Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Jogadores do passado - Bob


Robson Machado nasceu em Brusque, em 4 de janeiro de 1959.

No futebol, Robson ficaria conhecido como Bob. Estreou na equipe profissional do Carlos Renaux em 1978, disputando o campeonato catarinense.

Suas boa atuações chamaram a atenção do Internacional e ele foi contratado pelo Colorado.

Bob estreou em 29 de janeiro de 1979. O Colorado abria sua temporada enfrentando a Tchecoslováquia, no Beira-Rio. Os tchecos eram os campeões europeus, mas foram goleados por 4x0. Bob entrou no time durante a partida, substituindo Batista. Logo depois o Internacional foi excursionar na Argentina, e Bob foi junto.

Bob era reserva, mas na segunda partida colorada no Torneio de Mar de Plata, poucos minutos antes da partida, Beliato sentiu uma lesão e Bob foi escalado. O veterano Hermes o aconselhou a jogar como nos treinos, não enfeitar, marcar de cima e, fora da área, se preciso, "baixar o pau" nos adversários. Bob fez uma grande partida, anulando o centroavante argentino Avallay. Mas aos 33' do 2º tempo, o Colorado vencendo por 1x0, Bob teve um lance infeliz. O lateral Barbas invadiu a área tabelando e, na linha da pequena área, preparou-se para chutar em gol. Bob entrou no lance com disposição, deu um carrinho e tentou cortar a jogada com uma bicicleta, mas acabou encobrindo Gasperin e marcando contra (o árbitro assinalou, na súmula, gol de Barbas). O jogo terminaria 1x1.

Bob voltaria a campo contra o Boca Juniors, quando o Colorado perdeu por 3x2. Contra o Newell's Old Boys, um amistoso fora do torneio, Bob entrou no time durante o jogo, no lugar de Beliato. O Internacional venceu por 3x2.

Em março, Bob teve três oportunidades seguidas como titular, contra o Estrela (2x0), pelo campeonato gaúcho, contra a Seleção Amadora de Xanxerê (4x0) e novamente pelo campeonato gaúcho, contra o Novo Hamburgo (5x0). Em 1º de abril foi titular contra o São Paulo de Rio Grande (1x2). No dia 11 de abril, contra o Cachoeira (6x0), novamente titular, foi substituído durante a partida por Mauro Galvão, que estreava no Internacional.

Com Galvão, e logo depois Mauro Pastor, contratado, diminuem as possibilidades para Bob atuar. Depois de abril, somente em setembro Bob voltou ao time. Mas depois do campeonato gaúcho ele não tuaria mais no time principal. Bob fez parte do grupo colorado no campeonato brasileiro de 1979, chegando a ficar no banco contra o Figueirense, mas não jogou em nenhuma partida do tri nacional.

Bob voltaria ter chances no time principal colorado em julho e agosto de 1980. Com jogadores sendo poupados na reta final da Taça Libertadores e depois com os titulares excursionando pela Europa, em várias partidas do Gauchão o Internacional utilizou uma equipe reserva. Em 24 de agosto ele fez parte da equipe de reservas e juniores que enfrentou o time titular do Grêmio, no Olímpico, e empatou em 2x2. Em 31 de agosto Bob jogaria sua última partida pelo Internacional. No Beira-Rio o Internacional perdeu por 1x0 para o Pelotas. No jogo seguinte os titulares voltaram a atuar pelo Gauchão.

Pouco depois, Bob foi emprestado ao Joinville, onde ficaria até 1981. Em seguida, atuou no Coritiba, em 1982 e 1983. Neste mesmo ano transferiu-se para o Novo Hamburgo, onde encerraria a carreira em 1986, após sofrer quatro cirurgias no joelho direito.

Seus números no Internacional
27 partidas
14 vitórias
7 empates
6 derrotas
Campeão brasileiro em 1979

Nenhum comentário:

Postar um comentário