Um dos gols colorados no Gre-Nal de 11/03/1943
Origem da foto: https://1909emcores.blogspot.com/p/anos-40.html
Em 1943 a Federação Rio-Grandense de Desportos decidiu organizar o Torneio Triangular de Porto Alegre, envolvendo os três primeiros colocados do campeonato municipal de 1942: Internacional, Grêmio e Cruzeiro.
A abertura do torneio ocorreu em 21 de fevereiro de 1943, na Montanha, com Cruzeiro x Internacional. No 1º tempo, Louzada e César Basílio, contratado junto ao Grêmio, abriram o placar para o Cruzeiro. No 2º tempo Tesourinha diminuiu para o Colorado. Placar final: Cruzeiro 2x1 Internacional. O Colorado jogou com Aristeu; Alpheu e Nena; Assis, Ávila e Abigail; Tesourinha, Bombachudo, Villalba, Rui e Carlitos.
No dia 24 de fevereiro, na Baixada, o Cruzeiro bateu o Grêmio por 3x2, somando quatro pontos.
Em 28 de fevereiro, novamente na Baixada, enfrentaram-se Grêmio x Internacional. Logo aos 3' de jogo Carlitos abriu o placar para o Internacional. Quando finalizava a 1ª etapa, Rui ampliou o placar. Villalba e Carlitos ampliaram no 2º tempo, mas Neco diminuiu o prejuízo aos 37'. Aos 43', porém, Tesourinha fechou o placar em 5x1 para o Internacional. O Colorado atuou com Aristeu; Nena e Alpheu; Assis, Ávila e Abigail; Tesourinha, Rui, Ênio, Villalba e Carlitos.
O 1º turno da competição encerrava com a seguinte classificação:
1º Cruzeiro - 4 pontos
2º Internacional - 2 pontos
3º Grêmio - 0 ponto
A abertura do 2º turno ocorreu em 3 de março, nos Eucaliptos, com Internacional x Cruzeiro. O Colorado estreou um novo uniforme: camiseta branca, faixa diagonal vermelha e calção vermelho. Em campo, Ilmo e Humberto abriram 2x0 para o Cruzeiro, o que estava dando o título para o clube estrelado. Mas Tesourinha, ainda no 1º tempo, e Ênio empataram o jogo em 2x2. O Cruzeiro ficava com uma mão na taça, enquanto o Grêmio não tinha mais chances de título. O Internacional jogou com Aristeu; Nena e Alpheu; Assis, Ávila e Abigail; Tesourinha, Rui, Ênio, Villalba e Carlitos.
Em 7 de março Cruzeiro e Grêmio empataram em 1x1, na Montanha. Walter (contra) fez o gol do Cruzeiro e De Leon o do Grêmio. Com o resultado o Cruzeiro conquistou o título.
A última rodada ocorreu em 11 de março, nos Eucaliptos. O Internacional recebia seu maior rival, o Grêmio. E o Colorado começou arrasador. Tesourinha, aos 4', e Carlitos, aos 12' do 1º tempo, colocaram o Clube do Povo na frente. No 2º tempo, Rui, aos 4', e Villalba, aos 19', ampliaram o placar. Aos 37', após uma confusão, Ávila e De Leon foram expulsos. Aos 38' Neco descontou, mas Rui sacramentou a vitória com mais um gol aos 42' do 2º tempo. O Colorado jogou com Aristeu; Nena e Alpheu; Assis, Ávila e Abigail; Tesourinha, Rui, Ênio (Ezequiel), Villalba e Carlitos.
O domínio colorado foi completo. O jornal Correio do Povo assim se referiu à partida:
"Os 5x1 finais não traduzem fielmente o desenrolar do match, pois os diabos-rubros mereceram vencer por placard mais elevado".
"Com uma linha dianteira abaixo da critica e uma defesa atabalhoada e que não marcava absolutamente a veloz e impetuosa artilharia do 'rolo compressor', estiveram os gremistas muito aquem daquela exibição que fizeram, domingo ultimo, frente aos cruzeiristas".
Classificação final do torneio:
1º Cruzeiro - 6 pontos
2º Internacional - 5 pontos
3º Grêmio - 1 ponto
Nenhum comentário:
Postar um comentário