Total de visualizações de página

domingo, 25 de julho de 2021

Jogadores do passado - Geraldão


Geraldo da Silva, o futuro centroavante Geraldão, nasceu em 25 de julho de 1949, no município de Álvares Machado, interior de São Paulo.

Geraldão começou a carreira em pequenas equipes do interior. Seu primeiro clube foi a Prudentina, que fechou o departamento de futebol no momento em que o centroavante estava se profissionalizando. Assim, passou para o São Bento de Marília, pelo qual disputou a 3ª divisão do campeonato paulista em 1969. No ano seguinte continuou na 3ª divisão, mas defendendo a Associação Atlética Epitaciana. Mas ainda em 1970 ingressou no Botafogo de Ribeirão Preto, onde faria parte de um dos melhores times da história do clube. Atuando ao lado do jovem Sócrates, foi artilheiro do campeonato paulista de 1974, com 23 gols.

Em 1975 Geraldão foi contratado pelo Corinthians. Ele não foi titular na primeira temporada, mas enfrentou o Internacional no campeonato brasileiro, empate em 1x1 no Beira-Rio. Nas temporadas de 1976 e 1977, entretanto, ele foi titular em todas as partidas do Corinthians contra o Internacional. Em janeiro, valendo pela Taça Cidade de São Paulo, o Internacional venceu por 1x0. No campeonato brasileiro, em novembro, o Colorado sofreu uma de suas raras derrotas naquele torneio, perdendo por 2x1 em São Paulo. Geraldão marcou o primeiro gol paulista. No dia 12 de dezembro, na decisão do campeonato, Geraldão viu a torcida colorada fazer a festa pela primeira vez. Em 1977, foram dois confrontos pela Taça Libertadores (1x1 e Internacional 1x0) e um pelo campeonato brasileiro (Corinthians 1x0).

Após o campeonato brasileiro de 1978 ele foi emprestado ao Juventus, clube pelo qual disputou os estaduais de 1978 e 1979.

Em 1980 Geraldão voltou ao Corinthians, onde ficou até o campeonato brasileiro de 1981. Depois da competição nacional foi negociado em definitivo com o Juventus, começando a disputa do campeonato paulista. Mas em outubro foi emprestado ao Grêmio. Sua estreia no Tricolor ocorreu no Gre-Nal de 4 de novembro. O Colorado venceu por 2x1, mas Geraldão fez o seu gol. No seu segundo Gre-Nal, em 29 de novembro, o empate em 1x1 deu o título ao Internacional. Pela segunda vez Geraldão via a torcida colorada comemorar um título no Beira-Rio.

O Grêmio tinha a preferência para contratá-lo, mas desistiu do negócio. Em 14 de fevereiro de 1982 o Internacional contratou Geraldão, pagando 17 milhões de cruzeiros ao Juventus. Sua estreia ocorreu em 28 de fevereiro, no empate em 1x1 com o Atlético Mineiro, onde Geraldão fez seu primeiro gol com a camiseta colorada. Era a 2ª fase do campeonato brasileiro e o Colorado caiu em um verdadeiro grupo da morte, chamado pela imprensa de "Torneio do Povo", onde Internacional, Corinthians, Atlético MG e Flamengo disputavam duas vagas. O Colorado foi eliminado, mas Geraldão em quatro jogos marcou dois gols.

A primeira vitória de Geraldão veio no Torneio dos Campeões, contra o Fortaleza. O Internacional venceu por 1x0, gol de Geraldão. Se no campeonato brasileiro Geraldão tinha a concorrência de Bira, na excursão à Europa seu rival era Fernando Roberto. Geraldão entrou em campo apenas nas partidas do Torneio Teresa Herrera. Mas no campeonato estadual ele assumiu a titularidade e prometeu marcar 20 gols. E cumpriu a promessa, com direito a marcar cinco gols nos dois clássicos do Hexagonal Final. Com esses gols foi artilheiro do campeonato gaúcho.

Em 1983 o Internacional não foi bem no campeonato brasileiro. Mas na excursão à América do Norte o Colorado foi campeão do Torneio Whitecaps. No último jogo o Internacional bateu a Seleção da China, com dois gols de Geraldão. Na Europa o Internacional foi campeão do Torneio Costa do Sol. No Gauchão, mais um título, embora o gol prometido para o clássico Gre-Nal não tenha ocorrido.

Em 1984 Geraldão começou a disputar posição com Kita. Durante a 2ª fase do campeonato brasileiro, Geraldão foi negociado com o Colorado. Seu último jogo ocorreu em 14 de março de 1984, derrota de 1x0 para o Brasil de Pelotas. O grupo de atletas, surpreendido com a negociação e achando que o jogador havia sido pressionado a aceitar a venda, organizou uma reunião com a direção. Os jogadores só ficaram tranquilos ao saber que o próprio jogador estava muito contente com o negócio, pois havia recebido 16 milhões. Na sua despedida, ele pediu para a revista Placar uma foto que ele havia tirado com a família, no Beira-Rio, para levar de recordação.

Geraldão jogou no Colorado em 1984, no Mixto em 1985, e depois voltou a percorrer clubes do interior paulista, jogando no Corinthians de Presidente Prudente (1986/1987), AA Itararé (1987), AA União de Valinhos (1988) e Garça (1989), onde encerrou a carreira.

Números no Internacional:
108 partidas
55 vitórias
35 empates
18 derrotas
51 gols

Seus títulos:
Campeão gaúcho em 1982 e 1983
Campeão da Taça Cidade do Rio de Janeiro em 1982
Campeão do Torneio Whitecaps em 1983
Campeão do Torneio Costa do Sol em 1983

Suas vítimas:
5 gols
Grêmio e São Paulo RG
4 gols
Juventude
3 gols
Esportivo, São José, Novo Hamburgo e Aimoré
2 gols
Guarany de Bagé, Atlético MG, Colorado, Seleção da Costa Rica, América MEX e Seleção da China
1 gol
Internacional SM, Lajeadense, Santa Cruz RS, Caxias, São Borja, Flamengo, Fortaleza, Vasco da Gama, Brasília, Ponte Preta, Operário MT, Joinville e Valencia ESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário