Total de visualizações de página

domingo, 18 de julho de 2021

Nossos títulos: Torneio Extra de 1954

Origem da foto: https://1909emcores.blogspot.com/p/anos-50.html

Em 1954 ocorreu a última edição do Torneio Extra, competição que abria o calendário oficial da cidade, entre 1946 e 1954.

O torneio não havia sido disputado em 1953, e voltou em 1954 com uma novidade: a inclusão dos clubes de fora da capital, que haviam começado a disputar o campeonato metropolitano.

Para viabilizar o calendário com mais clubes, os dez participantes foram divididos em dois grupos de cinco clubes. Na 1ª fase eles se enfrentavam dentro do grupo, classificando-se os dois primeiros para o quadrangular final.

Os clubes foram assim divididos:

Série Vermelha
Internacional
Nacional
Renner
Força e Luz
Flamengo

Série Azul
Grêmio
Cruzeiro
Floriano
Aimoré
Juventude

Na estreia, o Colorado enfrentou o Força e Luz, na Timbaúva. O Internacional teve dificuldades para furar o bem montado esquema defensivo do Força e Luz, só conseguindo marcar na 2ª etapa, por intermédio de Assunção e Tarica. Vitória por 2x0.

A 2ª partida foi contra o Renner, na Montanha. O surpreendente clube dos industriários, que venceria o campeonato metropolitano, massacrou o Colorado no 1º tempo. Comandado pelo ex-Colorado Ênio Andrade, abriu uma vantagem de 3x0 nos primeiros 40 minutos. Ênio Andrade marcou o 1º gol, deu a assistência para o 2º e participou da jogada do 3º. Aírton Diogo descontou para o Internacional no final da 1ª etapa. Depois, na 2ª etapa, o jogo virou uma disputa entre o juiz e atletas e torcedores colorados. A expulsão de Jerônimo, nos minutos iniciais, e a não marcação de um pênalti, aos 12', foram momentos de tensão, em que a partida foi paralisada por vários minutos, com os jogadores colorados cercando o árbitro e a torcida colorada jogando garrafas, pedras e laranjas para dentro do gramado. Mas o placar não foi alterado.

O 3º confronto foi contra o Flamengo, de Caxias do Sul, no estádio Tiradentes. O campo estava completamente alagado, devido as chuvas do dia anterior. O juiz Fortunato Tonelli considerou o gramado sem condições de jogo, mas diante da pressão dos dirigentes dos dois clubes, voltou atrás em sua decisão. E o Colorado goleou seu adversário por 7x2. Aírton Diogo (4), Bodinho (2) e Verardi foram os artilheiros colorados.

A última rodada da 1ª fase apontava no mesmo dia Nacional x Internacional e Força e Luz x Renner. O Nacional, que havia vencido todos os jogos anteriores, liderava com 6 pontos. Internacional e Renner tinham 4 pontos. Um tropeço do Colorado e uma vitória do Renner sobre o já eliminado Força e Luz e estaríamos fora do Quadrangular Final. Canhotinho abriu o placar logo aos 13', mas em 8 minutos a zaga colorada falhou duas vezes e permitiu a virada. Mas ainda no 1º tempo Aírton Diogo empatou. Na 2ª etapa o Internacional esteve na frente duas vezes, com Jerônimo e Aírton Diogo, mas nas duas ocasiões o Nacional empatou, fechando o jogo em 4x4. Uma vitória do Renner significaria a eliminação colorada, mas o Força e Luz surpreendeu e venceu por 1x0.

Para o Quadrangular Final classificaram-se Internacional, Nacional, Grêmio e Floriano. E o primeiro adversário colorado foi o Nacional, no estádio Tiradentes. A temperatura era muito baixa naquelatarde de 3 de julho e choveu muito durante toda a partida. O campo ficou alagado. Apesar do Internacional acertar três bolas na trave, foi Miroca, do Nacional, que marcou o único gol do jogo. Oreco e Hercílio foram expulsos.

A 2ª partida era decisiva. Apenas a vitória interessava ao Internacional. O adversário era o Floriano, na Timbaúva. No Colorad estreava um jovem atacante, que havia disputado as Olimpíadas e estava nos aspirants do Fluminense: Larry. E logo no 1º minuto, Larry marcou dois gols, com diferença de 35 segundos entre eles, um recorde mundial! (1) Larry ainda marcaria mais um gol, Bodinho dois, e Canhotinho e Luizinho um, na vitória colorada por 7x0.

No dia 18 de julho ocorreu o clássico que deveria decidir o torneio. A partida deveria ser disputada em estádio neutro, mas as duas direções acordaram jogar nos Eucaliptos, pensando na renda, que foi recorde no futebol gaúcho, com mais de 21 mil pagantes. O Grêmio jogava por um empate para ser campeão do Torneio Extra. Logo aosos 4' do 1º tempo, Bodinho acertou um chute no travessão. Mas aos 6', Vítor lançou Tesourinha, que invadiu a área colorada em velocidade, sendo derrubado por Lindoberto e Florindo. Itamar cobrou o pênalti no canto direito. Grêmio 1x0. Aos 18' do 1º tempo, Salvador atingiu Xisto, que saiu de campo com suspeita de fratura do perônio. Mais tarde verificou-se que ocorreu apenas o rompimento dos ligamentos do joelho. Xisto era um zagueiro gremista extremamente violento, que costumava caçar os atletas colorados nos clássicos, com a complacência dos juízes. Nesse mesmo Gre-Nal ele já havia dado um soco no rosto de Larry, para "apresentar a realidade do clássico". O 1º tempo terminou 1x0 para o Grêmio. Mas aos 7' do 2º tempo, Salvador lançou Larry em profundidade. A defesa gremista falhou ao tentar a linha de impedimento e o atacante colorado pode ajeitar a bola tranquilamente e mandar um chute forte, cruzado, para as redes, empatando o jogo. O Grêmio continuava levando a taça, mas aos 32' Orli cometeu toque na intermediária. Lindoberto cobrou para a área, Sérgio e Larry pularam sem tocar a bola, Mirão afastou de cabeça, fraco, e Bodinho, mesmo caindo, conseguiu mandar uma bomba para as redes. Internacional 2x1! Imediatamente após o 2º gol colorado, Luizinho chutou a cabeça de Itamar, que chorava caído, e foi expulso. Mas mesmo com um jogador a menos, aos 45' Larry desarmou Camacho e tocou a bola para Canhotinho, que devolveu a bola. Larry então lançou Bodinho, livre, na cara do goleiro. Bodinho ajeitou a bola e chutou. Sérgio chegou a tocar na bola, que entrou mansamente nas redes. Internacional 3x1! Com a vitória colorada, Internacional, Nacional e Grêmio empataram na 1ª colocação, tendo de disputar um "Supercampeonato Extra".

Na abertura do Supercampeonato o adversário foi o Nacional, na Timbaúva. Novamente um jogo difícil, onde a vitória só veio aos 46' do 2º tempo, em um gol de Luizinho.

No dia 25 de julho ocorreu o Gre-Nal, na Montanha. Em caso de vitória, o Colorado seria campeão. Em qualquer outro resultado, o título dependeria de Grêmio x Nacional, no dia 28. Aos 18' de jogo, Larry cruzou para Luzinho. Itamar falhou ao tentar cortar o lance, e o ponteiro avançou, cruzando para a área. O auxiliar Ilmo Fleck marcou impedimento, mas o juiz, bem posicionado, mandou o lance seguir. A defesa gremista parou e Larry dominou a bola, driblou Sérgio e chutou para as redes. Internacional 1x0! Logo depois do 1º gol, Luizinho driblou Itamar, avançou pela ponta e cruzou para a área, onde entravam Larry e Bodinho. Larry cabeceou para as redes, mas o juiz anulou o gol, alegando impedimento. Aos 30', Larry livrou-se da marcação de Ênio Rodrigues e invadiu a área, sendo derrubado por Camacho. Oreco cobrou o pênalti e marcou. Internacional 2x0!

No 2º tempo, Aírton Diogo foi expulso aos 8', por dar um tapa em Itamar, após sofrer falta do mesmo jogador. Mas no minuto seguinte Salvador cobrou lateral para Bodinho, que devolveu a Salvador. O centromédio cruzou para a direita. Sarará tentou dominar a bola, mas foi acossado por Luizinho, que roubou-lhe a bola. O ponteiro avançou e chutou forte, para marcar, deixando Sérgio sem ação. Internacional 3x0! Após o 3º gol, os jogadores do Internacional passaram a abusar de dribles e jogadas de efeito sobre os adversários. Aos 35', Larry e Luizinho avançaram tabelando. Dentro da área, Larry driblou Ênio Rodrigues e no momento do chute foi derrubado por Sarará. O próprio Larry cobrou o pênalti e marcou. Internacional 4x0!

(1) Em 15 de agosto de 2013, Scocco marcou dois gols no Botafogo, com uma diferença de 45 segundos, sendo considerado recorde mundial. Mas o feito de Larry foi realizado com dez segundos a menos, e ainda no começo da partida.

Jogos do Internacional
25.04 2x0 Força e Luz
23.05 1x3 Renner
19.06 7x2 Floriano
27.06 4x4 Nacional
03.07 0x1 Nacional
11.07 7x0 Nacional
18.07 3x1 Grêmio
22.07 1x0 Nacional
25.07 4x0 Grêmio

Nenhum comentário:

Postar um comentário