14.07.1992 Muniz Freire 1x3 Internacional
A estreia colorada na Copa do Brasil de 1992 ocorreu contra o Muniz Freire, campeão capixaba. Como o estádio do Muniz Freire era pequeno, a partida ocorreu em Cachoeiro do Itapemirim, no estádio do Estrela do Norte. O Internacional abriu o placar logo aos 12', com Gérson, que havia recebido um passe de Marquinhos. Pouco depois, aos 18', o juiz marcou um pênalti para o Muniz Freire, mas Fernandez defendeu. Aos 21', Marquinhos invadiu a área, driblou o goleiro Lagusa e marcou. Aos 37', Zé Gatinha, após cobrança de escanteio, descontou para os capixabas. Nos 10 minutos iniciais da 2ª etapa, o Muniz Freire pressionou pelo empate, mas depois o Internacional passou a controlar a partida. Aos 39', Marquinhos fechou o placar, com mais um gol.
11.08.1992 Internacional 5x0 Muniz Freire
O Colorado estava em crise, pois havia perdido para o Novo Hamburgo, pelo campeonato gaúcho, dois dias antes. Para diminuir a pressão da torcida, o clube anunciou horas antes da partida a contratação do volante Márcio, do Corinthians, e do ponteiro-direito Maurício, que estava na Portuguesa. Mesmo assim, apenas 836 torcedores compareceram ao Beira-Rio. Em campo, Gérson fez dois gols, aos 2' e 21' do 1º tempo. Zinho ampliou aos 30' e Elson fez 4x0 aos 43'. No 2º tempo, o Internacional limitou-se a administrar a partida, aumentado o placar com Rudinei, aos 38'. Nos minutos finais, Fernandez foi expulso. Como o Internacional já havia realizado as duas substituições possíveis, Gérson foi para o gol.
09.10.1992 Corinthians 0x4 Internacional
Havia um temor de uma derrota difícil de reverter, jogando no Pacaembu. Mas o que se viu foi o contrário. Logo aos 7', Marquinhos cobrou escanteio da esquerda e Gérson, na pequena área, apenas encostou, com o pé direito, a bola para as redes. Internacional 1x0. Aos 43', o Internacional cobrou falta para a área, a zaga afastou e Márcio pegou o rebote, de fora da área, e encheu o pé para acertar as redes. Era o primeiro gol da carreira de Márcio, e feito exatamente contra seu ex-clube, no qual atuara por dez anos. No início do 2º tempo, aos 4', Daniel Franco, lateral-esquerdo colorado, foi expulso. Na sequência, Neto acertou uma cobrança de falta no travessão, mas o Internacional saiu em rápido contra-ataque. Marquinhos foi lançado, ganhou de Marcelo e invadiu a área corintiana, sendo derrubado pelo mesmo Marcelo. Gérson cobrou o pênalti com força e marcou. Aos 9' do 2º tempo, o Colorado vencia por 3x0. Alguns minutos depois, Viola tentou cavar um pênalti, reclamou do juiz e foi expulso, tendo de ser retirado de campo pelos seus companheiros. Com a vitória garantida, o técnico Antônio Lopes promoveu a estreia de Silas. E aos 38', o meia estreante lançou Maurício, que invadiu a área, driblou Ronaldo e chutou para o gol vazio. A seguir, toda vez que o Internacional tocava na bola, a torcida corintiana gritava "olé".
20.10.1992 Internacional 0x0 Corinthians
O Internacional tinha grande vantagem na partida de volta. Por isso, 17.164 torcedores compareceram ao Beira-Rio. Mas o Colorado não repetiu a boa apresentação da partida anterior. Em uma partida monótona, a melhor chance de gol foi do Corinthians, através de Neto, que acertou a trave. O mesmo Neto acabaria expulso.
06.11.1992 Grêmio 1x1 Internacional
O Gre-Nal levou 55.425 torcedores ao estádio, e mais 2.000 pessoas ficaram fora do estádio, por falta de ingresso. Em campo, o Grêmio foi levemente superior no 1º tempo. Na 2ª etapa, abriu o placar logo no início do jogo, em cobrança de falta de Alcindo, e tomou conta da partida. Mas a superioridade gremista não se refletia em aumento de placar. E aos 27' do 2º tempo, quando o Grêmio preparava a substituição de Alaércio, lesionado, por Caçapa, Gérson enfiou-se entre os zagueiros gremistas e empatou a partida.
17.11.1992 Internacional 1x1 Grêmio (3x0 nos pênaltis)
Com 76.207 torcedores no Beira-Rio, o Internacional partiu para cima do Grêmio, tentando decidir logo a partida. Aos 20', Gérson cabeceou para o gol, obrigando Emerson a fazer um milagre. Aos 25', Márcio lesionou-se e teve que ser substituído por Simão, permitindo ao Grêmio equilibrar a partida. Mesmo assim, no final do 1º tempo, Maurício acertou um chute na trave. No 2º tempo, logo aos 8', Marquinhos cruzou e Gérson cabeceou para as redes. O Internacional estava melhor, mas aos 30', Carlinhos empatou o jogo, levando a partida para a decisão por pênaltis. Gérson, Marquinhos e Célio Silva acertaram suas cobranças pelo Colorado, enquanto do lado do Grêmio, Alcindo chutou por cima do gol e Fernandez defendeu as cobranças de Vílson e Jandir.
27.11.1992 Palmeiras 0x2 Internacional
No Parque Antártica, o Palmeiras era franco-favorito. Mas outro paulista foi batido em casa pelo Colorado. Aos 27' do 1º tempo, Élson chutou da entrada da área e abriu o placar para o Internacional. Aos 39', Zinho cobrou pênalti, mas Fernandez defendeu. Aos 3' do 2º tempo, Gérson liquidou com o Verdão, ao fazer o 2º gol colorado.
08.12.1992 Internacional 2x1 Palmeiras
Os 35 mil colorados que compareceram ao estádio viram um 1º tempo monótono, com o Palmeiras pressionando pelo gol nos minutos finais. Já a 2ª etapa começou com o Internacional decidido a matar o jogo. Logo nos primeiros minutos, o time criou três boas chances de gol. Aos 7', Maurício lançou Gérson livre, dentro da área, pelo lado direito, e o centroavante chutou para as redes. Internacional 1x0. Aos 13', Maurício fez grande jogada pela esquerda e chutou sem ângulo, mas a bola entrou nas redes. Aos 35', Júnior descontou para o Palmeiras, mas era tarde demais.
10.12.1992 Fluminense 2x1 Internacional.
No histórico estádio das Laranjeiras, o Colorado jogou muito mal no 1º tempo, sendo dominado pelo Fluminense. Aos 24', Vágner abriu o placar para os cariocas. No 2º tempo, o Colorado voltou melhor, mas logo no início perdeu Gérson, lesionado. Mesmo assim, aos 7', Caíco driblou três adversários e marcou um golaço. Logo depois, o próprio Caíco perdeu grande chance de virar o jogo. Aos 25', após cobrança de escanteio, Ézio marcou para os cariocas, de cabeça. Maurício ainda teve duas grandes chances de marcar, mas não conseguiu evitar a primeira derrota colorada na competição.
13.12.1992 Internacional 1x0 Fluminense
O Fluminense veio a Porto Alegre com um forte esquema defensivo, com seus laterais cuidando apenas de colaborar com a zaga. Assim, os cariocas conseguiram anular a força ofensiva colorada, na 1ª etapa. No 2º tempo, o Internacional tentou pressionar mais, mas continuava parando na muralha defensiva tricolor. A melhor chance saiu em um lance inesperado: Maurício cruzou para a área, a bola bateu em Lira e acertou o travessão. O juiz José Aparecido de Oliveira também não ajudava, deixando de marcar um pênalti em Marquinhos. Aos 27', Zé Teodoro foi expulso, aumentando a pressão colorada. Mas somente aos 42' veio a redenção. Pinga foi derrubado na área, Célio Silva cobrou a penalidade e marcou. Internacional 1x0! Internacional campeão da Copa do Brasil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário