Total de visualizações de página

sábado, 23 de janeiro de 2021

Um clássico - Internacional 2x0 Grêmio - 05/03/1967


Em 1967 as federações carioca e paulista decidiram ampliar o Torneio Rio-São Paulo para os estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. A competição, que oficialmente se chamava Torneio Roberto Gomes Pedrosa, caiu no gosto popular como "Robertão". E logo na primeira rodada estava marcado o clássico Gre-Nal, no estádio Olímpico, em 05/03/1967.

A organização do torneio decidiu que todos torcedores deveriam pagar ingresso nas partidas, inclusive os sócios, o que afetou a torcida gremista principalmente, pois o jogo seria disputado no estádio Olímpico. Mesmo assim, a partida entusiasmou a cidade e havia o temor de que não houvesse espaço para todos os torcedores interessados em assistir o jogo.

O regulamento do torneio determinava que torcedores que jogassem saquinhos de urina ou dirigissem gracejos inconvenientes às mulheres fossem retirados do estádio.

As duas equipes organizaram-se com poucos desfalques. O Grêmio não contaria com Ortunho, mas o jovem Everaldo o substituiria. No Internacional, Joaquim desfalcaria o time, entrando em seu lugar David.

Mais de 30 mil torcedores compareceram ao Olímpico, para assistir o clássico, o primeiro Gre-Nal válido por uma competição nacional. O Grêmio começou a partida pressionando o Internacional, tentando resolver o jogo logo. O Colorado começou com uma postura mais defensiva. Elton apoiava os quatro defensores. Lambaria cobria o meio campo, ao lado de Dorinho, e Bráulio recuava para fazer a ligação. Apenas Carlitos e David ficavam no ataque. Para conter a força ofensiva gremista, o Internacional recorria a faltas, algumas próximas à área, onde as cobranças de Alcindo assustavam a torcida. Como reação, o Colorado contra-ataque pela direita, com Carlitos, mas Everaldo anulava o esforço alvi-rubro.

Buscando modificar o quadro da partida, o técnico colorado Sérgio Moacir Torres decidiu atacar pela esquerda. David recuava e lançava Bráulio nas costas de Áureo. Esse lance levou perigo duas vezes ao setor defensivo gremista. E aos 22', um ataque parecido começou a mudar a história do jogo. Carlitos lançou David, que avançou, driblou Aírton e Áureo e atrasou para Bráulio chutar de pé direito, à meia altura, no canto direito. Internacional 1x0! O gol abalou o Grêmio, que não conseguia reagir. A jogada clássica do Tricolor, os lançamentos para Alcindo, foi anulada quando Sérgio Moacir determinou que o zagueiro colorado Scala se antecipasse na jogada. O outro atacante perigoso gremista, Volmir, era marcado de perto por Laurício, apoiado por Elton ou Lambari. O lateral direito gremista Altemir ficou livre, pois o ponteiro-esquerdo colorado Dorinho jogou toda a partida recuado. Mas por falta de orientação do técnico gremista Carlos Froner, não aproveitou a liberade para apoiar.

No 2º tempo o Grêmio voltou novamente propondo o jogo, mas sem levar perigo ao gol colorado. Os gremistas imaginavam que esse seria o cenário da partida, e que com o passar do tempo chegariam ao empate. Mas depois dos 30' a situação se inverteu. Sérgio Moacir Torres mudou a atitude do time, que passou a pressionar o Grêmio em busca do segundo gol. E aos 35' Carlitos desceu pela direita, cruzou para Bráulio, que serviu a Carlinhos (que havia substituído David). O atacante chutou da intermediária, fraco, sem muitas pretensões, mas Alberto pulou tarde, a bola passou por baixo de seu corpo, em um "frango". Internacional 2x0!

Depois do 2º gol do Internacional, os jogadores gremistas começaram a cometer erros sucesssivos, nas tentativas de atacar, enquanto os colorados limitavam-se a prender a bola e deixar o tempo passar. Ao final da partida, o Internacional venceu o clássico com méritos, assumindo a liderança do Robertão.

Equipes:
IN: Gainete; Laurício, Scala, Luiz Carlos e Sadi; Lambari e Elton; Carlitos, Bráulio (Wanderley), David (Carlinhos) e Dorinho
Técnico: Sérgio Moacyr Torres Nunes
GR: Alberto; Altemir, Aírton, Áureo e Everaldo; Cléo e Sérgio Lopes; Babá (Paulo Lumumba), Joãozinho, Alcindo e Volmir
Técnico: Carlos Benevenuto Froner

Nenhum comentário:

Postar um comentário