Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Um jogo - Internacional 1x0 Atlético MG - Robertão


 
Em 6 de outubro de 1968 o Internacional enfrentaria o Atlético Mineiro, no Mineirão.

Era a 5ª partida de Daltro Menezes no comando do time. Depois de uma boa estreia, batendo o Vasco por 2x1, ele empatou com a Portuguesa, fora (3x3), com o Bahia, em casa (1x1) e perdeu em Curitiba para o Athlético (1x3). A situação na tabela não era boa.

O Mineirão, inaugurado em 5 de setembro de 1965, ainda era imbatível para os gaúchos. O Internacional havia jogado duas vezes lá, com um empate e uma derrota.

Daltro mandou a campo a mesma equipe que havia terminado a partida em Curitiba: Schneider; Laurício, Scala, Pontes e Sadi; Tovar e Elton; Carlitos, Bráulio, Claudiomiro e Dorinho. O esquema de jogo era defensivo, com os laterais auxiliando os zagueiros no combate aos atacantes adversários. Os centromédios Tovar e Elton ficavam postados mais à frente, dando o primeiro combate. Bráulio cuidava da armação, auxiliado por Dorinho, que recuava. Na frente ficavam apenas o ponteiro-direito Carlitos e o centroavante Claudiomiro. Bráulio e as vezes Tovar chegavam à frente para ajudar.

O Atlético estreava um novo técnico, Nilton Santos, o grande lateral-esquerdo do Botafogo e Seleção Brasileira. As duas equipes apresentaram um futebol regular, com bastante empenho. O Atlético era mais voluntarioso, enquanto o Internacional era mais objetivo. Mas as chances criadas pelos ataques invariavelmente acabavam nas mãos de Schneider e Mussula.

No intervalo, Balzaretti substituiu Elton, indo para a ponta-esquerda e deixando Dorinho definitivamente no meio campo. O Internacional manteve a partida no meio de campo, procurando os contra-ataques. O ataque do Atlético, perdido na marcação, nada fazia. Vaguinho e Tião estavam em péssima tarde. E aos 9' do 2º tempo, Nilton Santos ainda comete um erro: tirou Lola, que era então o melhor avante mineiro, e colocou Fiote, que nada acrescentou ao time.

Aos 37', Bráulio avançou pela direita e cruzou forte. Claudiomiro e Humberto Monteiro entraram no lance, e na tentativa de afastar o defensor mandou a bola para as próprias redes. Internacional 1x0!

Após o gol, o Internacional limitou-se a deixar o tempo passar, diante de um Atlético impotente para reagir. Ao final da partida, o Internacional se tornou o primeiro gaúcho a vencer no Mineirão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário