Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de julho de 2021

Nossos títulos - Torneio Mercosul 1996

Origem da foto: https://1909emcores.blogspot.com/

Em 1996 a Conmebol já sonhava em organizar um torneio que reunisse os clubes do Mercosul. Mas sem condições financeiras para bancar a competição, decidiu terceirizá-la, entregando a organização a um grupo de empresários.

Os empresários também encontraram dificuldades para organizar essa competição, nomeada Torneio Mercosul (sem nenhuma relação com o torneio de mesmo nome organizado pela Federação Catarinense de Futebol, no ano anterior). Um primeiro grupo foi formado por Internacional, San Lorenzo e Universidad Catolica.

A abertura ocorreu em 21 de julho de 1996, em Buenos Aires. No estádio Nuevo Gasometro o Internacional enfrentou o San Lorenzo, e logo aos 4' do 1º tempo Fabinho marcou o único gol da partida.

No dia 23 de julho, em Santiago do Chile, o Internacional enfrentou a Universidad Catolica. Com gols de Leandro Machado e Paulo Isidoro, o Colorado voltou a vencer, 2x0.

No dia 27 de julho, no Beira-Rio, o Colorado bateu o San Lorenzo por 3x0, dois gols de Fabinho e um de Leandro Machado.
Meu ingresso nessa partida

Ainda havia uma partida atrasada do turno, entre San Lorenzo e Universidad Catolica, em Buenos Aires. Em caso de vitória dos argentinos ou empate, o Internacional seria campeão.

Mas no dia 30 de julho o Universidad Catolica bateu o San Lorenzo por 2x0, dois gols de Alejandro Kenig.

Entre o jogo com o San Lorenzo e o Universidad Catolica, o Internacional foi à Bahia, disputar o Torneio Maria Quitéria, onde não teve bons resultados, perdendo para o Vitória (0x1) e empatando com o Bahia (0x0).

No dia 6 de agosto o Internacional enfrentou o Universidad Catolica, no Beira-Rio. Um empate bastaria para dar o título ao Colorado. Em caso de derrota, dependeria do San Lorenzo, na última rodada. O zagueiro Tonhão abriu o placar para o Internacional, mas o brasileiro Catê, que jogava na equipe chilena, empatou o jogo, que foi para o intervalo no 1x1. Na 2ª etapa, porém, o Internacional massacrou o adversário, com um gol de Paulo Isidoro e dois de Leandro Machado: 4x1.

Com o título já garantido para o Internacional, a última partida, entre Universidad Catolica e San Lorenzo não foi disputada.

Os organizadores do torneio tentaram, até a última hora, formar mais um grupo, mas os clubes procurados, Peñarol e Universidad de Chile, não tinham espaço no calendário. Assim o Internacional foi declarado campeão do torneio.

Mais tarde a Conmebol vendeu os direitos da competição para a Traffic, que passou a organizar a Copa Mercosul a partir de 1998. Por questões contratuais, a Conmebol não reconheceu o torneio de 1996 como oficial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário