Fernando Lúcio da Costa nasceu em 18 de março de 1978, em Goiânia.
Fernandão, como ficaria conhecido, começou a jogar futebol nas categorias de base do Goiás, na posição de meia. Sua estreia no time principal esmeraldino ocorreu em 14 de maio de 1995. Pelo campeonato goiano o Goiás empatou com o Rio Verde em 1x1. Seu primeiro gol ocorreu poucos dias depois, em 28 de maio. O Goiás venceu o clássico contra o Atlético por 4x1 e Fernandão deixou sua marca. O craque tinha apenas 17 anos.
Ainda sem ser titular, Fernandão foi campeão goiano em 1996 e 1997. Em 1997 disputou a Copa do Mundo Sub-20 pelo Brasil, ao lado dos colorados Vinícius e Odair Helmann e dos futuros colorados Álvaro e Perdigão. Fernandão marcou dois gols na vitória por 10x3 sobre a Coreía do Sul, na 1ª fase. O Brasil seria eliminado pela Argentina, nas quartas-de-final. No campeonato brasileiro, disputou quatro partidas pelo Goiás.
Em 1998 Fernandão conquistou a titularidade do Goiás, sendo mais uma vez campeão estadual e aparecendo pela primeira vez no pôster da revista Placar.
No Guia do Campeonato Brasileiro de 1998, da mesma Placar, Fernandão aparece já como atacante, mas apenas como Fernando.
Foi em 1998 que Fernandão enfrentou o Internacional pela primeira vez. No dia 26 de agosto, no Beira-Rio, o Colorado venceu por 6x1. O Goiás foi mal na competição nacional, sendo rebaixado. Fernandão voltaria a enfrentar o Internacional na Copa do Brasil de 1999. Vitória colorada por 1x0 no Beira-Rio e derrota por 2x1 no Serra Dourada, que eliminou o time goiano. Mas a temporada foi positiva para Fernandão. Ele foi tetracampeão goiano e campeão da Série B, com direito a um gol de bicicleta contra o Bahia, em 11 de outubro de 1999, no empate em 4x4 no Serra Dourada.
-
Em 2000 Fernandão foi pentacampeão goiano e campeão da Copa Centro-Oeste, pelo Goiás.
Na Copa João Havelange (o campeonato brasileiro de 2000) o Goiás fez grande campanha na 1ª fase, ficando em 4º lugar. No dia 2 de agosto, em pleno Beira-Rio, o Goiás venceu o Internacional por 1x0, com Fernandão em campo. Mas no mata-mata o Goiás foi logo eliminado pelo Paraná.
Em 2001 o Goiás fracassou no campeonato estadual, mas conquistou o bicampeonato da Copa Centro-Oeste. Fernandão já despertava o interesse de vários clubes brasileiros.
Em julho de 2001 Fernandão foi negociado com o Olympique de Marselha por quase quatro milhões de dólares. Em seu primeiro campeonato francês (2001/2002) marcou três vezes, contra Metz, Rennes e Lorient. Na temporada seguinte foram novamente três gols, mas todos decisivos, em partidas que o clube venceu por 1x0: Monaco, Strasbourg e Sochaux. Na Copa da Liga marcou na vitória de 2x0 sobre o Saint-Etienne. Durante o campeonato de 2003/2004, em uma partida contra o PSG, Fernandão dividiu uma bola com o zagueiro Heinze e fraturou o osso frontal, acima do olho esquerdo. Ficou dois meses afastado dos gramados e quando voltou foi emprestado ao Toulouse.
No Toulouse, Fernandão disputou 16 partidas e marcou 3 gols, contra o Metz, Nice e o próprio Olympique de Marseille, na vitória por 2x1. Seus gols foram importantes para o clube escapar do rebaixamento, ficando apenas um ponto na frente do primeiro da lista dos rebaixados, o Guingamp.
Terminado o campeonato francês, o Internacional demonstrou interesse em contratar Fernandão. A negociação teve momentos complicados e a imprensa chegou a anunciar a desistência do clube, em meados de junho.
Menos de uma semana depois, porém, a situação era outra:
No dia 10 de julho de 2004 ocorreria o Gre-Nal do 1º turno do campeonato brasileiro, no Beira-Rio, e Fernandão, já contratado, ficaria no banco de reservas pela primeira vez. Já haviam ocorrido 998 gols em clássicos Gre-Nais, e o estado se perguntava se ocorreria o Gol Mil no próximo jogo, e quem faria. O jogo começou tenso, mas logo o Internacional mostrou estar melhor. Aos 8' do 2º tempo Vinícius fez 1x0 para o Colorado. Fernandão entrou no time no lugar do zagueiro Wilson. E aos 33' Elder Granja cruzou para a área e Fernandão cabeceou para as redes. Era o Gol Mil!
Os títulos não vieram em 2004, mas mesmo tendo chegado ao clube em julho e se lesionado em 3 de novembro de 2004, foi o principal artilheiro colorado na temporada, com 16 gols. Fernandão só voltaria a atuar em 2 de fevereiro de 2005, contra o Chapadão, pela Copa do Brasil. Ele entrou no time substituindo o lateral Pedro e marcou o gol da vitória colorada. Em 17 de abril conquistou o título gaúcho, contra o 15 de Novembro. O título brasileiro ficou pelo caminho, depois de um pênalti escandalosamente não marcado, contra o Corinthians. Mas Fernandão novamente foi o artilheiro da temporada, com 25 gols, ao lado de Rafael Sobis.
Em 2006 o Internacional começou a temporada sendo considerado uma das principais potências do futebol brasileiro. Era o vice-campeão nacional, enquanto seu rival estava voltando da Série B. Mas supreendentemente o Colorado perdeu o título gaúcho para o Grêmio, após dois empates nos jogos decisivos: 0x0 e 1x1. No último clássico, Fernandão ainda abriu o placar aos 13' do 2º tempo, resultado que daria o título ao Internacional, mas o Grêmio empatou aos 33'.
Mas na Taça Libertadores a situação foi diferente. Fernandão marcou contra Nacional URU, Pumas MEX (duas vezes) e Libertad PAR, sendo fundamental nas suas atuações para o clube chegar em sua segunda final da Taça Libertadores na história. Na capital paulista o Internacional bateu o São Paulo por 2x1 e no Beira-Rio lotado por 57.554 colorados empatou em 2x2, ficando com a taça. Fernandão marcou o primeiro gol colorado no jogo.
No campeonato brasileiro o Internacional relaxou e utilizou a equipe reserva em várias partidas, mesmo assim chegou novamente ao vice-campeonato. No campeonato mundial, Fernandão deu um susto na torcida, ao se lesionar, mas seu substituto, Adriano Gabirú, estava predestinado para marcar o gol do título. E novamente Fernandão foi o artilheiro da equipe no ano, com 17 gols.
Em 2007, porém, as alegrias foram poucas. No campeonato gaúcho o Internacional ficou em 7º lugar, na pior campanha de sua história. E na Taça Libertadores foi eliminado ainda na 1ª fase. Em 31 de maio de 2007 o Colorado enfrentou o Pachuca, no México, na primeira partida da decisão da Recopa Sul-Americana, e perdeu por 2x1. Fernandão saiu de campo com dores musculares que se revelaram uma lesão. Ele só voltaria a atuar três meses depois, não jogando a segunda partida da Recopa, quando o Internacional conquistou o título. Fernandão retornou aos gramados em 8 de setembro, quando o Internacional bateu o Flamengo por 3x0. Mesmo com tanto tempo fora dos gramados, mais uma vez Fernandão foi o artilheiro da temporada, com 11 gols.
Fernandão comemorando gol contra o Palmeiras, em 25/11/2007
Em 2008 o Internacional começou a temporada disputando a Copa Dubai, com Stuttgart ALE, Internazionale ITA e Ajax HOL. Depois de bater os alemães na 1ª fase, o Colorado venceu a Internazionale na final por 2x1, com direito a gol de Fernandão e bicicleta de Nilmar.
Na Copa do Brasil, após uma fantástica virada sobre o Paraná (o Colorado perdeu em Curitiba por 2x0 e saiu perdendo em casa, mas venceu por 5x1 e ficou com a vaga) a eliminação veio em um jogo confuso contra o Sport. No Gauchão, no primeiro jogo da final, no finalzinho Fernandão perdeu a bola, dando início a jogada do gol do Juventude, que venceu por 1x0. Mas no jogo da volta o Colorado massacrou o Juventude por 8x1, com três gols de Fernandão. Mais um título gaúcho de Fernandão.
Depois da eliminação na Copa do Brasil, Fernandão ainda jogou mais duas partidas pelo campeonato brasileiro. Seu último jogo foi em 24 de maio de 2008, na derrota por 2x1 para o Flamengo, no Maracanã. Lesionado, Fernandão ficou fora das duas partidas seguintes. Em 14 de junho, estreia de Tite como técnico colorado, a torcida é supreendida com a notícia da negociação de Fernandão para o Al-Gharafa, do Catar.
No clube do Catar, Fernandão venceu a Liga e a Copa do país, em 2009.
No 2º semestre de 2009 Fernandão resolveu voltar ao Brasil. Após surgirem notícias de que ele poderia acertar com o Internacional ou o São Paulo, em agosto de 2009 o craque fechou com o Goiás. Dias depois de anunciado, Fernandão enfrentou o Internacional, no Beira-Rio. Visivelmente transtornado com a situação emotiva de voltar ao Beira-Rio como adversário, o craque foi expulso aos 13' do 1º tempo, após acertar uma cotovelada em Magrão. O Goiás, que já perdia por 1x0, foi goleado por 4x0. A volta ao seu clube de origem não foi feliz. Sua contratação gerou ressentimentos internos e o Goías caiu de produção no campeonato brasileiro. A disputa política interna também envolveu o craque. Em abril de 2010, com os dirigentes que haviam bancado sua contratação fora do clube, Fernandão brigou com o presidente do Goiás e se transferiu para o São Paulo.
Em 23 de maio de 2010, defendendo o São Paulo, Fernandão voltou ao Beira-Rio. O São Paulo venceu por 2x0 e Fernandão marcou o 2º gol. Fernandão também disputaria as duas partidas da semifinal da Taça Libertadores, onde o Colorado levou a melhor e chegou à final da competição. Em 15 de setembro, no Morumbi, Fernandão foi derrotado por 3x1, pelo campeonato brasileiro. Em julho de 2011 Fernandão encerrou a carreira de jogador de futebol e voltou ao Internacional, na condição de diretor de futebol.
Fernandão foi diretor de futebol por um ano. Em 20 de julho de 2012 Fernandão tornou-se técnico do Internacional, em substituição a Dorival Júnior. Na sua estreia o Colorado bateu o Atlético GO por 4x1. Fernandão foi demitido após a derrota para o Corinthians, em 18 de novembro de 2012.
Fernandão foi contratado como comentarista do SporTV em maio de 2014. No dia 25 de maio ele chegou a comentar Internacional 1x3 Cruzeiro, pela emissora, mas o objetivo era a Copa do Mundo, prestes a começar. Porém, quis o destino que Fernandão não comentasse nenhum jogo do Mundial. Na madrugada de 7 de junho, cinco dias antes da abertura da Copa do Mundo, Fernandão viajava de helicóptero de da sua fazenda, no interior de Goiás, para Goiânia. Na altura do município de Aranuã o helicóptero caiu, ceifando a vida dos cinco tripulantes do aparelho.
Seus números pelo Internacional:
Como jogador
194 partidas
100 vitórias
40 empates
54 derrotas
77 gols marcados
Campeão mundial em 2006
Campeão da Taça Libertadores em 2006
Campeão da Recopa Sul-Americana em 2007
Campeão gaúcho em 2005 e 2008
Campeão da Copa Dubai em 2008
Como técnico
26 partidas
9 vitórias
8 empates
9 derrotas
Lista de todos os jogos e gols de Fernandão pelo Internacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário