Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Nossos títulos - Taça Cidade de Porto Alegre de 1949

 

A Taça Cidade de Porto Alegre foi um torneio disputado em quatro edições, até o Internacional ficar em posse definitiva do troféu. Para saber mais sobre o torneio: https://futeboloutrahistoria.blogspot.com/2019/11/taca-cidade-de-porto-alegre.html .

O regulamento do torneio era simples: ao final do 1º turno, os quatro melhores do campeonato se enfrentavam: o primeiro contra o quarto, e o segundo contra o terceiro. No final da temporada os dois vencedores decidiam o título.

Em 1949 a 1ª fase foi disputada em 7 de setembro, no estádio da Montanha. São José x Nacional fariam a preliminar, e o clássico Gre-Nal seria o jogo de fundo.

Na partida de fundo, o Nacional começou sem grandes dificuldades, e foi para o intervalo vencendo por 2x0, gols de Quinzinho e Guaraci. Mas no 2º tempo o São José reagiu e chegou ao empate, com gols de Aldeia e Roni. E quando tudo indicava a realização de prorrogação, Quinzinho voltou a marcar, dando a vitória ao Nacional por 3x2.

O jogo de fundo era o Gre-Nal. O inglês Cyril John Barrick, considerado o melhor árbitro do mundo, dirigiria a partida. O Internacional, desde o início, foi superior. Logo aos 7', uma jogada trabalhada que envolveu quase todo o ataque colorado, levou à abertura do placar: Malinho passou para Tesourinha, que passou para Adãozinho. O centroavante passou para Villalba, que churou forte para marcar. Aina no primeiro tempo, aos 35', Adãozinho fechou o placar, marcando o segundo gol colorado de bicicleta. Internacional 2x0 Grêmio.

A final ocorreu em 30 de novembro, uma quarta-feira, também no estádio da Montanha. Na preliminar jogaram Pampas FC x GE Florestal, dois clubes do futebol varzeano da cidade. O árbitro inglês Cyril John Barrick novamente comandou a partida. Seria seu último jogo no Brasil, pois seu contrato se encerrava naquele mesmo dia. Antes da partida, os jogadores colorados ofereceram uma placa de prata ao árbitro, em homenagem à sua atuação no Brasil. O zagueiro colorado Ilmo fez um rápido discurso em inglês. Mais tarde o contrato de Barrick seria renovado e ele ficaria mais uma temporada em Porto Alegre. Com a bola rolando, o bom time do Nacional, treinado por Teté, manteve a posse de bola por mais tempo, mas o Internacional era mais perigoso quando ia ao ataque. E aos 41' do 1º tempo, Adãozinho driblou vários adversários e cruzou para a área. Os zagueiros Pipoca e Lindoberto não foram na bola, esperando que o goleiro Rossari fosse nela. Mas o goleiro não saiu do gol e Carlitos aproveitou o vacilo da defesa para chutar a bola para as redes. Internacional 1x0, o único gol da noite.

Esse foi o último título de Tesourinha pelo Internacional. O ponteiro-direito ainda jogaria mais dois amistosos, antes de se transferir para o Vasco da Gama.

O troféu da Taça Cidade de Porto Alegre, conquistado em definitivo pelo Internacional no início do ano de 1951, está guardado no acervo reserva do Museu do clube.

2 comentários:

  1. Boa noite, em se tratando dos Artilheiros de campeonatos no RS, quais foram os artilheiros dos Citadinos e Torneio Extras?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Outra pergunta, quais são os maiores Artilheiros do Internacional de modo geral (geral, copas, campeonatos, torneios, amistosos, nos estádios colorados, em jogos internacionais, estrangeiros), um relato dos grandes artilheiros colorados
    Abraços.

    ResponderExcluir