Em 16 de abril de 1947 o Internacional estreava no Torneio Extra enfrentando o Renner, no estádio da Montanha. O Torneio Extra era uma competição criada em 1946 para abrir a temporada esportiva. Era disputado em turno único, em estádios neutros.
Internacional e Renner já haviam se enfrentado duas vezes, naquela temporada, em jogos amistosos. E o Colorado venceu as duas, por 5x1 e 5x2. Nas doze confrontos entre os dois clubes, até então, o Internacional havia vencido onze e empatado um.
O Internacional foi a campo com seus principais jogadores, à exceção do goleiro Ivo. O técnico argentino Carlos Volante resolveu dar uma oportunidade ao reserva De Lorenzi. O Renner, por sua vez, contava com dois atletas que haviam trocado o Internacional pelo clube dos industriários, naquela temporada: Hormar e Ruy Motorzinho.
A partida foi disputada no estádio do Cruzeiro, mas o Internacional era considerado o grande favorito. O Renner, porém, surpreendeu indo para cima do Internacional. E logo aos 4 minutos Medina abriu o marcador para o clube da avenida Sertório. O ex-colorado Hormar ampliou aos 7'. Para surpresa dos torcedores presentes, Nirinho fez mais um aos 11', em um lance que De Lorenzi falhou. O lance, somado aos três gols em poucos minutos, abalou emocionalmente o goleiro, avô do atual técnico Lisca. E aos 19' Medina fez mais um, ampliando para 4x0.
Carlos Volante, percebendo que seu goleiro não tinha condições emocionais de continuar na partida, imediatamente após o quarto gol colocou o titular Ivo no time. Além disso, modificou o posicionamento de sua linha de frente. O ponteiro-direito Tesourinha foi jogar na meia-esquerda, o meia-esquerda Fandiño na ponta-direita, o centroavante Villalba tornou-se ponteiro-esquerdo e o ponteiro-esquerdo Carlitos virou centroavante, confundindo a defesa do Renner. Ainda no 1º tempo, Carlitos diminuiu aos 35' e Tesourinha fez mais um aos 40'.
A 2ª etapa começou com o placar de 4x2 para o Renner e o Internacional pressionando. Carlitos marcou o 3º gol colorado aos 11' e Vianna empatou aos 18'. O Colorado era só pressão,acertando duas bolas na trave, mas o Renner resistia bravamente. Finalmente, aos 28' Villalba marcou o gol da virada, enlouquecendo a torcida colorada presente na Montanha.
Após passar na frente no marcador, o Colorado começou a fazer cera. Aos 45' do 2º tempo, por causa da cera, Carlitos foi expulso. Esta foi a primeira expulsão de sua carreira.
IN: De Lorenzi (Ivo); Alpheu e Nena; Vianna, Ávila e Abigail; Tesourinha, Villalba, Adãozinho, Fandiño e Carlitos
Técnico: Carlos Martin Volante
RE: Everton; Pedro e Bedeu; José, Neco e Heitor; Nirinho (Natti), Hormar (Cabano), Guido, Rui e Medina
Técnico: Antônio de Araújo Bitencourt (Gradim)
O Internacional venceu a partida por 5x4, na maior virada de sua história. O Torneio Extra, porém, ainda reservaria surpresas. O Colorado venceria quase todos seus compromissos, mas seria derrotado pelo Cruzeiro. O Renner, por sua vez, não perderia mais nenhuma partida. Empatados em pontos, os dois clubes voltaram a se enfrentar em 8 de junho, na Timbaúva. O Renner venceu por 2x1, derrotando o Internacional pela primeira vez, e ficou com o título.
Nenhum comentário:
Postar um comentário