Luís Ribeiro Pinto Neto nasceu em 16 de novembro de 1946, em Arco Verde (PE).
O ponteiro-esquerdo começaria sua carreira nas categorias de base do Ferroviário de Natal, em 1963. No ano seguinte atuou pelo ABC, voltando ao Ferroviário na temporada de 1965.
Observado por um olheiro do Fluminense, Lula foi contratado. Sua estreia ocorreu em 20 de março de 1965, quando o Flu perdeu para o São Paulo por 3x0, pelo Torneio Rio-São Paulo. Em 1966 Lula foi campeão da Taça Guanabara, que na época era um torneio separado do campeonato carioca.
No segundo semestre de 1967 Lula foi emprestado ao Palmeiras, disputando a Taça Brasil e o campeonato paulista. Sua estreia ocorreu em 2 de agosto de 1967, na vitória por 2x1 sobre a Ferroviária, em jogo válido pelo estadual. Seu último jogo ocorreu em 29 de dezembro, vitória de 2x0 sobre o Náutico, na final da Taça Brasil.
De volta ao Fluminense, Lula foi campeão da Taça de Prata em 1970 e carioca em 1969, 1971 e 1973. Suas boas atuações lhe renderam uma convocação para a Seleção Brasileira, jogando contra a Argentina em 31 de julho de 1971. Em pleno Monumental de Núñez, pela Copa Roca, o Brasil empatou em 2x2 com os argentinos, ficando com a taça. Em 1972 foi convocado para a Minicopa, vencida pelo Brasil, mas não atuou em nenhuma partida. Sua despedida do Fluminense ocorreu em 19 de fevereiro de 1974, em amistoso que a equipe carioca foi derrotada pelo Comercial MS por 2x1.
No início de março Lula foi convocado para a Seleção Carioca, que empatou com a Seleção Paulista em 2x2, no Morumbi, no dia 3. A imprensa carioca criticava sua não convocação para a Seleção Brasileira que disputaria a Copa do Mundo na Alemanha. Mas no Fluminense a direção decidiu advertí-lo oficialmente, por ter criticado publicamente o esquema do técnico Duque, que o colocava para atuar como falso ponta-esquerda, voltando para marcar. No dia 4 Lula reafirmou suas críticas, e a direção do Flu decidiu multá-lo. Aproveitando a confusão, no dia 6 a direção colorada apresentou uma proposta para contratar o jogador. No dia 8 o Corinthians entrou na disputa, mas no dia 9 de março o Colorado, que aumentou a proposta inicial de 700 mil para um milhão de cruzeiros, contratou o o ponteiro-esquerdo.
Lula estreou no Internacional em 24 de março de 1974, no Gre-Nal válido pelo campeonato brasileiro. O Internacional venceu por 2x1 e Lula teve boa atuação, tomando conta da camisa 11. Depois de sua estreia, Lula só ficaria de fora de uma partida do campeonato brasileiro. Em 20 de abril, contra a Desportiva, ele marcou seu primeiro gol, na vitória colorada por 3x0. No dia 15 de maio, no Maracanã, o Internacional venceu o Botafogo por 3x2, com três gols de Lula. Na última partida do campeonato, o Vasco vencia por 2x0 e já comemorava o título quando Lula marcou um gol e iniciou a reação que levou ao empate e obrigou a equipe carioca a jogar uma partida-extra contra o Cruzeiro.
Mas foi no Gauchão que Lula definitivamente encantou a torcida colorada. Logo na estreia, 4 de agosto, o Internacional venceu o Atlético de Carazinho por 1x0, gol de Lula. No jogo seguinte o Colorado bateu o Santa Cruz por 5x1. Valdomiro fez o primeiro gol, de falta. Nos outros quatro gols, Lula deu a assistência. Contra o Esportivo, nova goleada, 4x0. Lula enlouqueceu a defesa adversária com seus dribles. O Colorado teve 20 conclusões a gol, marcando 4 e criando mais 8 chances claras de gols. Em 15 de setembro o Internacional enfrentou o Gaúcho. A direção do Gaúcho decidiu abrir buracos no campo do Volmar Salton, por onde correria o ponta-esquerda colorado Lula. Não adiantou muito, pois aos 16' do 2º tempo Lula cobrou falta, rolando a bola para Valdomiro mandar para as redes: Internacional 1x0. No Gre-Nal que decidiu o campeonato, em 1º de dezembro, aos 25' do 2º tempo Lula cruzou da esquerda para a área gremista, Ancheta cortou de cabeça, mas a bola caiu nos pés de Valdomiro, que mandou um foguete para as redes. Internacional 1x0, Colorado campeão!
Em 1975, na excursão à Europa, Lula fez o primeiro gol colorado, cobrando falta, na vitória de 1x0 sobre o Ostende (Bélgica). No campeonato gaúcho, gols e assistências colaboraram para a conquista do hepta, alcançando a maior sequência gremista. No campeonato brasileiro a rotina se manteve, com direito a gol no clássico Gre-Nal, que terminou 1x1. E sua grande atuação foi no Maracanã, em 7 de dezembro. A imprensa carioca falava em goleada do Fluminense, na semifinal do campeonato brasileiro. Mas aos 33' do 1º tempo Falcão e Lula tabelaram. O centromédio lançou Lula dentro da área, que mesmo perseguido por Toninho, chutou de primeira para marcar o primeiro gol do jogo. Na 2ª etapa o Internacional faria mais um e uma semana depois conquistaria seu primeiro título brasileiro.
Em fevereiro de 1976 Lula voltou à Seleção Brasileira, jogando contra a Seleção Brasiliense (1x0), Uruguai (2x1) e Argentina (2x1). Contra os argentinos, no Monumental de Núñez, Lula fez seu primeiro gol pela Seleção. Em 7 de março de 1976 o Internacional estreou na Taça Libertadores em uma partida que é considerada por muitos como a maior da história do Mineirão. Em uma jornada azarada de Figueroa, o Colorado perdeu por 5x4 para o Cruzeiro. Mas Lula fez o primeiro gol colorado na história da Libertadores e ainda fez a assistência para o gol de Valdomiro. O Internacional foi eliminado na Taça Libertadores, mas no gauchão seguia firme rumo ao octa. No Gre-Nal decisivo, Lula deu show: aos 14' do 2º tempo Lula aplicou uma meia-lua em Ancheta e tocou por cima de Cejas, para abrir o marcador. Aos 20' Lula recebeu a bola no meio de campo, correu com ela até a área e tocou para Dario, livre, concluir. O Internacional venceu por 2x0.
Durante o campeonato gaúcho Lula também esteve a serviço da Seleção Brasileira, contra Uruguai (2x1), Argentina (2x0), Inglaterra (1x0), Seleção da Liga Estadunidense (2x0) e Itália (4x1). Conquistou a Taça do Atlântico, a Copa Rio Branco, a Copa Roca e a Copa Bicentenário dos Estados Unidos. No campeonato brasileiro novamente Lula mostrou-se um jogador decisivo. No dia 7 de setembro, no Gre-Nal, o Colorado venceu por 3x1, dois gols de Lula. No final do ano o Internacional conquistava o bicampeonato brasileiro.
Jogador polêmico, chegou a provocar um pedido de demissão de Rubens Minelli. Chamado às pressas ao Beira-Rio, Frederico Arnaldo Ballvé reuniu o grupo de jogadores no vestiário e perguntou quem tinha críticas ao trabalho do técnico. Todos ficaramem silêncio, mas Lula ergueu a mão e ia falar quando Ballvé cortou: Tu não, Lula, tu reclama até da tua mãe. A gargalhada que se seguiu acabou com crise. Foi Ballvé que declarou, sobre Lula: "durante a semana ele nos incomoda e no domingo incomoda os adversários".
Em janeiro e fevereiro de 1977 Lula esteve a serviço da Seleção Brasileira, atuando contra Bulgária (1x0), Seleção Paulista (2x0), Combinado Fla-Flu (1x1) e Millonarios da Colômbia (2x0). Na volta lesionou-se, e só foi atuar pelo Internacional em 24 de abril, na vitória por 1x0 sobre o Corinthians, pela Taça Libertadores. Após a vitória sobre o El Nacional (2x0) no dia 5 de maio, Lula ficaria mais dois meses sem jogar. Voltaria a atuar ainda pela Libertadores, na derrota por 1x0 para o Cruzeiro, em 7 de julho. Lula ainda disputaria mais sete partidas pelo clube. Sua despedida ocorreu em 14 de agosto, na derrota de 2x1 para o Grêmio, pelo campeonato gaúcho. Pouco depois Lula foi negociado com o Sport, onde encerraria a carreira em 1980.
Entre 1989 e 2014, Lula trabalhou na Arábia Saudita, treinando clubes locais. Após, retornou ao Brasil. Em 11 de fevereiro de 2022, em Recife, Lula sofreu uma para cardíaca e faleceu.
Números de Lula pelo Internacional:
182 partidas
124 vitórias
39 empates
19 derrotas
59 gols
campeão brasileiro em 1975 e 1976
campeão gaúcho em 1974, 1975 e 1976
Suas vítimas:
4 gols
Grêmio
3 gols
Vitória, Botafogo, Fluminense e Torres ITA
2 gols
Internacional SM, Juventude, Caxias, Riograndense RG, Combinado de Vacaria, Botafogo SP, Desportiva, Náutico, Flamengo, Combinado Olbia-Arzachena ITA e Sportivo Luqueño PAR
1 gol
Ypiranga, São Paulo RG, Associação Santa Cruz, Internacional de São Borja, São Luiz, Novo Hamburgo, Estrela, Atlético de Carazinho, Encantado, Treze, Sport, Vila Nova, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Santa Cruz, América RN, Vasco da Gama, Ostende BEL, Seleção de Pescara ITA e Deportivo Cuenca EQU
Números de Lula pelo Fluminense
378 partidas
170 vitórias
105 empates
103 derrotas
102 gols
campeão da Taça de Prata em 1970
campeão carioca em 1969, 1971 e 1973
Números de Lula pelo Palmeiras
17 partidas
13 vitórias
2 empates
2 derrotas
3 gols
Números de Lula pela Seleção Brasileira
13 partidas
11 vitórias
2 empates
2 gols marcados
Lula faleceu em 11 de fevereiro de 2022.
Nenhum comentário:
Postar um comentário