Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de julho de 2020

A verdadeira estatística dos Gre-Nais


A estatística usual do clássico Gre-Nal aponta os seguintes números:
442 partidas
163 vitórias do Internacional
138 empates
141 vitórias do Grêmio
602 gols do Internacional
574 gols do Grêmio

Mas esta estatística contém um equívoco, relacionado ao clássico número 11, o "Gre-Nal de Sangue".

O clássico disputado em 4 de agosto de 1918, na Baixada, foi marcado por lances violentos, dentro e fora de campo. Aos 35' do 1º tempo, o juiz Oscar Fontoura marcou uma mão dentro da área colorada. Garibotti cobrou o pênalti e abriu o placar para o Grêmio. Poucos minutos depois, uma discussão sobre um lateral deu início a uma briga, envolvendo torcedores e jogadores. No meio da confusão, o torcedor gremista Manoel de Almeida Costa, armado de uma faca, esfaqueou o torcedor Octavio Telles de Freitas e o jogador colorado Álvaro Ribas. A partida foi interrompida aos 42' do 1º tempo.

O jornal A Federação, de 5 de agosto de 1918, na página 7, assim descreveu a confusão:

                                                                             Por questões de foot-ball estabeleceu-se uma discussão em que accidentalmente se viram envolvidos o jovem Alvaro Ribas, pertencente a 1º ‘team’ do ‘Internacional’, e sr. Octavio Telles de Freitas, funcionario da Delegacia Fiscal.

                                                                      Ambos foram aggredidos pelo sr. Manoel de Almeida Costa, que, armado de faca, desferiu golpes que attingiram Telles e Ribas, resultando-lhes ferimentos profundos na coxa esquerda.


A situação do jogo interrompido tornou-se motivo de debate nos primeiros dias após o acontecimento. No Correio do Povo, em 5 de agosto de 1918, na página 5, era publicado o seguinte comentário:

                                                                    “Nesta occasião, não obstante o   Grêmio já possuir sobre o                                                 seu antagonista a vantagem de 1 goal conseguido por um penalty, não se                                                 poderia precisar a quem caberia a palma da Victoria, pois o quinteto                                                       alvi-rubro vinha pondo em constantes perigos o goal adversário”.

No dia 12 de agosto de 1918, a Associação Porto Alegrense de Desportos (APAD) decidiu que o tempo restante seria disputado em setembro, após encerrados os jogos já previstos pelo calendário. Em 13 de setembro ocorreu a última partida do calendário. No dia 24 de setembro de 1918 a APAD se reuniu, para marcar a data em que seriam disputados os 48 minutos restantes. O Internacional queria a anulação da partida e que todos os 90 minutos fossem disputados. Mas a reunião transcorreu sem polêmica, pois o Grêmio desistiu de jogar, seja o tempo restante, seja uma nova partida, fazendo a entrega oficial dos pontos. O Internacional foi declarado o VENCEDOR da partida. A própria pontuação final do campeonato, em que o Internacional aparece como vice-campeão, com 12 pontos ganhos, demonstra isso.

Então, uma partida que é contada como vitória gremista, é na verdade uma VITÓRIA colorada.

A verdadeira estatística dos clássicos é:

442 partidas
164 vitórias do Internacional
138 empates
140 vitórias do Grêmio
602 gols do Internacional
574 gols do Grêmio



Nenhum comentário:

Postar um comentário