A estreia do Internacional em campeonatos brasileiros ocorreu em 8 de agosto de 1971, um domingo de muita chuva em Porto Alegre.
O adversário colorado era o forte Fluminense, campeão da Taça de Prata de 1970, e treinado por Mário Jorge Lobo Zagallo, o técnico tri-campeão mundial com a seleção, também em 1970.
Minutos antes da partida, a chuva continuava forte, mas o juiz José Favilli Neto, apesar de perceber a falta de condições do gramado, não se sentiu seguro para cancelar a partida, pois isso não interessava aos cariocas. A direção colorada propôs ao Fluminense jogarem na segunda ou terça-feira, pois os dois clubes não tinham compromisso no meio da semana, mas o Tricolor carioca insistiu em jogar no domingo.
Em sua estreia em brasileiros, o Internacional foi a campo com: Gainete; Édson Madureira, Pontes, Hermínio e Jorge Andrade; Carbone e Tovar; Valdomiro, Bráulio (Dorinho), Claudiomiro e Land. O técnico era Dino Sani.
O Fluminense jogou com: Jorge Vitório; Oliveira, Silveira, Assis e Toninho; Denílson e Didi; Wilton (Mickey), Cláudio, Ivair e Lula. O técnico era Zagallo.
Com o gramado sem condições para a prática de um bom futebol, apesar do excelente sistema de drenagem, o jogo transcorreu sem emoções. Zagallo disse, depois do jogo, que orientou seus jogadores a levantarem a bola com um pé e chutarem com o outro.
Aos 21' do 2º tempo, o juiz considerou a hipótese de suspender a partida, mas a chuva diminuiu um pouco e o jogo continuou. Aos 32', o grande momento do jogo: o ponteiro-esquerdo colorado Land chutou, mas Toninho salvou sobre a linha. No final, o placar foi 0x0.
Apesar do temporal que se abateu sobre a cidade, 9.645 corajosos colorados compareceram ao Beira-Rio, 7.116 deles pagando ingresso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário