Flávio Luiz Balzaretti nasceu em Gramado, em 10 de janeiro de 1942.
Balzaretti começou a jogar futebol nas categorias de base do Gramadense e do Grêmio. Profissionalizou-se em 1960, no Aimoré. Jogava como atacante. Em seu primeiro confronto com o Internacional, em um amistoso em 10 de março de 1960, o Colorado venceu por 2x1, mas Balzaretti marcou o gol do Aimoré. No tristemente célebre confronto de 9 de dezembro de 1962, quando o Internacional precisava apenas do empate para ser campeão gaúcho e perdeu por 3x1, Balzaretti fez o terceiro gol do Índio Capilé. Balzaretti ficou no Aimoré até 1965. No ano seguinte foi contratado pelo Juventude.
Em setembro de 1968, após as três primeiras rodadas do Torneio Robertão, o técnico Foguinho pediu demissão do comando do Internacional. Daltro Menezes, que treinava o Juventude, foi contratado para substituí-lo e pediu Balzaretti à direção colorada. A negociação por empréstimo acabou não evoluindo. mas como os ponteiros colorados Carlitos e Canhoto (Valdomiro ainda não era titular) não estavam dando resultados, a direção colorada voltou a insistir na contratação de Balzaretti, acertando seu empréstimo até o fim do ano.
O Pioneiro 21 de setembro de 1968
O Pioneiro 28 de setembro de 1968
Diário de Notícias 1º de outubro de 1968
Balzaretti estreou no Internacional em 6 de outubro de 1968. O Internacional enfrentava o Atlético, no Mineirão, e Balzaretti entrou no time no intervalo, no lugar de Elton. O Colorado ficou mais perigoso nos contra-ataques e chegou à vitória por 1x0. Foi a primeira vitória de um clube gaúcho no Mineirão. No jogo seguinte, contra o Bangu, no Olímpico, Balzaretti começou como titular, mas foi substitído por Valdomiro. O jogo terminou 0x0. Contra o Corinthians, novamente Balzaretti começou no banco e entrou no time substituindo Elton, em partida que o Colorado perdeu por 1x0. No dia 20 Balzaretti atuou em um amistoso contra o Cachoeira (2x0), entrando no time no lugar de Claudiomiro.
Contra o Santos Balzaretti não jogou, mas voltou a atuar em um amistoso contra o Juventude, em 27 de outubro. A partida era parte do pagamento do seu empréstimo e Balzaretti disputou os 90 minutos do empate em 1x1. Também atuou na derrota para o Santa Cruz (0x1) em outro amistoso, quando foi substituído por Canhoto. Balzaretti só voltaria a jogar em 8 de dezembro de 1968, pelo quadrangular final do Robertão, contra o Vasco da Gama. Ele entrou no time aos 25 minutos do segundo tempo, quando a partida estava 2x0 para o Vasco (os cariocas venceriam por 3x2). Balzaretti ainda atuaria nos amistosos contra o Caxias de Joinville (2x0).
A última partida de Balzaretti pelo Internacional ocorreu em 12 de janeiro de 1969, quando o Colorado venceu o Comercíário, em Criciúma, por 3x0. Duas semanas depois Balzaretti já estava em campo, atuando pelo Juventude.
Balzaretti jogou a temporada de 1969 pelo Juventude. No final do ano ele formou-se em economia e largou a carreira de jogador de futebol, com 27 anos de idade.
Seus números pelo Internacional
9 partidas
4 vitórias
2 empates
3 derrotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário