Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Jogadores do passado - João Crescêncio


João Crescêncio nasceu em São Pedro do Sul, em 25 de dezembro de 1918. Na época a localidade ainda fazia parte de Santa Maria, só tornando-se município em 1926.

Nos anos 1930 João Crescêncio mudou-se para Porto Alegre, para estudar. Em 1937 ingressou na Polícia Militar. Crescêncio jogava futebol no quartel e foi convidado para fazer um teste no Internacional, ingressando no 2º quadro. O atleta também gostava de outros esportes, defendendo as cores coloradas no basquete e no atletismo.

Em um grupo muito qualificado, em uma época que não havia substituições, João Crescêncio não passou do 2º quadro, jamais jogando pelo time principal colorado. Mas disputou campeonatos de basquete e de atletismo. Enquanto jogava no Internacional, Crescêncio também estudava, formando-se em contabilidade.

Em 1942 João Crescêncio recebeu uma oferta de trabalho na Viação Férrea, em Santa Maria. Voltou ao interior, mas continuou jogando futebol. A cidade de Santa Maria possuía dois clubes ferroviários, o amador Guarany e o profissional Riograndense, mas João Crescêncio ingressou no Atlântico, que possuía cores similares ao Grêmio. O Atlântico era mantido pela fábrica de refrigerantes Cirila e por uma fábrica de biscoitos e balas que produzia a Bolacha Atlântica, que deu nome ao clube.

Em 1950 o Atlântico resolveu profissionalizar-se, mas para ampliar o patrimônio e o número de sócios, o clube propôs uma fusão com o Guarany, dando origem ao Guarany-Atlântico.

João Crescêncio pouco depois encerraria a carreira, mas continuaria ligado ao futebol, tornando-se massagista do clube. Em 1962 o clube conquistaria o campeonato municipal santamariense. João Crescêncio chegaria à presidência do clube, tendo que tomar uma decisão difícil em 1970: diante das dificuldades financeiras o Guarany-Atlântico fechou seu departamento de futebol profissional.

Em 1977 João Crescêncio aposentou-se na Viação Férrea. Em outubro de 2020 o ex-atleta colorado venceu o Covid-19, após passar 25 dias internado.

João Crescêncio faleceu na noite de 9 de novembro de 2021, de causas naturais, enquanto dormia em sua casa, no bairro Rio Branco, em Santa Maria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário