Bento Martins de Oliveira nasceu eu Uruguaiana, em 1900 ou 1901.
O jovem Bento (ou Bentinho, como era chamado nos seus primeiros tempos de futebol) começou a jogar na equipe do Esperança, de sua cidade natal. Em 20 de julho de 1915 o atacante enfrentou o Internacional, que venceu o Esperança por 3x2, em amistoso disputado em Uruguaiana.
No ano seguinte Bento mudou-se para Porto Alegre, para estudar, e ingressou no Internacional. Com pouca idade, foi jogar nos filhotes (os juniores da época). No dia 7 de maio de 1916 eleestava em campo, defendendo os filhotes do Colorado contra os filhotes do Cruzeiro, campeões da cidade. O amistoso terminou 4x2 para o Cruzeiro, mas Bento foi elogiado pela imprensa.
No ano de 1918 Bento conquistou a titularidade, condição que manteve em 1919. Mas sua grande temporada foi 1920, quando mais atuou pelo Internacional e mais fez gols, destacando-se os três gols marcados na vitória de 4x0 sobre o Porto Alegre, em 13 de junho de 1920, e os quatro gols marcados nos 14x2 sobre o Municipal, em 20 de junho.
Em 31 de outubro de 1920, Bento fez parte da Seleção Acadêmica que venceu o Grêmio por 2x1.
No dia 15 de novembro Bento não estava em campo na vitória de 5x4 sobre o São José, que deu o título da cidade ao Colorado. Mas no dia 25 jogou contra o Petersfield, equipe da marinha inglesa, no primeiro jogo do Internacional contra uma equipe europeia. O Colorado venceu por 5x2, Bento marcou um gol e ainda perdeu um pênalti. Essa seria sua última partida pelo Internacional.
Na véspera de Natal de 1920 era noticiado que Bento estava doente, e que seu médico era o ex-atleta colorado Carlos Kluwe. Devido à doença, o jogador retornaria a sua cidade natal, deixando para trás a faculdade de medicina e o Internacional. mas em 8 de junho de 1921 o jornal A Federação publicava uma boa notícia sobre o quadro de saúde do jogador.
Mas infelizmente o quadro era mais grave que o imaginado. Buscando recuperar-se, Bento chegou a mudar-se para Montevidéu. Quando ficou claro que a situação era irreversível, retornou a Uruguaiana, para esperar o fim junto dos seus. Na manhã de 12 de novembro de 1921 encerrou-se a vida de Bento Martins de Oliveira.
Seus números pelo Internacional:
33 partidas
20 vitórias
2 empates
11 derrotas
22 gols marcados
campeão municipal em 1917 e 1920
Suas vítimas:
4 gols
Porto Alegre, Municipal e São José
2 gols
Militar e União de Pelotas
1 gol
Cruzeiro, Guarany de Bagé, Brasil de Pelotas Santanense, Taquarense e Petersfield ING
Nenhum comentário:
Postar um comentário