O "Guia" do Campeonato Municipal de 1913, evidentemente, não era um verdadeiro guia, apenas uma matéria publicada no jornal A Federação em 12 de maio de 1913, falando sobre os clubes que disputariam o torneio. O jornal prometia inclusive a publicar mais detalhes sobre os participantes, nas edições seguintes, o que não ocorreu.
Mas vamos à matéria em questão (manteve-se a escrita original):
"Está marcado, para o próximo domingo de junho, o 1º match da Liga Porto Alegrense.
Apezar de não estar tão bem constituída como em annos passados, a liga tem bons elementos que farão todo o esforço para que as provas sejam bastante disputadas.
Como se sabe, occupa actualmente o Gremio de Foot-Ball Porto Alegrense, o logar de campeão.
Pelo que dizem os seus mais enthusiastas socios, parece que as taças continuarão em poder do gremio ainda este anno.
Segue-se lhe a S.C. Internacional, que com afinco prepara seus teams "para dar um golpe de mestre em alguem" expressão de um Internacionalista decidido.
Vem em 3º logar o Fuss-Ball Porto Alegrense, que apezar de estar-se resentindo da falta de bons jogadores, fará entretanto todo o esforço para dar lettra.
Logo após aparece o Trisch Auf.
Quais desconhecidos, os elementos que compõem os teams sociaes; entretanto podemos assegurar que está elle fadado a fazer boa figura ou... quem sabe, a dar algum furo...
Depois o imparcial Black com o seu "Kraft Iungens! Verzueifelt nicht der Sieg ist sicht, incitando os jovens foot-ballers a peleja, fará animo aos do Frisch Auf e o inimigo precisará ter muito cuidado se não quizer comer a sempre lembrada salada de xúxús.
Em ultimo, como mais novo, figura o Colombo.
Não podemos ainda formar um juizo seguro das équipes deste club, por não conhecer-mos seu jogo.
Entretanto, fala-se que os teams, com especialidade o 1º, estão bem constituidos e trenadissimos sendo bem possivel que façam alguma cousa que ninguem espera.
Eis, em resumo, a maneira como está organisada a Liga."
No texto, dois pequenos erros nos nomes dos clubes: o correto é Fussball Club Porto Alegre, e não Porto Alegrense. E no Frisch Auf, um erro de impressão transformou o F em T, na primeira vez que o nome do clube aparece. Já o imparcial Black era o veterano Georg Black, ex-jogador gremista e fundador do Frisch Auf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário