O campeonato gaúcho de 1974 começou no 1º semestre, enquanto a dupla Gre-Nal disputava o campeonato brasileiro.
Catorze clubes disputaram uma fase classificatória, passando os oito melhores para o Decagonal Final, com a dupla. A Associação Caxias venceu a fase, que também teve como classificados Internacional SM, Encantado, Ypiranga, Atlético, Esportivo, Associação Santa Cruz e Gaúcho. Foram eliminados Novo Hamburgo, São Luiz, Riograndense RG, Armour, Pratense e São José.
O regulamento do Decagonal Final era a Fórmula Fraga: o campeão do 1º turno enfrentaria o campeão do 2º turno, na decisão. Se um clube vencesse os dois turnos, seria campeão direto.
Na 1ª rodada do decagonal, o Internacional foi a Carazinho, enfrentar o Atlético. Depois de muita pressão, aos 41' do 2º tempo, Lula conseguiu vencer a retranca adversária e marcar o único gol da partida. Pior foi o desempenho do Grêmio, que em casa apenas empatou com o Encantado (3x3).
Na 2ª rodada, o Colorado recebia a Associação Santa Cruz, no Beira-Rio. O time do interior veio para jogar fechadinho, sonhando com um empate. Mas logo aos 3' de jogo, cobrando falta, Valdomiro abriu o placar. A Associação Santa Cruz tentou buscar o empate, e deu espaços para Lula deitar e rolar. Com passes do ponteiro, Claudiomiro fez dois gols e Carpegiani um. A partir dos 20' do 2º tempo, o Internacional diminuiu o ritmo, pois embarcaria logo depois para o Chile, onde jogaria um amistoso. No final da partida o Atlético descontou, e Lula novamente deu uma assistência para o gol de João Ribeiro, fechando a vitória por 5x1. Em Santa Maria, o Grêmio venceu o Inter local por 3x1.
Na 3ª rodada, o Internacional foi a Erechim, enfrentar o Ypiranga. O Colosso da Lagoa recebeu 24.742 pessoas, no maior público de sua história. E o Colorado venceu por 2x0, gols de Figueroa e Claudiomiro. No Olímpico, o Grêmio fez 2x0 no Gaúcho.
Na 4ª rodada, o Internacional recebeu o Esportivo. Marcando a saída de bola adversária, o Internacional infernizou a vida do adversário. Foram doze claras chances de gol, sendo que quatro delas, com Claudiomiro, Escurinho, Valdomiro e Cláudio Duarte, transformaram-se em gol. Vitória colorada por 4x0. Em Caxias do Sul, o Grêmio bateu a Associação Caxias por 2x0.
Na 5ª rodada, o Internacional foi a Encantado. Com dois gols de Escurinho, no início do 2º tempo, o Internacional venceu o Encantado por 2x0. Em Porto Alegre, o Grêmio fez 2x0 no Atlético.
Na 6ª rodada, o Internacional recebeu a Associação Caxias. Apesar da pressão, o Colorado teve dificuldades de vencer a retranca da Associação Caxias. Luís Felipe (o Felipão) jogou na sobra, rebatendo todas as bolas, e o lateral-direito Di conseguiu anular Lula. A torcida colorada chegou a vaiar o time, durante a partida. Mas no início do 2º tempo, Escurinho, de cabeça, marcou o único gol da partida. Enquanto isso, em Bento Gonçalves, o Grêmio empatava com o Esportivo em 0x0.
Na 7ª rodada, o Internacional foi até Passo Fundo. No início do 2º tempo, Lula cobrou falta, rolando a bola para Valdomiro, que chutou para as redes, marcando o único gol do jogo. Em Porto Alegre, o Grêmio fez 1x0 no Ypiranga.
Na 8ª rodada, o Internacional recebia o Coloradinho de Santa Maria no Beira-Rio, e o Grêmio jogava fora, contra o Santa Cruz. Em caso de tropeço gremista, o Colorado poderia conquistar o turno com uma rodada de antecipação. Em Porto Alegre, o Internacional fez 4x0, gols de Claudiomiro (2), Borjão e Adílson (contra). Em Santa Cruz o Grêmio venceu também por 4x0.
Na 9ª rodada, ocorreu o Gre-Nal no Olímpico. O Internacional tinha dois pontos de vantagem e podia até empatar para ficar com o título do turno. Na 1ª etapa, o Grêmio pressionou mais, favorecido pelo vento, mas na única jogada de perigo que criou, Figueroa desarmou Iúra antes da conclusão. Do lado colorado, Lula desperdiçou duas chances de gol. Na 2ª etapa, mesmo podendo empatar, o Internacional tomou conta do jogo. Adiantando a marcação, Figueroa e Pontes liquidavam os ataques gremistas no meio de campo. Cláudio Duarte e Vacaria passaram a apoiar com frequência, e Falcão, o melhor em campo, comandava o time. Pressionado em seu campo, a única chance de gol gremista ocorreu em uma cabeçada de Dionísio, defendida por Manga. No finalzinho da partida, Escurinho aparou um cruzamento de Vacaria, cabeceando para baixo, e marcando o único gol do jogo. Foi um Gre-Nal bastante disputado, com 54 faltas.
Na 1ª rodada do returno, o Internacional recebeu o Gaúcho, de Passo Fundo. Com dois gols de Claudiomiro e um de Sérgio Lima, o Colorado vencia tranquilamente, quando aos 43' do 2º tempo o juiz marcou pênalti para o Internacional. Alguém na torcida começou a gritar Manga, e logo toda a torcida gritava o nome do goleiro. Minelli fez um sinal positivo e o goleiro correu para a área adversária. O goleiro do Gaúcho, Carlos Alberto, tentou, junto com seus colegas, impedir que Manga cobrasse o pênalti, por considerar humilhante. Chorando, Carlos Alberto nem tentou defender a cobrança, que resultou no 4º gol colorado. No interior, o Grêmio bateu o Encantado por 2x0.
Na 2ª rodada, o Internacional foi a Bento, enfrentar o Esportivo. Logo no início do jogo, Figueroa fez 1x0, de cabeça. E ficou nisso. Nessa partida, Cláudio Duarte levou o 3º cartão amarelo e Vacaria foi expulso, deixando o Internacional sem os laterais titulares para a partida seguinte. No final da partida, dirigentes colorados tentaram invadir o campo para agredir o juiz, mas foram contidos pela polícia. No Olímpico, o Grêmio fez 1x0 na Associação Santa Cruz.
Na 3ª rodada, o Internacional, com gols de Escurinho, Sérgio Lima e João Ribeiro, bateu o Ypiranga, no Beira-Rio, por 3x0. Em Carazinho, o Grêmio fez 1x0 no Atlético.
Na 4ª rodada, o Internacional foi até Santa Maria, vencendo o Internacional local por 2x1, dois gols de Escurinho. Manga voltou a sofrer um gol após 1.123 minutos invicto. No Olímpico, o Grêmio fez 1x0 na Associação Caxias.
Na 5ª rodada, o Internacional bateu o Encantado, no Beira-Rio, por 3x0, gols de Borjão, Vacaria e Lula. Em Erechim, o Grêmio venceu o Ypiranga por 1x0.
Na 6ª rodada, o Internacional foi até Santa Cruz do Sul, enfrentar a Associação Santa Cruz. No final do 1º tempo, Lula cobrou falta, o goleiro defendeu parcialmente e Sérgio Lima pegou o rebote e mandou para as redes, fazendo o único gol da partida. No Olímpico, o Grêmio fez 3x2 no Esportivo.
Na 7ª rodada, no Beira-Rio, o Internacional fez 4x0 no Atlético, gols de Sérgio Lima (2), Borjão e Betinho (contra). Em Passo Fundo, o Grêmio venceu o Gaúcho por 2x1.
Na 8ª rodada, o Internacional foi até Caxias do Sul e venceu a Associação Caxias por 3x0, gols de Escurinho (2) e Sérgio Lima. No Olímpico, o Grêmio fez 3x1 no Internacional SM.
Na 9ª rodada, veio o Gre-Nal do Beira-Rio. Com vantagem no saldo de gols, o Internacional podia empatar para vencer o 2º turno e o campeonato. O Grêmio precisava vencer para conquistar o 2º turno e forçar uma decisão, por isso começou pressionando. Iúra caía na ponta-direita, confundindo a marcação de Falcão e Vacaria. Tarciso lançava-se na esquerda, em cima de Cláudio Duarte, apenas parcialmente recuperado de uma lesão no tornozelo. Aos 17' do 1º tempo, Carlos Alberto ficou livre, na cara de Manga, mas o goleiro salvou. Aos 29', Iúra e Carlos Alberto foram tabelando quase até o gol. Aos 40', Manga fez um milagre em chute de Luís Carlos. O Colorado estava tão perdido em campo que Falcão fez cinco faltas nos primeiros dez minutos de partida. A única conclusão colorada foi um chute de longe, de Lula. Mas no intervalo o Internacional mudou. Falcão e Vacaria acertaram a marcação, e Carpegiani passou a apoiar, e não apenas marcar. Mesmo assim, aos 13' Carlos Alberto acertou a trave colorada. Porém, esta foi a última chance gremista. O Internacional começou a tomar a iniciativa do jogo. Aos 20', Claudiomiro, mesmo fora de forma, entrou no lugar de Sérgio Lima, melhorando o time, pois passou a tabelar com Valdomiro e Lula, desorientando a zaga gremista. Aos 25', Lula cruzou da esquerda para a área gremista, Ancheta cortou de cabeça, mas a bola caiu nos pés de Valdomiro, que mandou um foguete para as redes. Internacional 1x0! Sérgio Moacir Torres, técnico gremista, tentou reagir, colocando Dionísio no lugar de Iúra, mas era tarde. Carpegiani entortava os meias tricolores com seus dribles. Aos 31', Valdomiro cobrou uma falta no poste. Poucos minutos depois, Picasso fez milagre em cabeçada de Escurinho. Com o final da partida, o Internacional sagrou-se hexacampeão gaúcho, com 100% de aproveitamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário