O Internacional foi convidado para disputar, no início de 1972, o Torneio Quadrangular Copa Alcadía de Bogotá, ou simplesmente, Copa Cidade de Bogotá. Além do Internacional, participariam os colombianos Independiente Santa Fé e Millonarios, e o iugoslavo Estrela Vermelha.
A equipe iugoslava era a grande sensação para a imprensa colombiana, principalmente devido a Dragan Dzajic, melhor jogador do país e quarto melhor da Europa. Entretanto, o craque iugoslavo, lesionado em um amistoso contra o Sevilla, não jogou na Colômbia. O Colorado era considerado um representante do veloz futebol brasileiro. A primeira rodada estava marcada para o dia 16 de janeiro de 1972, em El Campín. O Internmacional recém havia voltado das férias, e o time de Dino Sani só havia disputado um amistoso (2x0 Novo Hamburgo).
Na primeira rodada, na preliminar, o Estrela Vermelha bateu o Millonarios por 4x3. Na partida de fundo o Colorado enfrentou o Independiente Santa Fé. Chovia muito em Bogotá, atrapalhando a qualidade do jogo. Claudiomiro e Árlem foram os melhores atacantes colorados no 1º tempo, mas a chuva e a falta de preparo físico adequado impediram uma boa atuação do Internacional. No início do 2º tempo o Internacional, alternando toques longos e curtos, tentou levar perigo ao gol colombiano, destacando-se Carbone. Mas o esforço não durou muito tempo. Depois de um período de domínio colombiano, onde o goleiro Schneider destacou-se, a partida parecia encaminhar-se ao empate. Mas aos 44' do 2º tempo, o lateral Vazques cruzou para a área, Ernesto Díaz dominou e chutou no canto esquerdo de Schneider, marcando o único gol da partida.
O tempo ruim continuou sobre Bogotá. A segunda rodada, marcada para o dia 20, foi transferida para o dia 21 e novamente para o dia 22, devido à chuva. No dia 22 a bola rolou, mesmo abaixo de mau tempo. A imprensa colombiana considerou que o gramado estava impraticável. Independiente Santa Fé e Estrela Vermelha ficaram no 0x0. No jogo de fundo, o Internacional começou melhor, dominando o Millonarios, apesar do campo pesado. Jogando pelas pontas, o Colorado levava pânico à defensiva adversária, com Valdomiro e Árlem, mas pecava na hora de finalizar. Nos minutos finais do 1º tempo, Claudiomiro foi derrubado na área. O próprio centroavante cobrou o pênalti, mas o goleiro Cañón, adiantado, defendeu. Na sequência, Edison Scott cometeu pênalti em Brand. Vilano cobrou, mas Schneider espalmou para escanteio. No 2º tempo, a partida ficou parelha, com as duas equipes lutando bravamente contra as condições do gramado. Aos 21', após uma confusão na área colorada, a bola sobrou para Ortiz, que chutou para marcar. Depois do gol, praticamente não teve mais jogo, devido às condições do gramado, embora o Internacional fosse mais agressivo que seu adversário.
No dia 23 ocorreria a última rodada, tendo na preliminar o clássico colombiano e no jogo de fundo o confronto entre Internacional e Estrela Vermelha. Aos 10 minutos de jogo da partida preliminar começou a chover, de início fraco, mas l,ogo em seguida um temporal. No início do 2º tempo, com a partida ainda 0x0, o árbitro Mário Canessa advertiu os jogadores da falta de condições de jogo, mas os atletas preferiram continuar jogando. Porém, aos 2' o juiz paralisou a partida, que não voltou a ser realizada. No horário da partida de fundo a chuva havia parado, mas o árbitro Guillermo Velázquez considerou que não havia condições de jogo e cancelou a partida, embora os dirigentes brasileiros e iugoslavos quisessem jogar. Mais tarde, as direções dos quatro clubes, os organizadores do torneio e a liga colombiana se reuniram para decidir o futuro da competição. A chuva estava afastando o público dos jogos e os organizadores estavam tendo prejuízo. A proposta de realizar a rodada em outra data obrigaria os organizadores a terem mais despesas com a estadia dos clubes estrangeiros e o tempo continuava instável. Com isso, foi decidido pelo encerramento do torneio, sem a realização da última rodada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário