O Club Alianza Lima foi fundado em 1901, com o nome de Sport Alianza. Inicialmente verde e branco, passou peloazul, preto e branco. Mas em 1915 o clube já utilizava o seu uniforme atual, com listras verticais azul-escuras e brancas.
O Alianza foi fundado por cerca de vinte adolescentes, nenhum deles negro. Mas em pouco tempo o clube conquistou a simpatia da comunidade negra da capital peruana. Quando a Federação Peruana de Futebol foi fundada, em 1922, o Alianza já era um clube muito popular, como assim conta o jornalista argentino Alejandro Fabbri:
"Cuando se fundó la Federación Peruana de Fútbol, ya Alianza Lima había capturado para siempre el favor de la población afroperuana, el dos trabajadores manuales y los obreros y el del barrío de La Victoria, cuna del club aliancista." (1)
O Peru é um país fortemente católico, e sua maior devoção recai sobre o "Senhor dos Milagres", "Cristo Moreno" ou "Cristo de Pachacamilla".
Segundo a tradição, um angolano escravizado chamado Pedro Dalcón pintou a imagem de um Cristo moreno nas paredes de uma casa no bairro de Pachacamilla, onde reunia-se sua confraria, em 1651. Em 13 de novembro de 1655, um terremoto arrasou Lima. Apesar de muitas paredes desabarem na cidade, o muro de adobe onde estava pintada a imagem do Cristo Crucificado ficou ileso. Em 20 de outubro de 1687 um maremoto arrasou parte de Lima e derrubou a capela edificada em volta da imagem do Cristo, ficando em pé somente a parede com a imagem pintada. A imagem também teria sofrido ataques, mas sobreviveu a todos eles. Esses eventos criaram uma fé popular em torno da imagem, e surgiu uma procissão anual pelas ruas do bairro de Pachacamilla, nos dias 18 e 28 de outubro de cada ano. O mês de outubro tornou-se o mês do Senhor dos Milagres, e a cor roxa foi adotada nas comemorações.
O Alianza, em homenagem à sua torcida, adotou o "morado" (roxo) no lugar do azul-escuro, nos meses de outubro. A primeira vez que isso ocorreu foi em 3 de outubro de 1971. O Alianza venceu o Sporting Cristal por 2x0 e o uniforme roxo virou uma tradição. Um dos grandes poetas afroperuanos, Nicomedes Santa Cruz, assim definiu a relação Alianza/Senhor dos Milagres/comunidade afroperuana:
"En Lima todo moreno/cuando llega el mes de octubre/con el hábito se cubre/de su Señor Nazareno/Alianza por no ser menos/salió de morado encima."
Adelfo Magallanes, campeão peruano três como jogador de Alianza Lima na década de 1930 e quatro vezes como técnico, entre 1948 e 1955, costumava declarar: "Los campeonatos que ha conseguido Alianza son gracias al Señor de los Milagros, que protege a los negros".
(1) FABBRI, Alejandro. El nacimiento de una pasión continental: historia de todos los clubes que jugaron la Libertadores. Buenos Aires, Capital Intelectual, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário