Total de visualizações de página

domingo, 2 de agosto de 2020

Nossos títulos: Torneio Costa do Pacífico



No final de junho de 1983 o Internacional iniciava uma excursão pela América do Norte. A estreia não foi promissora, uma derrota por 5x2 para o América do México, na capital mexicana. os jogos seguintes seriam nos Estados Unidos e Canadá, valendo por um torneio quadrangular.

Esse torneio era chamado na imprensa como Torneio Internacional Costa Noroeste do Pacífico, Torneio Costa do Pacífico e Torneio Whitecaps. No material de divulgação dos organizadores, aparecia com o nome Euro-Pac.

O torneio foi disputado pela primeira vez em 1982, com Seattle Sounders EUA, Vancouver Whitecaps CAN, Manchester United ING e Hajduk Split IUG. Os norte-americanos ficaram com a taça.

Os participantes da segunda edição do torneio eram o Internacional, o Seattle Sounders (vice-campeão norte-americano), o canadense Vancouver Whitecaps e a Seleção da China.

Na 1ª rodada, em 2 de agosto, em Vancouver, o Whitecaps bateu a Seleção da China por 4x3. No Tacoma Dome, o Internacional jogou contra o Seattle Sounders. No 1º tempo os norte-americanos saíram na frente, com um gol de Peter Ward. Mas na 2ª etapa, Ruben Paz e Renê marcaram, virando o jogo.
IN: Benítez; Edevaldo, Mauro Pastor, Mauro Galvão e André Luís; Ademir, Vílson Taddei (Renê) e Ruben Paz; Sílvio (Gérson), Geraldão e Silvinho
Técnico: Dino Sani

No dia 4, o Seattle Sounder goleou a Seleção Chinesa, por 4x0. No BC Place, em Vancouver, o Colorado enfrentava o líder do torneio. Peter Beardsley abriu o placar para os canadenses, mas ainda no 1º tempo Renê e Sílvio viraram o jogo. Na 2ª etapa, a mesma dupla marcou, e o Internacional venceu por 4x1.
IN: Benítez; Edevaldo, Mauro Pastor, Mauro Galvão e André Luís; Ademir, Renê e Ruben Paz; Sílvio, Geraldão (Tarcísio, depois Gérson) e Silvinho
Técnico: Dino Sani

A última rodada ocorreu em 6 de agosto. Seattle Sounders e Vancouver Whitecaps. O vencedor teria que torcer por uma derrota colorada, e tentar superar o saldo de gols da equipe rubra. O Seattle venceu seu adversário por 2x1. Mas em Vancouver, com dois gols de Geraldão, um em cada tempo, o Internacional venceu a Seleção da China por 2x0 e ficou com a taça.
IN: Benítez; Edevaldo, Mauro Pastor, Mauro Galvão e André Luís; Ademir, Renê e Ruben Paz; Sílvio, Geraldão (Tarcísio) e Silvinho (Gérson)
Técnico: Dino Sani


Nenhum comentário:

Postar um comentário