Foto: cortesia @gomes2730
Nos anos 1980 um problema que afligia muitos clubes era o tempo em que ficariam sem competições, se não chegassem às fases decisivas do campeonato brasileiro.
Em 1983 o Internacional organizou o Torneio APLUB, com a participação de Palmeiras, Corinthians e América do Rio. Mas era um torneio curto, de apenas duas rodadas. Em 1984 a Federação Paulista de Futebol, tendo Palmeiras e São Paulo fora do campeonato brasileiro, juntamente com Internacional, Atlético MG, Cruzeiro e Botafogo, decidiu organizar o Torneio dos Campeões, convidando também Bahia e Santa Cruz. Em seguida conseguiu o apoio da CBF, que mudou o nome da competição para Torneio Heleno Nunes e acrescentou mais Guarani e Sport na disputa.
O regulamento da competição era simples: os dez clubes se enfrentariam em turno único e quem somasse mais pontos seria campeão.
O Internacional estava passando por um momento conturbado. O técnico Dino Sani foi demitido no penúltimo jogo do campeonato brasileiro. O técnico interino, Otacílio Gonçalves, ficou como substituto definitivo, mas ainda sob testes. Seu rendimento em três partidas não era bom. Foi derrotado pelo Flamengo na despedida do campeonato brasileiro e perdeu um amistoso para o Figueirense, vencendo a Udinese em outro amistoso. Dias antes do começo do torneio a imprensa chegou a anunciar que o vice presidente de futebol, Marcelo Feijó havia pedido demissão, notícia logo desmentida pelo clube. No campo das negociações, noticiava-se que o clube pretendia contratar Jair (efetivamente contratado) e Eder. O Flamengo oferecia Marinho, Nunes e Vítor por Mário Sérgio e Mauro Galvão. Mauro Pastor foi negociado com o Colorado. E especulava-se sobre o interesse de clubes italianos em Dunga.
A estreia colorada ocorreu em 15 de abril de 1984, na Fonte Nova, contra o Bahia. O Internacional saiu na frente, com um gol de Dunga no primeiro minuto de jogo. No 2º tempo, porém, com gols de Osny e Robson, o Bahia virou o jogo.
No mesmo dia ocorreram mais duas partidas: Guarani 0x0 Sport e Cruzeiro 4x2 Atlético MG. No dia seguinte, Santa Cruz 1x2 São Paulo. No fim da rodada Cruzeiro, Bahia e São Paulo estavam na liderança.
Na terça-feira, 17 de abril, o Colorado enfrentou o Atlético Mineiro, no Mineirão. Com um gol de Paulo Santos, no início do 2º tempo, o Internacional venceu por 1x0. Nos outros jogos da rodada: Bahia 1x2 Sport, Palmeiras 1x1 Botafogo e Cruzeiro 0x2 Guarani. Sport e Guarani assumiram a liderança.
Na terça-feira 24 de abril, mais dois jogos: Atlético MG 0x3 Botafogo e Bahia 2x1 Guarani. Os dois vencedores se uniram a Internacional e Sport na liderança.
No sábado, 28 de abril, o Internacional recebeu o Cruzeiro, vencendo por 1x0, gol de Paulo Santos, aos 37' do 2º tempo. Ainda no sábado jogaram Palmeiras 1x0 São Paulo, Atlético MG 0x0 Sport e Santa Cruz 2x1 Guarani. No domingo teve Bahia 0x0 Botafogo. Com esses resultados o Internacional assumiu a liderança de forma isolada.
No dia 1º de maio Internacional e Palmeiras enfrentaram-se em Cascavel, com renda recorde no torneio. O Internacional abriu o placar com Kita aos 16' do 2º tempo, mas Vagner empatou aos 39'. Nos outros jogos do dia Cruzeiro 0x0 São Paulo, Botafogo 0x0 Sport e Atlético MG 0x1 Bahia. O Colorado seguia na liderança, agora com a companhia do Bahia.
No dia 6 de maio o Internacional foi a Campinas enfrentar o Guarani. Roberto abriu o placar para o Bugre aos 40' do 1º tempo, mas Mílton Cruz empatou no minuto seguinte. Na 2ª etapa Ademir colocou o Colorado na frente aos 32', mas aos 35' Roberto deixou tudo igual. No mesmo dia jogaram Cruzeiro 4x0 Sport, Santa Cruz 1x0 Botafogo e Bahia 0x0 Palmeiras. Internacional e Bahia continuavam na liderança. Após os jogos surge uma polêmica: o presidente do Botafogo reclamou que a CBF não marcava seus jogos para Marechal Hermes e ameaçaca abandonar o campeonato caso seus próximos jogos não fossem marcados para seu pequeno estádio.
Na rodada seguinte as partidas ocorreram em três dias. No dia 8, Sport 1x2 Palmeiras. No dia 9, Guarani 0x0 Atlético MG e Cruzeiro 1x1 Santa Cruz. E finalmente no dia 10, Bahia 1x1 São Paulo. A equipe baiana assumia a liderança isolada.
No dia 13 de maio o Internacional foi ao Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo, no acanhado estádio de Marechal Hermes. Mauro Galvão e André Luiz estavam de volta ao time. Milton Cruz abriu o placar para o Internacional aos 14' do 2º tempo, mas Amarildo, que seria vice-campeão brasileiro pelo Colorado em 1987, empatou o jogo aos 41'. Nos outros jogos Guarani 3x0 Palmeiras, Atlético MG 3x1 Santa Cruz e Sport 0x0 São Paulo. O Colorado voltava a dividir a liderança com o Bahia.
Em 15 de maio o Internacional foi a Recife e na Ilha do Retiro goleou o Sport por 4x0, com gols de Silvinho e Paulo Santos no 1º tempo e Milton Cruz e Kita na 2ª etapa. No mesmo dia o Botafogo ficou no 0x0 com o São Paulo e o Bahia empatava em 2x2 com o Cruzeiro, quando o juiz marcou um pênalti para os baianos, no último minuto. Os cruzeirenses se recusaram a permitir a cobrança e oito foram expulsos. Palmeiras x Santa Cruz foi interrompido aos 7 minutos do 1º tempo, por falta de energia elétrica. O Bahia foi declarado vencedor. Internacional e Bahia continuavam liderando, faltando uma rodada.
No dia 17 o Internacional recebeu o Santa Cruz, em seu último jogo. Jair abriu o placar aos 7' do 1º tempo, cobrando falta, mas Cristóvão empatou aos 10' do 2º tempo. A partida avançava para o empate, que deixaria a conquista do título muito difícil, mas aos 41' do 2º tempo Paulo Santos marcou o gol salvador, garantindo a vitória por 2x1. Na mesma rodada tivemos São Paulo 0x1 Atlético MG e Botafogo 0x0 Guarani.
O Bahia disputaria sua última partida no dia 20, contra o Santa Cruz. O regulamento permitia interpretações diferentes sobre os critérios de desempate. O Internacional intepretava que o saldo de gols era o critério de desempate, e que só perderia o título caso o Bahia aplicasse uma goleada histórica no Santa Cruz. Já o Bahia tinha uma interpretação diferente e cobrava uma reunião na sede da Federação Paulista de Futebol, no dia 21, caso vencesse o jogo.
Mas o Bahia, apesar de sair na frente, acabou cedendo o empate. O resultado de 1x1 garantiu o título colorado sem contestação. No mesmo dia teve Guarani 0x2 São Paulo.
As partidas entre Palmeiras e Santa Cruz e Palmeiras e Cruzeiro não foram disputadas pois não afetariam a disputa pelo título.
O Torneio Heleno Nunes foi a primeira competição nacional disputada em pontos corridos e foi vencida pelo Internacional.
Em 20 de agosto de 1984, depois de voltar de uma excursão vitoriosa à Ásia, o Internacional realizou um amistoso comemorativo da conquista do Torneio Heleno Nunes, enfrentando o Independiente, que havia derrotado o Grêmio na final da Taça Libertadores. A partida terminou 2x2.
Nenhum comentário:
Postar um comentário