Origem da imagem: https://1909emcores.blogspot.com/p/anos-50.html
Em 5 de março de 1953 a imprensa noticiava que o Internacional disputaria uma competição denominada Taça Norte, que teria jogos em Salvador e reuniria, além do Colorado, Bahia, América SC, Atlético MG, Coritiba, América RJ, Portuguesa de Desportos e um representante de Pernambuco.
Jornal do Dia - Porto Alegre
A condição de tricampeão gaúcho e o fato de ter representado o estado no campeonato brasileiro de seleções de 1952, quando eliminou a seleção baiana, renderam ao clube o convite. Além disso, boa parte da torcida baiana se recordava da excursão do Rolo Compressor a Salvador, em 1945.
No dia 10 de março, noticiava-se que o Internacional viajaria dia 12 para Salvador. O "Torneio Quadrangular", organizado pelo Bahia, também contaria com o Flamengo do Rio e o Ypiranga de Salvador. A delegação colorada que viajaria estava assim composta:
Chefe: Abaddé Santos Ayub
Tesoureiro: Paulo Reginato
Jornalista: José Domingos Varela
Técnico: Francisco Duarte Júnior (Teté)
Massagista: Antônio Moura
Jogadores: Periquito, Milton, Florindo, Oreco, Paulinho, Salvador, Odorico, Luizinho, Jerônimo, Bodinho, Aírton, Argentino, Tarica, Mossoró, Alberi e Solis.
No dia 12 de março foi anunciado que o Vitória substituiria o Ypiranga no torneio, que passou a se chamar Régis Pacheco, em homenagem a Luís Régis Pacheco Pereira, governador da Bahia.
Na 1ª rodada, em 15 de março, jogariam Internacional x Bahia e Flamengo x Vitória.
Com gols de Jerônimo (2), Solis (2) Luizinho, Tarica e Bodinho, o Colorado venceu por 7x1, com Gereco descontando para o Bahia. O Internacional jogou com: Periquito; Florindo e Oreco; Paulinho, Salvador e Odorico; Luizinho, Jerônimo, Bodinho, Aírton Diogo (Solis) e Tarica (Albery). No jogo de fundo o Flamengo fez 8x2 no Vitória.
Jornal dos Sports - Rio de Janeiro
As duas goleadas sobre os clubes baianos levaram os organizadores a modificar a tabela do torneio, invertendo as duas rodadas seguintes. Assim, no dia 17 de março jogariam Internacional x Vitória e Flamengo x Bahia.
No dia 17 de março, o Internacional voltou a vencer, abatendo o Vitória por 4x1, gols de Bodinho (2), Jerônimo e Luizinho. O Colorado jogou com Periquito; Lindoberto e Oreco; Paulinho, Salvador e Odorico; Luizinho, Jerônimo, Bodinho, Aírton Diogo (Solis) e Tarica (Albery). Na partida de fundo, Flamengo 2x1 Bahia.
Jornal do Dia - Porto Alegre
No dia 22 ocorreu a rodada final. Na preliminar, o Vitória bateu o Bahia por 2x1 e ficou na 3ª colocação. No jogo de fundo, a decisão. Logo aos 22' do 1º tempo, Dequinha passou para o ex-colorado Adãozinho, que entregou a bola a Índio. Este driblou Florindo e chutou para as redes. Flamengo 1x0. Mas aos 28' ocorreu uma confusão na área do Flamengo e a bola sobrou para Luizinho empatar. No 2º tempo, aos 5', Jerônimo passou para Bodinho marcar: Internacional 2x1. Aos 18', Luizinho fez 3x1 para o Internacional, mas o juiz Rui Carneiro anulou o gol, marcando impedimento duvidoso. Aos 33', mais uma decisão polêmica do juiz, que marcou um pênalti discutível. A equipe do Internacional abandonou o campo, retornando apenas 12 minutos mais tarde. Rubens cobrou a penalidade e marcou o gol de empate. Mas 3 minutos depois o jogo teve que ser interrompido, por falta de luz natural. Originalmente o desempate deveria ocorrer em uma prorrogação. Mas sem luz, o tempo restante e a prorrogação teriam que ficar para o dia seguinte. O Flamengo, porém, precisava viajar ara Buenos Aires, onde tinha um amistoso com o San Lorenzo. Assim o Internacional foi declarado campeão do Torneio Régis Pacheco pelo sistema de goal average (divisão dos gols marcados pelos gols sofridos). O Internacional jogou com: Periquito; Florindo e Oreco; Paulinho, Salvador e Odorico; Luizinho, Jerônimo, Bodinho, Aírton Diogo (Solis) e Albery.
Jornal do Dia - Porto Alegre
Depois da conquista o Internacional ainda disputou alguns amistosos no interior da Bahia e no Pará:
25/03 1x1 Seleção de Feira de Santana
29/03 2x1 Tuna Luso
02/04 8x0 Paysandu
05/04 1x1 Remo
Nenhum comentário:
Postar um comentário