Daniel da Silva Carvalho nasceu em Pelotas, em 1º de março de 1983.
De família colorada, Daniel Carvalho entrou na base do Internacional em 1996. Artilheiro nas várias categorias da base colorada, foi elevado ao time principal por Carlos Alberto Parreira, no 2º semestre de 2001. Sua estreia ocorreu em 29 de agosto de 2001, na vitória de 2x0 sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, no Beira-Rio. A partida era válida pelo campeonato brasileiro e Daniel Carvalho entrou no time no lugar de Paulo César. No dia seguinte estava jogando pelo Rolinho, contra o São José. Na reta final do campeonato foi titular por sete partidas, voltando ao banco no último jogo.
Na temporada de 2002 começou como titular, com o técnico Ivo Wortmann, mas uma lesão muscular logo no início o tirou do time. Quando regressou, ficou no banco de reservas. Em maio, quando se recuperava e surgia o interesse do Bayer Leverkusen em seu futebol, veio uma entorse no joelho. Na campanha do título gaúcho de 2002 não disputou nenhuma partida.
Durante os amistosos realizados entre o Gauchão e o Campeonato Brasileiro, no time comandado por Guto Ferreira, Daniel Carvalho retomou a titularidade. Com a chegada de Celso Roth, Daniel Carvalho voltou ao banco. Roth, mais adiante, ainda lhe daria três partidas de titularidade, contra Gama (1x1), Fluminense (2x2) e Goiás (1x2). Contra o Flu Daniel Carvalho marcou um gol. Com Cláudio Duarte o atacante continuou no banco, mas voltou a ser titular na dramática partida contra o Paysandu, que livrou o time do rebaixamento.
Com Muricy Ramalho, Daniel Carvalho foi titular incontestável. Em 9 de fevereiro de 2003 foi um dos grandes nomes da vitória colorada no Gre-Nal, por 2x1, acabando com um jejum de 13 clássicos. Daniel Carvalho fez o gol da vitória aos 40' do 2º tempo.
Foi campeão gaúcho e teve participação importante no campeonato brasileiro. Na reta final do campeonato, porém, Daniel Carvalho e Nilmar foram convocados para a Seleção Brasileira sub-20 que foi disputar o Mundial da categoria, nos Emirados Árabes, desfalcando o clube nas três últimas partidas: Flamengo (3x1), São Paulo (1x1) e São Caetano (0x5). Ficou faltando um ponto para o clube disputar a Taça Libertadores.
Em seguida, nova convocação, para a Seleção Brasileira sub-23 que disputaria o Pré-Olimpico em janeiro de 2004. Na volta do torneio Daniel Carvalho recebeu férias, assim como Nilmar, que ficaram mais tempo em atividade, devido às convocações. Em 2 de fevereiro, um dia antes dele se reapresentar no Beira-Rio, foi anunciada sua transferência para o CSKA, por 3,5 milhões de dólares. Sua última partida pelo Colorado ocorreu em 9 de novembro de 2003, vitória de 2x1 sobre o Atlético, no Independência.
Na Rússia, Daniel Carvalho foi campeão russo e da Copa da Rússia em 2005 e 2006, campeão da Supercopa da Rússia em 2004 e 2007 e da Copa da UEFA em 2005, mesmo ano em que foi eleito o melhor jogador do país. Em 2008 voltou a vencer a Copa da Rússia, sendo emprestado ao Internacional no 2º semestre do mesmo ano. No dia 29 de julho o jogador chegava em Porto Alegre festejado pela torcida. Menos de 24 horas depois outro reforço colorado chegava a Porto Alegre: D'Alessandro.
Sua reestreia ocorreu em 10 de agosto de 2008, no empate em 1x1 com o Figueirense, no Beira-Rio. No dia 13, pela Copa Sul-Americana, o Internacional empatou em 1x1 com o Grêmio e Daniel Carvalho fez o gol colorado. Nessa partida D'Alessandro estreou. Daniel Carvalho foi titular em poucas partidas com Tite, mas participou da conquista da Copa Sul-Americana. Sua última partida pelo Colorado ocorreu em 30 de novembro de 2008, na vitória de 1x0 sobre o Cruzeiro, no Beira-Rio.
De volta à Rússia, Daniel Carvalho foi campeão da Copa e da Supercopa da Rússia. Em janeiro de 2010 transferiu-se para o Al-Arabi, do Catar. Em maio do mesmo ano chegou ao Atlético MG. Em Minas Daniel Carvalho enfrentou várias leões e problemas com peso. Em janeiro de 2012 Daniel Carvalho chegou ao Palmeiras. No Verdão foi titular na conquista da Copa do Brasil e fez parte do grupo que foi rebaixado no campeonato brasileiro. No final de novembro de 2012 foi dispensado do Palmeiras.
Em março de 2013 foi contratado pelo Criciúma, onde ficaria até outubro. Em novembro de 2013 Daniel Carvalho passou a jogar futsal. O atacante voltou ao futebol de campo em 2015, contratado pelo Botafogo, onde foi campeão da Série B. Em 2016 acertou-se com o Goiás, onde foi campeão estadual. Mas as seguidas lesões e dificuldades para manter o peso levaram à rescisão do contrato, em setembro. Após essa última passagem, Daniel Carvalho encerrou a carreira, mas voltaria a jogar futsal em 2019, pelo Pelotas.
Seus números pelo Internacional:
113 partidas
51 vitórias
29 empates
33 derrotas
18 gols marcados
Suas vítimas:
Grêmio, Atlético MG e Guarani - 2 gols
Universidad Catolica, Palmeiras, Fluminense, Cruzeiro, Malutrom, Chapecoense, Paysandu, Juventude, São Gabriel, 15 de Novembro, RS Futebol e Juventus (Santa Rosa) - 1 gol
Seus título:
Campeão da Copa Sul-Americana em 2008
Campeão gaúcho em 2002 e 2003
Nenhum comentário:
Postar um comentário