Em 7 de julho de 1974, nascia em Rosario o menino Horacio Andrés Ameli Chitaroni.
No futebol, ele ficaria conhecido como o zagueiro Horacio Ameli. Jogador de qualidade e também de força, que marcava com virilidade, não raramente sendo premiado com cartões vermelhos. Era um autêntico xerife.
Ameli começou a carreira no Colón, da Argentina, em 1994. Suas boas atuações o levaram ao Rayo Vallecano, da Espanha, em 1996. Ameli retornaria a seu país de origem em 1998, para atuar no San Lorenzo. Sua grande temporada no clube foi em 2001, quando foi campeão do Clausura e da Copa Mercosul.
Em 2002, o Internacional conseguiu contratá-lo, por empréstimo. Ele chegou no clube em março, estreando no dia 28, contra o Atlético MG, pela Copa do Brasil, no Mineirão. O Internacional perdeu por 2x0. Três dias depois, no mesmo Mineirão, contra o mesmo Atlético, nova derrota, 1x3, agora pela Copa-Sul-Minas. Essas foram as únicas derrotas de Ameli no Colorado. Nas onze partidas seguintes com o argentino em campo, foram dez vitórias e um empate. Nas treze partidas em que defendeu o Internacional, Ameli foi expulso uma vez, na vitória de 3x1 sobre o Criciúma, pela Copa Sul-Minas.
Em 29 de maio, Ameli participou da 1ª partida da decisão do Gauchão de 2002, vitória por 3x2 sobre o 15 de Novembro, em Campo Bom. Foi seu último jogo pelo Internacional. Sem condições de competir com o centro do país, a direção colorada viu Ameli ser contratado pelo São Paulo, onde ficaria até o início de 2003.
Em 2003, Ameli voltou à Argentina, para atuar pelo River Plate. Mas em 2004 saiu do clube, após a descoberta que o jogador tinha um caso com a esposa de Eduardo Tuzzio, seu companheiro de zaga. Do River, Ameli foi para o América do México, onde jogou em 2004 e 2005. Nesse ano, voltou ao seu clube de origem, o Colón, onde jogou até 2006, quando aposentou-se, aos 32 anos.
Seus números no Internacional:
13 partidas
10 vitórias
1 empate
2 derrotas
Campeão gaúcho em 2002
Saiu do Inter com ótimas atuações. No São Paulo, foi um fiasco.
ResponderExcluirFoi uma troca que, se deve ter compensando financeiramente, não compensou em termos técnicos. Largou a condição de ídolo rapidamente conquistada no Beira-Rio para fracassar no Morumbi.
ResponderExcluir