Origem da foto: https://1909emcores.blogspot.com/
Em 1945 o Rolo Compressor estava no seu auge. O clube já havia conquistado um inédito pentacampeonato estadual, e caminhava para o hexa. Seu rival só havia sido bicampeão, e o último título gaúcho foi conquistado no longínquo ano de 1932.
No campeonato municipal, o Internacional conquistou o hexacampeonato, cuja campanha foi contado aqui: https://futeboloutrahistoria.blogspot.com/2020/10/nossos-titulos-campeonato-municipal-de.html.
Como campeão da capital, o Internacional entrava no campeonato estadual diretamente na final, para enfrentar o campeão do interior. O campeonato do interior estava dividido em duas zonas: litoral e centro.
Na Zona Litoral, Pelotas, São Paulo (Rio Grande) e Guarany (Bagé) disputavam a vaga na final do interior. O Pelotas eliminou o Guarany e depois o São Paulo. Na Zona Centro, Americano (Cachoeira do Sul), Esperança (Novo Hamburgo), Internacional (SM) e 14 de Julho (Santana do Livramento) brigavam pela outra vaga na final do interior. O Esperança bateu o Americano e o Internacional SM eliminou o 14 de Julho. Na final da zona o Esperança levou a melhor.
Na primeira partida da decisão do interior, em 08/11, o Esperança goleou o Pelotas, por 5x0, em Novo Hamburgo. No jogo da volta, dia 11/11, o Pelotas devolveu o 5x0 e bateu o Esperança na prorrogação, por 1x0, ficando com o título do interior e a vaga na final estadual.
No dia 15/11/1945, na Boca do Lobo, ocorreu a primeira partida da decisão estadual. Era uma quinta-feira e a partida foi disputada às 16:00 horas. Logo no início Carlitos abriu o placar para o Internacional, mas Pepito empatou a partida. A 1ª etapa terminou 1x1. No 2º tempo, porém, o domínio colorado foi total. Tesourinha marcou dois gols e Carlitos fez o 4º gol colorado, restando a Fierro diminuir o prejuízo, aos 41' do 2º tempo. Vitória colorada por 4x2.
No dia 18/11/1945, domingo, na Timbaúva, foi disputada a partida de volta. O regulamento não previa saldo de gols, e em caso de vitória simples do Pelotas seria disputada uma prorrogação. E o áureo-cerúleo começou assustando: Pepito abriu o placar aos 15'. Carlitos empatou aos 29' e o 1º tempo terminou novamente 1x1. No 2º tempo, novamente show de Tesourinha, que marcou aos 8' e 40', fechando o placar em 3x1 para o Internacional. Logo após o apito final, o lateral Rui, do Pelotas, trocou socos com Paulo Cortelari, árbitro da partida e também pelotense.
Na primeira partida o Internacional jogou com: Ivo; Alpheu e Nena; Vianna, Ávila e Abigail; Tesourinha, Hormar, Adãozinho, Elizeu e Carlitos. Em Porto Alegre o time teve duas modificações: Rui jogou no lugar de Hormar e Magnones no lugar de Elizeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário