Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Jogadores do passado - Risada


Guilherme Schroeder, o Risada, nasceu em 21 de fevereiro de 1904, em Cruz Alta.

No começo da carreira, no Guarany de Cruz Alta, era conhecido como Risadinha, e atuava como centromédio. Jogou no clube de sua cidade natal de 1920 a 1927. Foi convocado para a seleção gaúcha em 1927, chamando a atenção dos clubes da capital. Em 1928 o Porto Alegre pretendia montar um grande time e chegou a sonhar com Araken, craque do Santos. O atacante paulista não veio, mas o Porto Alegre contratou, entre outros, o goleiro Eurico Lara e Risada. Pelo clube alvi-verde Risada enfrentou o Internacional em 9 de setembro de 1928, em dia terrível para os colorados: vitória do Porto Alegre por 5x0.

Risada era um jogador polivalente, que sabia sair jogando com categoria de sua grande área. E o Internacional decidiu contar com ele para 1929. Sua estreia ocorreu em 28 de abril de 1929, em um amistoso nos Taquarais, em Novo Hamburgo. O Colorado empatou em 5x5 com o Novo Hamburgo. Em sua primeira partida atuou como lateral direito, mas no jogo seguinte já estava na zaga. Em 11 de agosto marcou seu primeiro gol, cobrando pênalti, contra o Bancário. Era uma partida do campeonato municipal e o Colorado venceu por 4x2. O Internacional disputava o título contra seu tradicional adversário e contra o Americano, campeão da cidade em 1929. No dia 10 de novembro ocorreu o Gre-Nal do 2º turno, na Baixada. O Grêmio vencia por 1x0 quando Nenê cobrou escanteio e Risada cabeceou para as redes, empatando a partida. Depois, em um gol irregular o Grêmio venceria a partida por 2x1, dando o bicampeonato ao Americano. Na última rodada o Internacional bateria o campeão por 6x4, mas não tinha mais chances de conquistar a taça.

Em 1930 o campeonato municipal sequer chegou ao fim, pois suas últimas rodadas não foram realizadas, devido à revolução que levou Getúlio Vargas ao poder. Muitos atletas pertenciam à Brigada Militar ou ao exército e foram mobilizados. O último jogo do clube no ano ocorreu em 14 de setembro, o Gre-Nal do 2º turno que terminou empatado em 1x1.

A temporada de 1931 começou com um grande jogo, a inauguração do estádio dos Eucaliptos, em 15 de março. O Internacional venceu o Grêmio por 3x0 e Risada estava em campo. No campeonato, o Internacional começou bem, e Risada marcou um gol importante no dia 10 de maio. O Colorado enfrentava o Bancário e saiu na frente, abrindo 2x0, mas o adversário reagiu e empatou. Quando parecia que o jogo ia complicar, mais uma vez em cobrança de escanteio Risada marcou. O Colorado ainda faria mais dois gols no jogo. O 1º turno colorado foi arrasador. Das 8 partidas, venceu 7 (incluindo o Gre-Nal) e empatou com o Cruzeiro. No 2º turno o clube venceu as duas primeiras partidas, mas perdeu o clássico, por 2x1. O Internacional se recuperou batendo o Ruy Barbosa e foi enfrentar o Força e Luz, em jogo considerado fácil. O time entrou em campo desconcentrado e sofreu uma virada. Depois do jogo estar 3x2 para o Força e Luz, o Internacional teve um gol anulado e um pênalti não marcado. Após a não marcação do pênalti o time colorado abandonou o campo. No dia seguinte a direção colorada, descontente com a arbitragem, anunciou que não disputaria os jogos restantes (Bancário, Americano e Cruzeiro), abandonando o campeonato.

Em 1932 novamente o Internacional começou bem o campeonato, com Risada atuando de centromédio e a zaga formada por Álvaro e Miro. No 1º turno o Internacional venceu 4 das 5 partidas, mas perdeu o clássico, situação que se repetiu no 2º turno. Risada, depois do campeonato, ainda excursionou com o Internacional ao Paraná.

Em 1933, com Risada de volta à zaga, o tropeço ocorre logo na estreia do campeonato, derrota de 5x3 para o Grêmio. A seguir o time vence as outras 4 partidas. Na estreia do 2º turno, novamente Gre-Nal. Em 25 minutos o Grêmio abriu uma vantagem de 3x0. Ainda no 1º tempo, Risada começou a reação, marcando um gol de falta. Venenoso diminuiu mais ainda o prejuízo, um minuto depois. Ainda no 1º tempo, Venenoso empatou o jogo, mas o juiz anulou o gol. No 2º tempo foi um massacre colorado, mas nada de gol. Faltando dois minutos para o fim da partida, o juiz marcou pênalti para o Colorado. Risada cobrou fortte, à meia altura, mas Lara defendeu. Depois o Internacional ainda perderia para o Cruzeiro, vencendo os demais jogos.

Em 1934 o Internacional começou vencendo as duas primeiras partidas do campeonato, contra Porto Alegre (5x0) e Americano (3x0). Mas tropeçou contra o Cruzeiro, perdendo por 1x0. Parecia a repetição de anos anteriores. O Colorado se recuperou contra o Força e Luz (4x1), mas essa partida foi a despedida do companheiro de zaga de Risada, Wanderlino, que se transferiu para o Flamengo. O centromédio Poroto passou a jogar na zaga, e o time bateu o São José (2x1). Para fechar o turno, o adversário foi o Grêmio, nos Eucaliptos. Aos 15', pênalti para o Internacional. Darcy Encarnação cobrou e Lara defendeu, mas o juiz anulou a cobrança por invasão. Risada se apresentou para cobrar e marcou, mas novamente o juiz anulou por invasão. Na 3ª cobrança, Risada marcou e valeu, abrindo caminho para a vitória em um jogo duro, que terminou 4x3. No returno, o Colorado foi atropelando os adversários (5x0 Porto Alegre, 2x0 Americano, 4x2 Cruzeiro), até empatar com o Força e Luz (2x2). Contra o São José Darcy Encarnação ficou fora do time, Poroto foi para o meio e entrou na zaga o jovem Natal, que nos anos seguintes ficaria conhecido como o "Domingos da Guia do Sul". O Internacional venceu por 1x0. E no Gre-Nal, novamente Risada tendo a companhia de Poroto, vitória por 2x1 e o título municipal. A seguir, Risada disputou as duas partidas do campeonato estadual, mais duas vitória coloradas e novo título.
https://1909emcores.blogspot.com/

Em 1935, no 1º turno, o Internacional venceu 4 partidas e empatou duas (Força e Luz e Grêmio). Poroto foi o companheiro de zaga de Risada nas duas primeiras partidas, ma se transferiu para o Vasco da Gama. Natal assumiu a vaga, jogando todas as demais partidas. No returno, com vitórias sobre Porto Alegre (8x0), Força e Luz (2x1) e Americano (7x2), o Colorado encaminhava o bicampeonato. Mas aí veio o tropeço contra o Cruzeiro (0x1). O time bateu o São José (3x0) e chegou no Gre-Nal jogando pelo empate. O Internacional dominou a partida, mas dois contra-ataques, aos 37' e 39' do 2º tempo, liquidaram o jogo a favor do Grêmio.

Em 1936 o Internacional se reforçou com vários jogadores: Castillo, Alpheu, Sylvio Pirillo e Tom Mix. Alpheu passou a formar a zaga ao lado de Natal, e Risada voltou a atuar de centromédio. No campeonato, o time amassou os adversários no primeiro turno (3x0 Cruzeiro, 4x1 Americano, 3x2 Grêmio, 3x0 São José, 1x0 Força e Luz e 6x1 Porto Alegre). No Gre-Nal, o primeiro gol foi de Risada. Tom Mix cobrou escanteio e ele cabeceou para as redes. O campeonato foi disputado pela Fórmula Fraga (o primeiro no Rio Grande do Sul), onde os campeões de turno se enfrentam na final. Mas essa decisão não ocorreu, pois o Colorado venceu o 2º turno, com 100% de aproveitamento: 3x0 Cruzeiro, 5x3 Americano, 2x0 Grêmio, 3x1 São José e 6x2 Força e Luz. Mais um título conquistado por Risada.
https://1909emcores.blogspot.com/

A temporada de 1937 começou com a decisão do campeonato gaúcho de 1936, quando o Colorado de Risada foi derrotado pelo Rio Grande. O campeonato municipal, mal começado, foi cancelado, com a divisão entre amadores e profissionais. No primeiro campeonato profissional o Internacional começou batendo o Força e Luz (5x2), mas a seguir perdeu para Cruzeiro, São José e Grêmio. O Zequinha, para surpresa de todos, conquistou o turno. No returno, novamente o Colorado venceu o Força e Luz e perdeu para os demais. O Grêmio venceu o 2º turno e em uma final polêmica conquistou o título. Risada jogou na zaga, ao lado de Berto. No meio do campeonato o Internacional fez uma excursão ao Rio de Janeiro.

Em 1938, novamente o Colorado não foi bem no campeonato municipal, vencendo 4 partidas e perdendo outras 4. Mas disputando troféus contra outros clubes da cidade, o Internacional levou vantagem. Em melhor de duas partidas, o Colorado conquistou o Troféu Sociedade Engenho Riograndense, contra o São José, a Taça Oscar Fontoura, contra o Cruzeiro, e a Taça Martel, contra o Grêmio.

Em 1939 ocorreu a unificação das duas ligas da cidade, que somando os filiados somavam dez clubes. Para definir quem formaria a 1ª divisão e a 2ª divisão, foi disputado o Torneio Relâmpago, em turno único, que classificaria os cinco melhores para a Série A. O Internacional conquistou o título, novamente com Risada de capitão. No campeonato municipal, apesar de ter aplicado um sonoro 6x1 no Grêmio, o Colorado deixou escapar a taça.
https://1909emcores.blogspot.com/

O campeonato municipal de 1940 tinha uma novidade, seria disputado em três turnos. O Internacional estreou empatando em 4x4 com o Cruzeiro, mas depois venceu Grêmio (3x2), Força e Luz (7x1) e São José (5x2). No 2º turno a campanha não foi boa, com empates com Cruzeiro e São José e derrota para o Grêmio. Mas no 3º turno o Internacional venceu Cruzeiro (5x1), Grêmio (4x3) e Força e Luz (5x1). Nessa última partida conquistou o título, com uma rodada de antecipação. No campeonato gaúcho Risada lesionou-se na 1ª partida da final, contra o Bagé, e não jogou a 2ª partida. 
https://1909emcores.blogspot.com/

Risada, em 12 temporadas nunca havia sido reserva e raras vezes deixou de atuar. Da sua estreia até o final de 1940 o Internacional havia disputado 259 partidas, e Risada esteve presente em 246. Começou todas as partidas como titular, sendo substituído apenas três vezes. Mas a temporada de 1941 seria diferente. Risada disputaria apenas 9 partidas, sendo 7 delas amistosas. A 10ª partida da temporada ocorreria apenas em 11 de janeiro de 1942. Na Timbaúva o Internacional empatou em 1x1 com o Grêmio e sagrou-se campeão municipal. Foi a última partida de Risada pelo Internacional, que encerrou sua carreira.

Risada continuaria ligado ao futebol, trabalhando como árbitro, agora conhecido como Guilherme Schroeder. O antigo capitão colorado faleceu em Porto Alegre, em 22 de maio de 1972.

Seus números pelo Internacional:
256 partidas
161 vitórias
34 empates
61 derrotas
20 gols marcados
Títulos:
campeão gaúcho em 1934 e 1940
campeão municipal em 1934, 1936, 1940 e 1941
campeão do Torneio Relâmpago em 1939

Suas vítimas:
Grêmio - 5 gols
São José - 3 gols
Cruzeiro, Americano, Bancário, Porto Alegre e Novo Hamburgo - 2 gols
Taquarense e Combinado Athlético/Britânia PR - 1 gol

Foram 7 gols de falta e 3 de pênalti. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário