A partida começou agitada. Logo aos 6', Geada passou para Hermes, que chutou de longe, vencendo o grande goleiro Ivo. Grêmio 1x0. Mas aos 18'a alegria gremista diminuiu. Leônidas, Villalba e Elizeu trocaram passes na defensiva gremista, e este último chutou no ângulo direito, empatando a partida.
O Internacional passou a pressionar em busca da vitória. Aos 25', Leônidas livrou-se da marcação de Danton e chutou para as redes: Internacional 2x1! O Grêmio reagiu ainda no 1º tempo. Aos 37', Teotônio cobrou escanteio, Geada pulou mais alto que Nena e cabeceou para as redes, empatando novamente a partida.
Logo no início do 2º tempo, porém, Elizeu cruzou e Adãozinho cabeceou com força para marcar: Internacional 3x2.
E aos 25', ocorreria o lance polêmico do jogo. Touguinha chutou de fora da área, a bola bateu no pé de Abigail, subiu e bateu na mão do lateral colorado. O juiz José Carvalho marcou pênalti, mas os jogadores colorados o cercaram, mostrando que o bandeirinha havia marcado irregularidade no lance. O juiz consultou o auxiliar Ivo Tavares, que confirmou ter marcado impedimento de Hermes na jogada. O juiz, corretamente, anulou a marcação, mas os gremistas se revoltaram. Indignados, sentaram no gramado dos Eucaliptos, impedindo que a partida continuasse. Apenas o goleiro Júlio, ex-jogador do próprio Internacional, queria continuar a partida e chorou de vergonha com a atitude de seus companheiros.
A direção gremista tentou anular a partida. Ao perceber que não conseguiria reverter a decisão do juiz, tentou marcar uma data para que fossem disputados os 20 minutos restantes. Mas em 11 de setembro de 1948, a FRGD considerou a conduta dos jogadores gremistas irregular e confirmou a vitória colorada por 5 votos a 2.
No 2º turno, o Internacional iria aumentar a diferença. Na última rodada do returno, já campeão, venceu o Gre-Nal por 7x0. O Colorado terminou o campeonato 9 pontos na frente do Grêmio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário