O Internacional, quando foi fundado, realizou seus primeiros treinos no "ground" da Rua Arlindo. Mas o local alagava com facilidade e ficava, na época, distante do centro. Assim, ainda em 1909 o clube mudou-se para o campo da Várzea ou da Redenção, que também era utilizado pelo Militar, fundado pouco depois do Colorado.
O Militar era formado por alunos da Escola de Guerra e foi o primeiro campeão da cidade, em 1910. Mas no início de 1911 a Escola de Guerra foi transferida para o Rio de Janeiro, e o Internacional tornou-se o único responsável pelo campo. O Internacional jogou no campo da Várzea três amistosos em 1909 e mais duas partidas pelo campeonato municipal de 1910.
O Internacional jogaria mais três partidas pelo campeonato de 1911. Para essa temporada foram realizadas melhorias no "ground", que agora exclusivo do Colorado.
“O amplo ground do Campo da
Redenção passou por importantes reformas; alem de ter sido completamente
cercado, foram collocados em redor do mesmo bancos para as exmas famílias,
convidados, representantes da imprensa e para a commissão da Liga de
Foot-Ball.”[1]
As reformas parecem não terem sido suficientes, pois em 4 de junho de 1911, na primeira partida da temporada, o Internacional bateu o Nacional por 6x0, mas a imprensa destacou que as linhas do campo não estavam bem marcadas e havia cascas de frutas no gramado. No dia 9 de julho de 1911 o Colorado bateu o 7 de Setembro por 4x1. O campo estava mal marcado e apenas parcialmente cercado. Os torcedores faziam a linha lateral. Um torcedor teve que invadir o campo para mostrar onde era a marca do pênalti, devido à má sinalização do campo. [2]
O
Internacional já trabalhava com a ideia de sair do campo da Redenção ainda em
1911. Em outubro, era noticiada a possibilidade do clube transferir-se para um
“amplo ground”, no arrabalde de São João.[3]
Mas a temporada de 1912 começou com a Várzea sendo a casa colorada. Em 4 de abril
de 1912 o Internacional inaugurou chalé e pavilhão para sócios no campo da Várzea. No dia 10 de
abril de 1912, o clube abriu oficialmente sua temporada, com um churrasco para
sócios, jogadores e familiares.
Enquanto isso, um outro clube da capital, o Grêmio Cachoeirense, inaugurava sua sede esportiva.
No dia 28 de abril de 1912, chegou a ocorrer uma partida de futebol na Chácara dos Eucaliptos.
Voltando à Redenção, as benfeitorias do "ground" da Várzea, porém, não seriam aproveitadas em partidas do Colorado. O primeiro jogo do clube na temporada ocorreu em 5 de maio de 1912, vitória por 7x0 sobre o Nacional, na Baixada. O jogo seguinte, contra o Fussball, seria na Várzea, em 2 de junho. Mas no dia 18 de maio começou a chover forte. Se a enchente de 1941 foi a maior que Porto Alegre enfrentou, que causou mais estragos e levou à realização de obras de contenção, a enchente de 1912 duraria mais tempo. Foram três enchentes sucessivas, em maio, agosto e setembro. O Campo da Várzea da Redenção era um dos locais que costumavam alagar frequentemente. A partida contra o Fussball foi realizada no Turner Bund, campo do Frisch Auf. Quando a região começava a voltar à normalidade, fortes chuvas caíram na cidade, entre 10 e 14 de agosto. E no início de setembro, novo dilúvio. Em 1983, em uma matéria sobre as enchentes históricas de Porto Alegre, o Correio do Povo assim se referiu à enchente de 1912:
“As outras zonas clássicas de alagamento achavam-se também inundadas: os Navegantes, o Campo da Redenção, ‘transformado em vários e longos lençóis d’água’, as zonas próximas ao Riachinho, no Partenon e Azenha.” [6]
O Internacional jogaria todas as demais partidas do campeonato na Baixada, campo do Grêmio. Ficava claro a necessidade de um novo campo para o clube, mais protegido das ações do tempo. O Grêmio Cachoeirense parece ter tido vida curta. Ele aparece na imprensa entre março e junho de 1912. O Asilo Providência, proprietário da Chácara dos Eucaliptos negocia com o Internacional, que aluga o terreno. Em 17 de maio de 1913 ocorreu a inauguração oficial, mas apenas um evento social, sem partidas de futebol.
A primeira partida ocorreu apenas em 8 de junho de 1913, na abertura do campeonato municipal. Internacional e Grêmio se enfrentariam. Ás 13:30 horas entraram no gramado as equipes de 2ºs quadros. E logo aos 8' de jogo, o centroavante colorado Bendionda, em rápida escapada, driblou o zagueiro Corrêa e o goleiro Teichmann, chutando para as redes e marcando o primeiro gol do novo "ground". Bendionda ainda marcaria mais dois gols e perderia um pênalti, tudo na 1ª etapa. O Colorado venceu o clássico por 4x1. Ás 15:30 enfrentaram-se as equipes principais, tendo o Grêmio vencido por 2x1.
Foto do Campo da Redenção, em partida do campeonato municipal de 1910.
A Chácara dos Eucaliptos seria a casa colorada de 1913 a 1930. Na foto, Internacional x Cruzeiro, em 1918.
Nenhum comentário:
Postar um comentário