Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Jogadores do passado: Beretta


João Carlos Grizza Beretta nasceu em Osório (RS), em 25 de agosto de 1954.

Quando Beretta tinha dois anos de idade, sua família mudou-se para Gravataí. Lá Beretta começou a jogar no Vila Branca, equipe amadora local, em 1969. Lateral-direito de origem, Beretta também jogava de zagueiro e de lateral-esquerdo.

Em 1973 Beretta chegou ao Internacional, para jogar nos juvenis. Mas ainda em 1973 Beretta já atuava pelo Rolinho, como na vitória por 4x1 sobre o 14 de Julho de Santana do Livramento, em 15 de julho de 1973.

Sua estreia no time principal ocorreu em 29 de outubro de 1975. Pelo campeonato brasileiro, o Internacional foi enfrentar o América, no Maracanã, desfalcado de Lula, Valdomiro e Falcão. Perdendo de 1x0, o time ainda ficou sem Paulo César Carpegiani, lesionado. Minelli colocou o jovem Beretta no time, no lugar de Carpegiani. Beretta entraria no time também no jogo seguinte, contra o Coritiba, participando da campanha do título brasileiro.

Beretta só voltaria ao time principal em amistoso de pré-temporada em 1977. Atuaria como lateral-esquerdo, no lugar de Vacaria, contra Caxias (2x0) e Pelotas (0x0) e como lateral-direito, no lugar de Cláudio Duarte, contra o Operário MS (2x1). No campeonato gaúcho, chegou a jogar sete partidas consecutivas como titular, ora substituindo um lateral, ora outro. Também foi titular nas duas partidas contra o Cruzeiro e na partida fora de casa contra a Portuguesa venezuelana, pelo triangular semifinal da Taça Libertadores. Depois retornaria ao banco de reservas, atuando em algumas partidas do estadual. Foi titular em quatro partidas do campeonato brasileiro, na letral-esquerda, após Vacaria ser negociado com o Palmeiras. Mas os títulos não vieram em 1977.

No 1º semestre de 1978, Beretta disputou apenas dois amistosos e uma partida do campeonato brasileiro, contra o Santos (1x0). No logo campeonato gaúcho de 1978 Beretta disputou oito partidas, participando da campanha do título.

Em 1979 novamente Beretta começou no banco de reservas. mas a partir de abril ele disputaria 18 partidas consecutivas pelo campeonato gaúcho, na maioria delas como lateral-esquerdo. Em 29 de abril, na vitória por 6x0 sobre o Farroupilha, Beretta marcou seu primeiro gol pelo Internacional. Depois perderia a posição para Dionísio e definitivamente para Cláudio Mineiro. No campeonato brasileiro de 1979 Beretta não jogaria nenhuma partida.

Beretta só voltaria a atuar pelo time principal em 7 de junho de 1980, em um amistoso com o São Paulo de Rio Grande (3x1). Pouco depois, com a lesão de Cláudio Mineiro, Beretta jogaria pelo campeonato gaúcho e mesmo pela Taça Libertadores, contra o América, duas vezes (uma como titular outra saindo do banco) e também a partida decisiva, contra o Nacional, quando aos 9' do 2º tempo substituiu o titular Cláudio Mineiro, que voltou a sentir a lesão. Na excursão à Europa e Ásia, que veio a seguir, Beretta jogou contra CSKA (2x2), Atlético de Madri (1x1), Seleção do Catar (1x1), Roma (2x2) e Barcelona (2x2). Na decisão por pênaltis contra o CSKA Beretta converteu sua cobrança, mas o Colorado perdeu por 6x5. Também converteu contra o Atlético de Madri, mas novamente o Internacional perdeu, por 5x4. Na reta final do Gauchão ele seria titular. Em 16 de novembro, na vitória por 4x0 sobre o Juventude, ele marcou um gol. Mas o título estadual não veio.

No campeonato brasileiro de 1981 Beretta chegou a disputar seis partidas. Mas jogaria apenas duas no campeonato gaúcho. Mesmo assim foi campeão estadual.

Na temporada de 1982 Beretta jogou apenas três partidas pelo campeonato brasileiro. Mas foi titular no Torneio dos Campeões e nos amistosos pré campeonato gaúcho. Em 24 de junho, em um amistoso contra o São Paulo de Rio Grande, o Internacional venceu por 3x0 e Beretta marcou um gol. Reserva no Gauchão, voltaria ao time na excursão à Europa, atuando contra Elche (1x2), Logroñéz (3x1) e Barcelona (0x0), na primeira partida da Copa Joan Gamper, onde foi um dos responsáveis por anular Maradona. na volta da Europa, Beretta disputaria cinco partidas pelo campeonato gaúcho, conquistando o bicampeonato.

Em 1983 Beretta disputou seis partidas do campeonato brasileiro. Em maio, disputaria cinco das seis partidas da excursão à América do Sul e Central. No campeonato gaúcho, antes da excursão à Europa, ele jogaria seis partidas. Na Europa, Beretta jogaria contra Valencia 91x1), Peñarol (1x1), Zaragoza (2x2) e Chaves (1x0). Contra o Zaragoza, Beretta perdeu um pênalti, mas o Internacional venceu a decisão por 6x5. O Colorado conquistaria o Torneio Costa do Sol. Na volta ao Brasil foram mais onze partidas pelo campeonato gaúcho, conquistando o tricampeonato.

Na temporada de 1984 Beretta jogou duas partidas pelo campeonato brasileiro. Jogou uma partida pelo Torneio Heleno Nunes, vencido pelo Internacional e mais uma partida pela Copa Kirin, onde também foi campeão. Seu último jogo pelo Internacional ocorreu em 29 de julho de 1984, 2x0 na Seleção de Montenegro. Em seguida aposentou-se, tendo defendido apenas o Internacional como jogador profissional.

Seus números no Internacional:
175 partidas
97 vitórias
53 empates
25 derrotas
3 gols marcados
Campeão brasileiro em 1975
Campeão gaúcho em 1978, 1981, 1982 e 1983
Campeão da Copa Joan Gamper em 1982
Campeão do Torneio Costa do Sol em 1983
Campeão do Torneio Heleno Nunes em 1984
Campeão da Copa Kirin em 1984

Nenhum comentário:

Postar um comentário