Em 1991 a Federação Gaúcha de Futebol decidiu criar a Copa Governador do Estado, que seria disputada por 14 clubes (os mesmos que originalmente formariam a 1ª divisão do campeonato gaúcho, que acabaria ampliada para 20 clubes). Na 1ª fase, sem as duplas Gre-Nal e Ca-Ju, dez clubes se enfrentaram, em turno e returno, classificando os 4 primeiros para a 2ª fase.
Após 18 rodadas, classificaram-se São Luiz, Glória, Guarani VA e Ypiranga, sendo eliminados Passo Fundo, Lajeadense, Esportivo, Pelotas, Guarany CA e Santa Cruz.
Na 2ª fase foram formados dois grupos com 4 equipes, com o campeão de grupo avançando para a final.
Grupo A
Internacional
Caxias
Ypiranga
Guarani VA
Grupo B
Grêmio
Juventude
Glória
São Luiz
O Internacional estreou no dia 30 de junho de 1991, enfrentando o Guarani de Venâncio Aires, no Beira-Rio. O técnico Abel Braga enviou a campo Fernandez; Luís Carlos Winck, Célio Silva, Nórton e Daniel Franco; Bonamigo, Simão, Cuca e Zé Carlos; Lima e Helcinho. Depois Alex Rossi substituiria Simão e Pedro Paulo entraria no lugar de Helcinho. Em um jogo monótono, o Colorado venceu por 1x0, gol de Zé Carlos.
Na 2ª rodada, em 3 de julho, nova vitória apertada, dessa vez sobre o Ypiranga, em Erechim. Lima fez o gol soltário do jogo. No dia 7 de julho, no Centenário, nova vitória mínima sobre o Caxias, 1x0, gol de Lima.
Na abertura do returno, em 14 de julho, no Beira-Rio, o Internacional ficou no 0x0 com o Caxias. No dia 17, novo tropeço em casa: 0x0 com o Ypiranga.
Na última rodada o Internacional enfrentava o Guarani, em Venâncio Aires, mas já estava classificado. No Grupo B o Grêmio recebia o São Luiz precisando vencer. No dia 20, o Colorado venceu o Guarani por 1x0, gol de Alex Rossi. No dia 22 o Grêmio perdeu por 1x0 para o São Luiz, e a equipe de Ijuí avançou para a final.
No dia 28 de julho, no estádio 19 de Outubro, Internacional e São Luiz ficaram no 0x0, na primeira partida decisiva. Euipes que foram a campo:
Internacional:
Fernandez; Luís Carlos Winck, Célio Silva, Nórton e Daniel Franco; Simão, Bonamigo, Luís Fernando Gomes e Cuca; Helcinho e Lima
São Luiz:
Jânio; Polaco, Newmar, Chico Cebola e Kiko; Nelsinho, Negrine, Betinho (Marco Antônio) e Café; Ciro e Edmundo
No dia 4 de agosto de 1991, 19.300 colorados compareceram ao Beira-Rio para apoiar o clube. Com um gol de Simão no 1º tempo e outro de Cuca no final do jogo, o Internacional venceu por 2x0 e conquistou o título. Euipes que foram a campo:
Internacional:
Fernandez; Luís Carlos Winck, Márcio Santos, Célio Silva e Daniel Franco; Bonamigo, Simão, Cuca e Luís Fernando Gomes; Helcinho (Alex Rossi) e Lima (Nílson Aragão)
São Luiz:
Jânio; Polaco, Newmar, Caçula e Kiko; João Luís, Betinho, Negrine e Ciro (Guilherme); Café e Solis (Nelsinho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário