Em 18 de maio de 1955 o Internacional enfrentou o Peñarol, em Montevidéu. Originalmente era para ter sido realizado um torneio quadrangular, com Internacional, Renner, Peñarol e Nacional, mas o Colorado não demonstrou interesse na competição, aceitando disputar apenas um amistoso, cuja renda seria utilizada no pagamento do passe de Salvador, centromédio colorado negociado com o Peñarol.
No dia do jogo, 27.300 torcedores compareceram ao estádio, fornecendo uma renda de mais de 43 mil pesos. Na preliminar, o Nacional venceu o Renner por 1x0.
Na partida principal, as equipes foram assim a campo:
INT: Lapaz (Mílton int, depois Oscar); Florindo e Ezequiel (Lindoberto); Mossoró, Oreco e Odorico; Luizinho (Ivo Diogo), Bodinho, Larry, Jerônimo e Chinesinho
Borghini; Dawoine e Bianchini; Rodriguez Andrade, Mourinho e Barrios; Cruz, Hobberg, Romay, Abbadie e Pelaez
O Peñarol começou arrasador a partida arrasador. Florindo, marcando Abbadie, saia da área, acompanhando o uruguaio, o que deixava um espaço vazio na defensiva colorada e obrigava Oreco a recuar demais, deixando de colaborar no trabalho de armação das jogadas. Logo aos 9', Abaddie lançou Cruz, que marcou. Peñarol 1x0.
Aos 15', Mossoró afastou mal e a bola caiu nos pés de Cruz, que chutou forte para marcar. Peñarol 2x0.
Aos 21', o técnico Teté tentou consertar o sistema defensivo, colocando Lindoberto no lugar de Ezequiel, mas aos 30' Romay desarmou Florindo no meio do campo e lançou Abbadie, que marcou mais um gol. Peñarol 3x0.
Tudo indicava uma goleada histórica do Peñarol, mas Teté corrigiu o posicionamento de Florindo e o Internacional reagiu. Em poucos minutos Larry e Bodinho já haviam acertado as traves do adversário.
Aos 42', Larry e Luizinho tabelam e a bola chega a Bodinho, que chuta para as redes, descontando o prejuízo.
Aos 45', Chinesinho executou um passe perfeito para Larry, que marcou o gol. Internacional 2x3 Peñarol.
No intervalo o Internacional trocou o goleiro La Paz, lesionado no final do 1º tempo, por Mílton e o Peñarol trocou o goleiro Borghini por Da Silva e o centromédio Mourinho por Salvador. O ex-atleta colorado estivera em Porto Alegre resolvendo questões pessoais e voltou ao Uruguai na véspera da partida, por isso começou no banco.
Na 2ª etapa o Internacional pressionou fortemente o adversário, dominando todo o período. O goleiro Mílton lesionou-se aos 28' do 2º tempo, sendo substituído por Oscar, o terceiro goleiro colorado na partida, e que teve a melhor atuação, fazendo duas defesas difíceis. Aos 40', Teté colocou Ivo Diogo no lugar de Luizinho, buscando dar sangue novo ao ataque. Aos 44' do 2º tempo, com os uruguaios já comemorando a vitória, Jerônimo avançou pela direita e cruzou para Larry, que chutou alto e forte, acertando o ângulo direito de Da Silva. Estava empatada a partida!
Ao final do jogo, Larry saiu de campo aplaudido pela torcida uruguaia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário