Total de visualizações de página

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Jogadores do passado - Enciso


Julio César Enciso Pereira nasceu em 5 de agosto de 1974, em Capiatá (Paraguai).

Enciso começou a jogar no Cerro Porteño, onde se profissionalizou no ano de 1994. Logo na sua primeira temporada sagrou-se campeão paraguaio.

No segundo semestre de 1996 o Internacional resolveu contratá-lo. Sua estreia ocorreu em 4 de agosto de 1996, um dia antes de completar 22 anos. O Internacional enfrentava o Bahia, na Fonte Nova, pela Taça Maria Quitéria. A partida terminou 0x0 e o Colorado foi derrotado nos pênaltis, ficando em 4º lugar no torneio.

No dia 6 de agosto, no Beira-Rio, ajudou o Internacional a vencer o Universidad Católica por 4x1 e conquistar o Torneio Mercosul. No campeonato brasileiro teve desempenho mediano.

A grande temporada de Enciso no Internacional ocorreu em 1997. No 1º semestre ajudou o Colorado a recuperar a hegemonia do futebol gaúcho. No 2º semestre, improvisado na lateral-direita, fez um grande campeonato brasileiro, onde o clube ficou em 3º lugar.

A temporada de 1998 ficou sem títulos pelo Internacional, mas Enciso foi convocado para disputar a Copa do Mundo pela seleção paraguaia. Na temporada de 1999, novamente os títulos ficaeram distantes e o clube quase foi rebaixado no campeonato brasileiro, escapando na última rodada.

A temporada de 2000 foi marcada por contratempos. O desemepnho de Enciso caiu. No final de outubro de 2000, o técnico Zé Mário o colocou no banco de reservas, escalando Leandro Guerreiro. Após três partidas (e três vitórias coloradas, sobre Sport, Corinthians e Vasco da Gama), Enciso pressionou para voltar ao time e foi escalado contra a Ponte Preta. O Colorado perdeu por 3x1 e Enciso foi um dos piores em campo. Essa seria sua última partida pelo clube. Com o contrato encerrado, ele não quis renovar e transferiu-se para o Olimpa, sem custos.

Em 2002 Enciso fez as pazes com a torcida colorada, ao eliminar o Grêmio na semifinal da Taça Libertadores da América, com uma camiseta com o escudo do Internacional por baixo do uniforme do Olimpia. Nessa mesma temporada seria campeão da Taça Libertadores.
Em 2003, ainda no Olimpia, foi campeão da Recopa Sul-Americana. No ano seguinte, foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas, defendendo a Seleção Paraguaia. Em 2006 Enciso transferiu-se para o 12 de Octubre, onde encerrou a carreira, no final do ano.

Seus números pelo Internacional:
198 jogos
92 vitórias
51 empates
55 derrotas
6 gols
Campeão Gaúcho em 1997
Campeão do Torneio Mercosul em 1996

Suas vítimas:
1 gol
Grêmio, Veranópolis, Juventude, Caxias, Glória e São Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário