Sérgio Gonçalves Lopes nasceu em Osasco (SP) em 11 de janeiro de 1941.
Sérgio Lopes começou a jogar nas categorias de base do São Paulo, em 1957.
Em 1961 o Internacional foi buscá-lo nos juvenis do São Paulo, por empréstimo. Sua estreia ocorreu em 11 de maio de 1961. Em Taquara o Internacional enfrentou o Taquarense e perdeu por 4x3. Dias antes a equipe do interior havia vencido o São José por 5x2. No dia 14, seu segundo jogo foi mais assustador. O Internacional enfrentou o Floriano, em Novo Hamburgo, em um amistoso que teria toda a renda revertida ao Floriano, como parte do pagamento do passe de Sapiranga. O Internacional perdeu por 5x0. E como a renda não atingiu a cota fixa de Cr$ 350 mil, o Internacional teve que pagar a diferença.
Mas apesar dos resultados ruins, imediatamente Sérgio Lopes tomou conta da posição de centromédio. Jogador inteligente, foi apelidado de "Fita Métrica", graças a seus passes certeiros.
Na estreia do campeonato gaúcho de 1961, no dia 6 de junho, o Internacional goleou o Juventude por 6x1. Sérgio Lopes marcou o segundo gol colorado (seu primeiro gol pelo clube), chutando da meia lua, e fez a assistência para o quinto gol.
No terceiro jogo do campeonato, contra o Farroupilha, nos Eucaliptos, logo no 1º minuto de jogo Gilberto Andrade cobrou escanteio e Sérgio Lopes cabeceou no ângulo, abrindo o placar. O jogo terminaria 1x1.
Após duas vitórias consecutivas, o Internacional enfrentou o Aimoré, no Cristo Rei. Aos 15' do 2º tempo Sérgio Lopes chutou de fora da área, a bola desviou em Toruca e enganou o goleiro Alberto. Era o 2º e último gol do jogo. O Colorado venceu por 2x0.
O Internacional continuava acumulando vitórias no campeonato gaúcho. No dia 30 de julho, nos Eucaliptos, o Cruzeiro resistia até os 40' do 2º tempo. Nesse momento Sérgio Lopes lançou Sapiranga, que avançou tabelando com Alfeu e Gilberto Andrade. Após confusão na área, Picasso defendeu parcialmente um chute e Telmo aproveitou o rebote para marcar. Internacional 1x0.
Em 10 de setembro o Internacional bateu o Grêmio por 2x1, no Olímpico, com boa atuação de Sérgio Lopes. Mas o desempenho do jogador começou a cair, levando Sérgio Lopes a ser substituído na partida contra o São José (6x1), em 8 de outubro. Frazão, que entrou em seu lugar, começou como titular a partida seguinte, contra o Juventude (0x2), mas foi substituído por Sérgio Lopes, que retomou a posição. No dia 29 de outubro, no Santa Rosa, Sérgio Lopes evitou a derrota colorada ao marcar o gol de empate com o Floriano (1x1). Mas depois dessa partida perdeu a titularidade, ficando de fora dos jogos contra Cruzeiro (3x1), Farroupilha (2x0), Flamengo (1x0), Riograndense RG (7x1) e do jogo do título, contra o Pelotas (2x1). Voltou ao time no Gre-Nal que não valia mais nada e o Grêmio venceu por 3x2.
Sérgio Lopes começou a temporada de 1962 como titular, no Campeonato Sul-Brasileiro, inclusive marcando o gol colorado no Gre-Nal do 1º turno, que terminou 1x1. Também marcaria contra o Metropol (5x1), em Criciúma. Nos amistosos antes do campeonato estadual, marcou um gol contra o Fluminense (1x2).
No campeonato estadual foi um dos principais jogadores colorados. Em 1º de julho, contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, Sérgio Lopes garantiu a vitória colorada, mesmo com um jogador a menos, ao marcar o único gol do jogo aos 39' do 2º tempo. Voltaria a marcar no dia 22 de julho, contra o Aimoré (2x0), e em 6 de outubro, contra o Juventude (6x3). Também foi destaque nos jogos da Taça Brasil, contra Metropol (SC) e Cruzeiro (MG).
Entretanto, o jogador estava descontente. O atleta alegava não ter se adaptado ao clima gaúcho, e portanto queria retornar para São Paulo. Outras informações diziam que sua esposa é que não havia se adaptado ao clima gaúcho. De qualquer forma, em 31 de outubro de 1962 o jogador rescindiu o contrato com o Internacional, retornando ao São Paulo. Sua última partida ocorreu em 21 de outubro, quando o Internacional venceu o Cruzeiro por 2x1 e classificou-se para a semifinal da Taça Brasil.
A saída de Sérgio Lopes desandou o time do Internacional. O Colorado foi eliminado pelo Botafogo na semifinal da Taça Brasil e, depois de perder três partidas consecutivas, deixou escapar o título praticamente ganho do Gauchão de 1962.
Na imprensa gaúcha já circulavam boatos de que Sérgio Lopes estaria acertado com o Grêmio, quando o atleta saiu do Internacional. Mas ele passaria a temporada de 1963 em São Paulo. Somente em 1964 foi contratado pelo Grêmio. Jogaria no Tricolor até 1970. Depois atuaria no Atlético PR (1971), Portuguesa de Desportos (1972), Atlético PR (1973), Sampaio Correa (1974) e Figueirense (1975/1976), onde encerrou a carreira.
Seus números no Internacional:
73 partidas
43 vitórias
17 empates
13 derrotas
13 gols marcados
Campeão gaúcho em 1961
Suas vítimas:
3 gols
Juventude
2 gols
Aimoré, Farroupilha e Comerciário
1 gol
Grêmio, Floriano, Metropol e Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário