Em maio de 1947 o Flamengo do Rio veio a Porto Alegre, para disputar dois amistosos. O Flamengo tinha um time de jogadores de renome no futebol da época, e dois craques cuja fama ultrapassou o período em que atuaram: Zizinho e o ex-colorado Sylvio Pirillo.
O Flamengo enfrentaria Internacional e Cruzeiro. O Colorado vinha exatamente de uma derrota para o Cruzeiro por 1x0, pelo Torneio Extra. O resultado surpreendeu os cariocas. O Jornal dos Sports assim comentou o resultado: "Contrariando as opiniões dos entendidos o Cruzeiro derrotou o Internacional ontem a noite pelo escore de 1x0."
A imprensa carioca até reconhecia que seria uma partida difícil e que o Internacional tinha condições de fazer frente ao Flamengo.
Diz a tradição que os cariocas teriam dito que iam ao sul do país ensinar como se jogava futebol. Mas encontraram pela frente o Rolo Compressor...
Um bom público compareceu aos Eucaliptos: 13.128 torcedores, sendo 8.803 pagantes. E a aula de futebol começou cedo, mas não como os cariocas pensavam.
Logo aos 9', Vilalba chutou para defesa parcial de Luís Borracha. Adãozinho pegou o rebote e chutou para nova defesa parcial do goleiro. Carlitos pegou o segundo rebote e mandou para as redes! Internacional 1x0!
Aos 16', Fandiño avançou pelo centro e cruzou para Villalba, na esquerda, mandar uma bomba para o fundo do gol. 2x0!
Aos 18', a torcida ainda comemorando o gol, Adãozinho deslocou-se pela direita e cruzou para a área. A zaga do Flamengo parou e Carlitos, atento ao lance, marcou mais um. 3x0!
Aos 19', o habilidoso Sylvio Pirillo driblou Alfeu e passou para Tião, que avançou até o gol e chutou para as redes. O Flamengo diminuía o prejuízo: 3x1.
Aos 26', Tesourinha cruzou para Carlitos que, mesmo com o zagueiro Norival pela frente, conseguiu escolher o canto e chutar no ângulo direito do goleiro. Colorado 4x1!
Aos 28', Zizinho chutou a gol. Nena tentou cortar de cabeça e mandou para o fundo das redes: 4x2.
No 2º tempo, o Colorado começa cedo a balançar a rede. Aos 2', Adãozinho cruzou para Tesourinha, que de cabeça lançou para a entrada da pequena área, onde Elizeu chutou para o gol. Internacional 5x2!
Aos 8', Elizeu pressionou o lateral-direito Biguá, que tentava sair jogando. O rubro-negro perdeu a bola para o atacante colorado, que dentro da área deu um passe curto para Villalba, que vinha na corrida e encheu o pé. Colorado 6x2!
O pânico tomou conta dos cariocas, prevendo uma goleada histórica. Conta-se que em determinado momento os laterais flamenguistas, Biguá e Jaime, discutiram violentamente. Biguá teria reclamado do carnaval que Tesourinha estava fazendo do lado de Jaime, ao que o lateral-esquerdo teria respondido: "cala a boca que o Carlitos já fez 3 gols pelo teu lado".
Porém o Internacional parece que ficou com pena dos cariocas e passou apenas a administrar o jogo. Mas a superioridade colorada foi tão grande que assim resumiu o jogo o jornal "Correio do Povo": "O Internacional passou livremente pela cancha as suas camisetas, para gaudio da imensa e cada vez mais barulhenta família colorada".
Restava à imprensa carioca reconhecer a superioridade colorada:
Jornal dos Sports
Correio da Manhã
No dia 13 de maio o Flamengo despediu-se de Porto Alegre empatando em 2x2 com o Cruzeiro, no estádio da Montanha.
Prezado sr. Raul,
ResponderExcluirmeu nome é Ronan e escrevo em nome do portal de resultados esportivos FlashScore e acredito que o seu blog seria uma fonte de conteúdo interessante para a nossa audiência. Por esse motivo, gostaria de lhe convidar para uma troca de links conosco. Haveria interesse em conversar a respeito? Abraços e obrigado.