Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Jogadores do passado: Bañolas


Elpídio Bañolas nasceu em Vila Rica (RS), atual Júlio de Castilhos, em 3 de agosto de 1900.

Bañolas era filho do tenente-coronel Raphael Bañola e Amélia Cândida Silveira Bañolas. Iniciou seus estudos escolares em Santa Maria, continuando posteriormente em Porto Alegre. Em 1919 ingressou no Internacional, atuando como goleiro. Alto, Bañolas tinha quase dois metros de altura.

Ele estreou no Internacional em 13 de julho de 1919, na vitória por 11x0 sobre o Tabajara, na Chácara dos Eucaliptos, pelo campeonato municipal.

O jogo seguinte foi o Gre-Nal, também na Chácara dos Eucaliptos, em 20 de julho. O Internacional venceu por 2x0.

Bañolas sofreria o primeiro gol em sua terceira partida. No dia 3 de agosto, aniversário de 19 anos do goleiro, Ladislau vazou seu arco pela primeira vez. Mas o Internacional venceu a partida por 2x1. No dia 17 de agosto, nova vitória, 3x0 sobre o São José, no Campo da Bacia. Em 14 de setembro, o Internacional perdeu para o Grêmio por 3x2, na Baixada.

Encerrado o campeonato municipal, Bañolas ainda atuaria nas duas partidas da Taça Sete de Setembro, competição que não chegou ao fim. Os jogos, diputados na Baixada, foram contra o Cruzeiro (2x0) e Tabajara (3x0). A última partida de Bañolas pelo Internacional ocorreu em 16 de outubro, derrota de 6x2 pelo 14 de Julho de Santana do Livramento, um amistoso na Chácara dos Eucaliptos.

Seus números:
8 partidas
6 vitórias
2 derrotas
10 gols sofridos

Bañolas formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 30 de novembro de 1927, defendendo a tese: "Do equilíbrio lipo-lipóidico na pathogenia dos edmeas". Especializou-se em pediatria e ginecologia. Fez curso de especialização no Instituto Oswaldo Cruz, de Porto Alegre. Casou-se, em 1931, com Maria Helena Waihrich Socal Bañolas, de cujo matrimônio teve as filhas Gelcy e Gilcéa. Foi vice-prefeito de Júlio de Castilhos entre 1930 e 1932. Em 1950 concorreu a deputado estadual, mas não elegeu-se. Também dedicou-se à pecuária e a agricultura. Elpídio Bañolas faleceu em 21 de setembro de 1992.


Nenhum comentário:

Postar um comentário