disputa pela bola e velocidade lhe renderam o apelido de "Furacão Branco", em comparação com o "Furacão" Jairzinho. Em 1976 Reinaldo trocou de lado, foi atuar no rival ABC, sendo novamente campeão e artilheiro.

Seu desempenho atraiu o interesse do Santos, que o contratou ainda em 1976. Mas no time santista começou uma fase de má sorte. Ainda em 1976, Reinaldo fraturou o tornozelo. No ano seguinte, nova fratura no tornozelo, além de romper um rim. A ousadia com que se envolvia nos lances facilitava as lesões graves.

No 2º semestre de 1978, o Internacional resolveu apostar no atacante, contratando-o para disputar o Gauchão. Sua estreia, em 15 de agosto de 1978, foi a melhor possível. O Colorado enfrentava o São Paulo, em Rio Grande, e venceu por 6x3. O estreante marcou os dois primeiros gols da partida.

A seguir, foram 7 partidas fora da equipe, por lesão. Reinaldo voltaria a jogar no Gre-Nal de 07 de setembro de 1978. O Internacional venceu por 1x0 um clássico violento. O zagueiro uruguaio Salomón teve a tíbia e o perônio fraturados em uma entrada violenta do atacante gremista Everaldo, que foi expulso. Reinaldo teve o dedo do pé quebrado, mas atuou até o fim da partida, pois o clube já havia feito todas as substituições. A nova lesão, porém, em sua segunda partida, desagradou a direção, relembrando seu passado recente de graves lesões, e o "Furacão Branco" teve uma passagem rapidíssima pelo Internacional, jogando apenas essas duas partidas.

Reinaldo voltou ao Santos em 1979, e no mesmo ano foi vendido ao Marília. Jogou no Náutico de 1979 a 1981. No início deste ano, Reinaldo foi contratado pelo Flamengo, graças aos dois gols feitos no rubro-negro, no campeonato brasileiro de 1980.

Pelo Flamengo, mesmo como reserva, Reinaldo foi campeão da Taça Libertadores. Ele seria também campeão brasileiro em 1982. Em 17 de março de 1982, pelo campeonato brasileiro, no Beira-Rio, o Internacional vencia o Flamengo por 2x1. Reinaldo entrou no time e marcou o gol de empate. No finalzinho, Vítor marcaria o gol da vitória dos cariocas.

Ainda em 1982, Reinaldo foi para o Vila Nova, onde jogou até 1983. O centroavante encerraria a carreira no ABC, onde jogou de 1983 a 1986.

Reinaldo no Internacional:
2 jogos (2 vitórias)
2 gols
1 título (campeão gaúcho de 1978)

Após encerrar a carreira, Reinaldo estabeleceu-se em Natal, onde tinha escolinha de futebol e comércio. Em 25 de setembro de 2024 ele teve um infarto, sendo hospitalizado, mas não resistiu e faleceu na noite de 26 de setembro de 2024.

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Técnicos negros no Internacional



Atletas negros no futebol brasileiro, após muita luta, conseguiram abrir espaço nos clubes profissionais. Mas foi uma caminhada longa, que derrubou os ultimos bastiões de resistência racista somente na década de 1950. Mesmo assim, se nenhum clube mais proíbe a contratação de jogadores negros, manifestações racistas ainda continuam ocorrendo, chegando ao caso de um clube, o Grêmio, ser eliminado da Copa do Brasil de 2014 por atos racistas de sua torcida.

Mas quando se fala em técnicos negros, o número é muito baixo no futebol brasileiro. Na Seleção Brasileira, apenas Vanderlei Luxemburgo e Gentil Cardoso ocuparam o posto. Nos principais clubes brasileiros também poucos técnicos negros atuaram.

Os técnicos negros no Internacional:
(obs: esta lista pode estar incompleta, pois muitos técnicos das primeiras décadas não possuem imagens conhecidas, embora quanto mais antigo o técnico, menos provável que fosse negro).

Simão Alves da Silva Filho
Simão foi zagueiro do Internacional, atuando no time de 1911 a 1918. Em um período que o capitão da equipe assumia as funções de técnico, comandou o Internacional em 1917 e 1918. Devido ao preconceito da época, tinha o apelido de "Índio", não sendo reconhecido oficialmente como negro.
Títulos:
campeão municipal em 1917

Dario Letona Vera
O peruano Dario Letona foi boxeador nos anos 1920 e início dos anos 1930. Depois cursou educação física na Escola Militar de Chorrillos. Chegou ao Brasil como técnico de natação, migrando em 1940 para o futebol. Sua estreia no Internacional ocorreu em 16/07/1944, quando o Colorado bateu o Cruzeiro por 1x0, na Montanha, pelo campeonato municipal Nessa temporada o CND (Conselho Nacional de Desportos) cancelou sua autorização para treinar, oficialmente por ele ser estrangeiro, embora outros técnicos estrangeiros não tenham tido o mesmo problema. Ele chegou a ser anunciado como como preparador físico no próprio Internacional, mas continuou treinando o clube, sagrando-se campeão municipal e estadual na temporada. Saiu do clube após conquistar o título gaúcho. No início de 1946 voltou a treinar o Internacional, conquistando o Torneio Extra, mas saiu do clube no início do campeonato municipal. Nos anos 1950 foi técnico da seleção gaúcha de boxe.
Títulos: Campeão municipal em 1944, campeão estadual em 1944 e campeão do Torneio Extra em 1946

Alpheu Cachapuz Baptista
Zagueiro do Rolo Compressor, assumiu o comando da equipe no segundo semestre de 1949. Com a contratação do argentino Alfredo González, em 1950, tornou-se auxiliar. No início de 1951, entre a saída de Alfredo González e a chegada de Teté, comandou o Internacional interinamente em duas partidas.
Títulos:
campeão da Taça Cidade de Porto Alegre em 1949

Celso Juarez Roth
Foi o técnico negro que mais vezes dirigiu o Internacional. Campeão da Copa Daltro Menezes pelo Caxias, em 1996, foi contratado pelo Internacional no ano seguinte. Trabalhou no clube em quatro períodos: 1997/1998, 2002, 2010/2011 e 2016.
Títulos:
campeão da Taça Libertadores da América em 2010
campeão gaúcho em 1997

Walmir Louruz
Walmir Louruz era colorado desde a infância. Jogou no clube de 1969 a 1971. Em agosto de 1999, pouco tempo depois de vencer a Copa do Brasil pelo Juventude, foi contratado pelo Internacional. Assumindo o time em crise, por ter perdido as duas primeiras partidas do campeonato brasileiro, comandou o time por 12 partidas.
Títulos: nenhum

Joel Natalino Santana
Técnico vencedor no Rio de Janeiro e na Bahia, teve uma passagem fraca pelo Internacional, em 2004. Comandou o time em 17 partidas (16 pelo Campeonato Brasileiro, uma pela Copa Sul-Americana). Foi o técnico da estreia de Fernandão como jogador.
Títulos: nenhum

Roger Machado Marques
Contratado pelo Internacional em 18 de julho de 2024.
Títulos: campeão gaúcho em 2025



NOSSOS TÍTULOS - Campeonato Gaúcho de 1961



Em 1961 a Federação Gaúcha de Futebol decidiu unificar o campeonato estadual, até então disputado de forma regionalizada, pelos campeões municipais.

Foi definido que o campeonato teria 12 clubes, classificados da seguinte forma: os 7 primeiros colocados da Divisão de Honra do campeonato metropolitano (Internacional, Grêmio, Cruzeiro, São José, Aimoré, Floriano e Juventude), o campeão da Série B do campeonato metropolitano (Flamengo), os dois primeiros do campeonato pelotense (Pelotas e Farroupilha) e os campeões de Rio Grande (Riograndense) e Bagé (Guarany). A competição seria disputada em dois turnos, com pontos corridos.

A equipe colorada que começou o estadual como titular estava batante modificada em relação ao time do ano anterior. No gol, Silveira, que havia perdido a posição nos últimos meses de 1960, retomou o posto. O lateral-direito Zangão continuava, assim como o zagueiro Ari Ercílio. Kim, o outro zagueiro, havia sido titular no 1º semestre de 1960 e voltava ao time principal. Na esquerda, o veterano Ezequiel já havia retomado a posição no final da temporada anterior. No meio campo, Sérgio Lopes, um ex-juvenil do São Paulo chegava por empréstimo, ao mesmo tempo que Frazão, emprestado pelo Botafogo. No ataque o clube havia perdido Ivo Diogo e Deraldo, negociados com o Newell's Old Boys e Paulo Vecchio, emprestado ao Rio Grande. O ídolo Larry, eleito vereador, anunciava que não jogaria mais. Mas o artilheiro Alfeu continuava, Flávio subiu da base e foram contratados Sapiranga (ex-Floriano) e Gilberto Andrade (ex-Aimoré).

Em relação ao comando técnico o clube também passou por mudanças. João Carlos Cunha havia terminado o ano anterior como técnico interino e começou 1961 na mesma condição. Enquanto a nova direção procurava um técnico, ele se mantinha no cargo. Cunha conseguiu alguns resultados positivos, como a goleada por 5x1 sobre o Bahia do argentino Carlos Volante, ex-técnico colorado. Mas também fracassou no Torneio Festa da Uva e empatou e perdeu amistosos contra equipes pequenas. Em maio, após perder para o Taquarense por 4x3, Cunha pediu demissão. A direção decidiu contratar Sérgio Moacyr Torres Nunes, ex-goleiro da dupla Gre-Nal e que treinava o Flamengo de Caxias do Sul.

Havia um fator extra a empolgar a disputa. O Grêmio, pentacampeão, queria igualar o feito do Rolo Compressor e chegar ao hexa. O Internacional pretendia evitar essa conquista, e a torcida colorada inventou até uma expressão para isso: "hexa não, essa não!"

Quando o campeonato começou, o Grêmio estava excursionando pela Europa. O campeonato começou em 04/06, um domingo, mas o Internacional estreou somente no dia 06/06, devido ao mau tempo. A estreia ocorreu nos Eucaliptos, com o Colorado batendo o Juventude por 7x1, gols de Alfeu (4), Sérgio Lopes, Flávio e Gilberto Andrade. Pelotas, Guarany e Farroupilha também fizeram dois pontos na primeira rodada.

No 11/06 o Internacional enfrentou o Riograndense em Rio Grande. O time da Noiva do Mar era treinado pelo ex-craque colorado Villalba. Mesmo tendo Alfeu expulso aos 40' do 1º tempo (quando a partida estava 1x0) o Colorado venceu por 3x1, gols de Sapiranga (2) e Oly. Assim, Internacional e Farroupilha lideravam o campeonato com quatro pontos.

Na 3ª rodada, em 18/06, os líderes enfrentaram-se nos Eucaliptos. Logo no 1º minuto de jogo Sérgio Lopes abriu o placar para o Internacional, mas o Farroupilha empatou aos 18'. Aos 21' o atacante colorado Alfeu sofreu uma "comoção cerebral" e foi substituído, diminuindo consideravelmente a força ofensiva do time, que não conseguiu chegar à vitória.

Em 25/06 o Internacional recebeu o Pelotas com duas mudanças na equipe: Osvaldinho jogou no lugar de Frazão e Oly no lugar do ainda lesionado Alfeu. Outra novidade foi a presença de Larry no banco de reservas. O atacante chegou a um acordo com o clube para conciliar seus horários na Câmara de Vereadores com os treinos e decidiu retomar a carreira. Em campo, o Pelotas saiu na frente, mas Oly empatou ainda no 1º tempo. No intervalo, Larry substituiu Flávio, e logo aos 2' virou a partida. Mas na comemoração do gol envolveu-se em uma confusão com os adversários e foi expulso. Mesmo assim, Oly ainda marcaria mais um, fechando o placar de 3x1. O Farroupilha também venceu na rodada e liderava ao lado do Internacional.

A rodada de 02/07 marcou a estreia do Grêmio na competição, enfrentando o Juventude, no Olímpico. O Internacional foi a Caxias, enfrentar o Flamengo. Alfeu voltou ao time, mas Oly permaneceu na equipe, ficando Flávio de fora. No 1º tempo Alfeu perdeu um pênalti, acertando a bola na trave. Laércio, lateral do Flamengo, foi expulso, e Larry, que entrou no lugar de Oly, marcou o único gol do jogo. O Grêmio bateu o Juventude por 3x0 e o Farroupilha empatou com o Cruzeiro, deixando o Colorado na liderança isolada.

No dia 09/07 o Internacional foi a São Leopoldo enfrentar o Aimoré e venceu por 2x0, gols de Sapiranga e Sérgio Lopes. A novidade no time foi Telmo no lugar de Oly. Encerrada a rodada, o Internacional liderava com 11 pontos, seguido pelo Farroupilha, com 9. O Grêmio venceu e continuava com 100% de aproveitamento.

O Internacional folgou na rodada seguinte, e o Grêmio ainda jogou uma de suas partidas atrasadas. Com mais duas vitórias, chegou a 8 pontos, com 100% de aproveitamento.

Em 23/07 o Colorado voltou a jogar pelo campeonato, contra o São José, no Passo da Areia. Vitória por 5x0, gols de Telmo (3) e Sapiranga (2). Enquanto isso o Grêmio venceu o Floriano. O Colorado estava com 13 pontos contra 10 do Grêmio, mas o Tricolor tinha duas partidas a menos.

No dia 26/07 o Grêmio foi abatido pelo Farroupilha por 3x1 no Olímpico, ficando com apenas partida a menos e a três pontos de distância do Internacional.

Em 30/07 ocorreu o Inter-Cruz, nos Eucaliptos. Cará, o craque do Cruzeiro, havia prometido fazer o impossível para segurar o Colorado, e quase conseguiu. Somente aos 40' do 2º tempo Telmo abriu o placar, garantindo a vitória colorada por 1x0. Em Rio Grande, o Grêmio ficou no 2x2 com o Riograndense. O Internacional liderava o campeonato com 15 pontos, seguido pelo Farroupilha com 12 e o Grêmio com 11.

Na rodada seguinte novamente o Internacional folgou, enquanto Grêmio e Farroupilha venceram.

No dia 13/08 o Internacional tinha uma partida difícil contra o Guarany, no Estrela D'Alva. A equipe bageense contava com o goleiro Gainete, que no ano seguinte seria contratado pelo Internacional, e o zagueiro Barradas, que havia jogado no Colorado até março de 1961. O Guarany saiu na frente, Sapiranga, marcando dois gols, virou a partida, mas aos 47' do 2º tempo Ivo Medeiros marcou, definindo o 2x2. O Grêmio venceu o Pelotas e a vantagem colorada caiu para um ponto.

No dia 20/08, nova rodada em que o Colorado folgou. O Grêmio venceu o Guarany e assumiu a liderança, com um jogo a mais: 17x16 pontos.

O Gre-Nal do 1º turno deveria ter ocorrido no dia 27/08, mas a renúncia de Jânio Quadros, presidente do Brasil, e a tentativa de golpe contra o vice João Goulart agitou o país por vários dias. Porto Alegre era o centro da Campanha da Legalidade, liderada por Leonel Brizola, governador do estado, e o povo gaúcho preparou-se para defender a democracia até mesmo de armas na mão. Um acordo conciliatório foi estabelecido entre as partes envolvidas, adotando o parlamentarismo, e aprovado pelo Congresso no dia 02/09. No dia 08/09 João Goulart tomou posse como presidente do Brasil e a situação voltou a certa normalidade.

No dia 10/09 foi disputado o Gre-Nal da Legalidade, como ficou conhecido o clássico do 1º turno. No Olimpico, aos 27' do 1º tempo, o ponteiro-esquerdo colorado fez grande jogada pessoal, deslocando-se para a ponta direita e chutando para marcar. Aos 17' do 2º tempo, Marino avançou em velocidade e passou para Paulo Lumumba empatar. Mas aos 32' Sapiranga fez um grande lançamento, achando Alfeu livre para marcar o gol da vitória colorada.

Encerrando sua participação no 1º turno, o Internacional bateu o Floriano por 2x1, nos Eucaliptos, de virada. Telmo e Sapiranga marcaram os gols colorados, sendo o último aos 38' do 2º tempo, três minutos após o colorado Alfeu ter sido expulso. A vantagem sobre o Grêmio era de três pontos.

O 2º turno começou em 30/09. No dia 01/10 o Internacional enfrentou o Guarany, nos Eucaliptos. Apesar de não realizar uma boa partida, com um gol de Sapiranga o Colorado venceu por 1x0. Flávio atuou no lugar de Alfeu e Jonas no posto de Telmo. O Grêmio não jogou na rodada e a diferença subiu para cinco pontos.

Em 08/10 o Internacional recebia a visita do São José. Larry começaria como titular pela primeira vez no campeonato, no lugar de Alfeu. Telmo voltava ao time titular. O Colorado goleou por 6x1, em um show de Sapiranga, que marcou 4 vezes. Telmo e Osvaldinho completaram o placar. Na mesma rodada, o Grêmio empatou com o Flamengo e a diferença subiu para 6 pontos. O Farroupilha assumiu a vice liderança.

Em 15/10 o Internacional foi a Caxias do Sul, enfrentar o Juventude. Em uma tarde ruim, o Colorado perdeu a invencibilidade ao ser derrotado por 2x0. Como o Grêmio venceu na rodada, a diferença caiu para quatro pontos, tendo o Grêmio um jogo a menos.

No dia 18/10 o Internacional recebeu o Aimoré, e teve novo tropeço. Escapou de nova derrota graças ao gol de Larry, aos 47' do 2º tempo, garantindo o empate em 2x2. Alfeu havia marcado o 1º gol colorado. Os jogadores colorados reclamaram muito do 2º gol do Aimoré, pois Bira, que marcou o tento, estaria impedido. A diferença diminuiu mais, pois o Grêmio venceu o São José.

No dia 29/10, novo tropeço. Jogando em Novo Hamburgo, o Colorado ficou no 1x1 com o Floriano, iniciando uma pequena crise: o presidente colorado, Luís Fagundes de Melo, vinha acumulando o cargo de vice-presidente de futebol, e convidou Abelard Jacques Noronha para assumir o posto. O ex-presidente compareceu ao Santa Rosa, mas decepcionado com o que viu em campo desistiu de assumir a vice-presidência de futebol. Na mesma rodada, jogando em Bagé, o Grêmio goleou o Guarany por 5x0. O Colorado liderava, com 26 pontos, tendo como vice-líderes, com 24, Farroupilha e Grêmio. Mas o Tricolor tinha um jogo a menos.

A situação melhorou na rodada do dia 5/11. Na Montanha, o Internacional bateu o Cruzeiro por 3x1, com gols de Sapiranga (2) e Flávio. O esquentado centrovante colorado foi expulso nos minutos finais do jogo, por "atitude acintosa" com o árbitro. Na mesma rodada, o Farroupilha bateu o Guarany por 1x0 e o Grêmio ficou no 1x1 com o Aimoré. A vantagem colorada subia para três pontos, embora o rival tivesse um jogo a menos.

No dia 12/11 o Internacional tinha uma parada dificílima: enfrentar o vice-líder Farroupilha no Nicolau Fico. Em caso de vitória a equipe pelotense empataria em pontos com o Internacional. O ponto tranquilizador era que o Grêmio, jogando no dia 8, empatou com o Pelotas. Dias antes do jogo, a direção colorada começou a organizar a venda de lugares em ônibus locados para levar a torcida a Pelotas. E a partida teve momentos dramáticos. Com renda recorde no interior, o Nicolau Fico recebeu grande público. O Internacional abriu boa vantagem ainda no 1º tempo, com gols de Flávio e Alfeu. No 2º tempo, porém, a partida virou uma batalha. Aos 26', o zagueiro Setembrino acertou um pontapé intencional em Sapiranga, e foi expulso. Aos 40', Flávio foi expulso. Aos 50' o juiz marcou um pênalti para o Farroupilha. Canhoto cobrou mas Silveira defendeu. Logo após o jogo acabou e a torcida "farrapa" revoltou-se, jogando garrafas para o campo e na torcida colorada. Dirigentes e atletas do Internacional esperaram meia hora no gramado, para entrarem nos vestiários, diante da omissão da polícia. Nos vestiários, a delegação colorada esperou mais meia hora para sair em direção ao ônibus que a levaria ao hotel. Quando preparavam-se para embarcar no ônibus, foram atacados por torcedores farrapos que estavam tocaiados. A polícia, em um primeiro momento, manteve-se novamente omissa, e o técnico colorado, Sérgio Moacyr Torres, policial licenciado, sacou sua pistola para defender seus companheiros. Um sargento da PM tentou desarmá-lo e na confusão a arma disparou acidentalmente, ferindo sem gravidade os dois.

No feriado do dia 15/11 realizaram-se três partidas atrasadas. O Colorado folgou, mas dois resultados foram positivos: o Grêmio foi derrotado pelo Cruzeiro por 1x0, e o Farroupilha, ainda abalado com a partida anterior, levou 5x1 do Aimoré.

No dia 19/11 o Internacional recebeu o Flamengo, nos Eucaliptos. O Colorado venceu por 1x0, gol de Zangão. Em Caxias, o Grêmio bateu o Juventude por 3x1. A diferença de pontos se manteve.

No dia 22/11. em um jogo isolado na quarta-feira à noite, nos Eucaliptos, o Internacional arrasou o Riograndense de Rio Grande por 7x1, gols de Alfeu (3), Sapiranga, Flávio, Osvaldinho e Cláudio Danni. Quando a partida estava 4x0, Ari Ercílio tentou brincar com a bola dentro da área e foi desarmado por Guedes, que marcou o gol isolado do Riograndense. Imediatamente o técnico Sérgio Moacyr o subtituiu por Osmar, sendo aplaudido pela torcida.

A rodada do dia 3/12 poderia ser decisiva. O Colorado liderava quatro pontos a frente do Grêmio, faltando duas rodadas. O Internacional iria a Pelotas, enfrentar o Pelotas, enquanto o Grêmio recebia o Floriano. A única possibilidade do Grêmio chegar vivo ao Gre-Nal era vencendo o seu jogo e o Colorado sendo derrotado. Além dos torcedores locais, 83 ônibus de Porto Alegre levaram torcedores para Pelotas, lotando a Boca do Lobo de colorados. Antes da partida, o Internacional homenageou a Miss Pelotas e Miss Brasil, Vera Maria Brauner, entregando-lhe um cartão de prata. A miss deu o pontapé inicial da partida.  O Pelotas dominou a 1ª etapa, obrigando Silveira a fazer defesas importantes. Mas as notícias que chegam da capital são boas. No final do 1º tempo o Floriano abriu o marcador contra o Grêmio. No 2º tempo, logo aos 8', Anito cobrou escanteio, Ênio Souza tocou de cabeça para Bedeuzinho, que chutou de sem-pulo para marcar. Pelotas 1x0. Se o Grêmio virasse o jogo, chegaria vivo ao clássico. Mas após o gol do Pelotas, o Internacional cresceu e tomou conta da partida. Aos 11', Gilberto Andrade livrou-se de dois zagueiros e tentou cruzar por elevação para Alfeu, mas Candinho, goleiro do Pelotas, tentou cortar, atrapalhou-se e a bola foi parar no fundo das redes. Estava empatada a partida. Aos 26', Gilberto Andrade cruzou para a área, a bola pegou um efeito inesperado e acabou no fundo das redes. Internacional 2x1, placar que se manteve até o fim da partida. Em Porto Alegre, o Grêmio empatou aos 40' do 2º tempo, mas não adiantava nada. No final da partida, os torcedores das sociais do Pelotas aplaudiram de pé o campeão. O bordão "hexa não, essa não" se ouviu em todo o estado.

No mesmo dia da conquista do título, antes mesmo do Gre-Nal, a direção colorada já planejava um amistoso de entrega de faixas, que acabou não ocorrendo.

E também no mesmo dia era anunciado o interesse do Grêmio no técnico colorado.

No dia 10/12 ocorreu o Gre-Nal de encerramento do campeonato. A partida não valia mais nada, o título estava ganho. Após um 1º tempo monótono, Alfeu marcou dois gols no início do 2º tempo. O Grêmio reagiu, marcando com Nadyr, de falta, e Marino, de cabeça. Aos 45' do 2º tempo, Mílton cruzou para a área. Juarez atropelou o goleiro colorado Silveira, passando cima dele, e cabeceou para o gol vazio. O juiz não deu a falta, mas Silveira ficou desmaiado em campo e foi substituído por Cestari. O Grêmio venceu por 3x2, garantindo o vice-campeonato.


segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

BRASILEIRÃO - as maiores sequências sem vitória do Internacional


Embora seja um dos clubes com mais vitórias na história do campeonato brasileiro, o Internacional já passou por alguns períodos em que a torcida sofreu por vários jogos sem vitórias. As piores sequências coloradas são essas:

14 jogos
(5 empates e 9 derrotas)
2016

13 jogos
(5 empates e 8 derrotas)
1989/1990

9 jogos
(3 empates e 6 derrotas)
1999

9 jogos (9 empates)
1972

8 jogos
(2 empates e 6 derrotas)
1998/1999

7 jogos
(2 empates e 5 derrotas)
1982

7 jogos
(3 empates e 4 derrotas)
1995

7 jogos
(4 empates e 3 derrotas)
1994/1995

7 jogos
(4 empates e 3 derrotas)
2010

7 jogos
(4 empates e 3 derrotas)
2020

7 jogos
(6 empates e 1 derrota)
2013




domingo, 6 de dezembro de 2020

NOSSOS TÍTULOS - Campeonato Gaúcho Feminino de 1998


Pesquisar sobre futebol feminino no Brasil é uma grande dificuldade. Só em um período muito recente os jornais começaram a dar espaço para o esporte. Em se tratando de competições realizadas no século passado, são raras as informações disponíveis. O que salva a lavoura são informações publicadas por pesquisadoras na internet. Mas estas, pelos mesmos motivos mencionados, nem sempre são completas.

O campeonato gaúcho de 1998 se enquadra nesses em que as informações são raras, faltando detalhes até mesmo do resultado de algumas partidas. Mas vamos a ele com o que foi possível descobrir.

O Internacional havia reorganizado o futebol feminino no início de 1997, sagrando-se campeão gaúcho. Em 1998 começava a temporada buscando o bicampeonato. O campeonato teve a participação de cinco clubes de duas cidades: Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Brasil e Pelotas. O regulamento previa que os clubes se enfrentariam em turno e returno e os dois melhores colocados fariam a final.

A campanha colorada foi:

1º Turno
13.09 Pelotas - 11x0 Brasil
20.09 Porto Alegre - 11x0 Cruzeiro
27.09 Porto Alegre - 3x2 Grêmio

O Gre-Nal do 1º turno foi dsputado no campo suplementar do estádio Olímpico. Taís abriu o placar para o Grêmio, mas as coloradas Sônia, Tupã e Duda viraram o jogo. Aline descontou para o Tricolor.

03.10 Porto Alegre - 11x0 Pelotas

2º Turno
18.10 Porto Alegre - 11x0 Brasil
24.10 Porto Alegre - 6x1 Cruzeiro
31.10 Porto Alegre - 9x0 Grêmio

No campo suplementar do Beira-Rio, o Internacional massacrou o Grêmio, com direito a cinco gols da artilheira Duda.

04.11 Pelotas - Pelotas (o Internacional venceu o jogo, placar desconhecido)

A dupla Gre-Nal classificou-se para as finais. Antes da decisão do campeonato, o Internacional foi para Goiânia, onde disputou o campeonato brasileiro, ficando em 4º lugar.

Decisão
03.12 Olímpico - 4x4 Grêmio
06.12 Beira-Rio - 2x0 Grêmio
Com um gol de Karina no 1º tempo e outro de Duda, no 2º, o Internacional sagrou-se bicampeão gaúcho. A colorada Duda, com 18 gols, foi a artilheira do torneio.





quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Jogadores do passado: Nilo



Em 2 de dezembro de 1942 nasceu em Porto Alegre o menino Nilo Roberto Neves.

Em 1957 Nilo ingressou nas categorias de base do Internacional, atuando na lateral-esquerda. Em 1961 subiu para o time de aspirantes e recebeu uma chance no time principal no dia 14/05/1961, em uma partida catastófrica para o Colorado. Era a última partida do técnico João Carlos Cunha, que havia pedido demissão. O novo técnico, Sérgio Moacyr Torres, assistiu a partida das arquibancadas do Santa Rosa. O jogo era um amistoso com o Floriano (atual Novo Hamburgo), que teria a renda toda revertida ao dono da casa, como parte do pagamento do passe de Sapiranga. O Internacional teve uma atuação desastrosa e perdeu por 5x0. Para piorar, a renda da partida não atingiu o valor mínimo estipulado, e o Colorado teve que pagar a diferença. Nessa confusão, Nilo substituiu Zangão, durante a partida.

Depois desse jogo, Nilo voltou ao time de aspirantes, recebendo outra chance apenas em 1962. E seria em uma pedreira. No dia 13/02/1962 o Internacional enfrentaria o Grêmio, no Olímpico, pelo Campeonato Sul-Brasileiro. Nilo jogou como titular da lateral-esquerda na partida que terminou 1x1.

Nilo assumiu a titularidade da lateral-esquerda colorada, disputando mais 10 partidas consecutivas no posto. No início de abril, porém, perdeu a titularidade para Piloto, e logo a seguir o antigo titular, Ezequiel, assumiu a posição. Nilo jogaria apenas mais duas partidas pela equipe principal. Sua despedida ocorreu em 10/06/1962, quando o Colorado bateu o Montenegro por 9x2, em um amistoso.

Fora do time principal, Nilo continuaria jogando na equipe de aspirantes até os primeiros meses de 1963, quando foi negociado com o São José. No Zequinha, Nilo jogaria até o início de 1968, quando foi negociado com o Coritiba, clube no qual faria história.

Pelo Coritiba, Nilo foi campeão paranaense. Logo a seguir, foi emprestado ao rival Athlético, que disputaria o Robertão, participando da vitória do Furacão sobre o Colorado, em 29/09/1968, por 3x1. De volta ao Coritiba, Nilo faria uma partida pela Seleção Brasileira, no dia 13/11/1968. O Brasil jogou um amistoso em Curitiba, contra o Coritiba, e Nilo foi convocado. Entrou no 2º tempo do jogo, vencido por 2x1 pela Seleção. Pelo Coritiba, foi novamente campeão estadual em 1969, 1971, 1972, 1973, 1974 e 1975. Também foi campeão do Torneio do Povo em 1973. Com 386 partidas, Nilo é o 3º jogador     que mais atuou pelo Coritiba. Por tudo isso, é considerado o maior lateral-esquerdo da história do Coritiba, e foi eleito para a seleção do clube do século XX.

Em 1976 Nilo foi jogar no Palmeiras de Blumenau (SC), onde encerrou a carreira. Nos anos 1980 trabalhou nas categorias de base dos clubes da capital paranaense e trabalhou nas categorias de base do Internacional em 1995 e 1996. Comandou equipes profissionais do interior do Paraná e de outros estados, sagrando-se campeão matogrossense com o Sinop, em 1990. Treinando o Sinop, lançou no time principal um jovem goleiro de 17 anos chamado Rogério Ceni.

Nilo faleceu em 23 de junho de 2022.

Seus números no Internacional:

14 partidas
6 vitórias
5 empates
3 derrotas